Os figos são uma fruta deliciosa com um sabor altamente caraterístico. Foram uma das primeiras plantas cultivadas pelos seres humanos. No entanto, são bem mais do que isso, principalmente no que aos aspectos nutricionais e de saúde diz respeito. Fique a conhecer 5 benefícios do figo.
1. Ajudam a controlar o peso
Os figos são uma ótima fonte de fibra, pesquisas descobriram que estes frutos podem ajudar no controlo do peso, pois os alimentos ricos em fibras têm um impacto positivo a este nível. As fibras constituem, de facto, uma parte essencial da nossa dieta diária.
A fibra não é apenas boa para o nosso sistema digestivo, mas também tem sido associada à redução do risco de cancro e diabetes tipo 2. Os especialistas em saúde dirão que os alimentos com alto teor de fibras nos fazem sentir saciados por muito tempo, por isso eles encaixam-se mais facilmente nas estratégias de perda de peso.
De acordo com estudos científicos, uma dieta rica em fibras pode ajudar a eliminar os quilos extra. Contudo, como os figos secos também são ricos em calorias, devem consumir-se em pequenas quantidades.
Por outro lado, práticas antigas também consideram os figos secos uma boa fonte para ganhar peso de forma saudável.
2. Promovem a saúde reprodutiva
Na antiga Grécia os figos eram considerados uma fruta sagrada e um afrodisíaco natural. Simbolizavam fertilidade e amor. Também na Índia antiga, os figos eram combinados com leite e degustados dessa forma.
São frutos carregados com minerais como zinco, manganês, magnésio e ferro, que contribuem para a melhoraria da saúde reprodutiva.
Outra componente interessante tem a ver com o facto dos figos secos serem uma grande fonte de antioxidantes e fibras. Por esse motivo, acredita-se que ajudam na proteção contra o cancro da mama, na pós-menopausa, e ainda a corrigir eventuais desequilíbrios hormonais.
3. Regulam o açúcar no sangue
Um estudo datado de 1998 em 10 pessoas com diabetes tipo 1 levou à descoberta de que tomar chá de folha de figo pode diminuir as necessidades de insulina.
Para além deste facto, um estudo mais recente descobriu que as bebidas que contém altas doses de extrato de figo apresentam um índice glicémico mais baixo do que as bebidas sem extrato de figo. Isto leva a pensar que essas bebidas teriam um efeito mais favorável nos níveis de açúcar no sangue.
Contudo deve ressalvar-se que os figos secos são ricos em açúcar e que podem aumentar os níveis deste componente no sangue a curto prazo. Portanto, a ingestão de figos secos deve ser limitada para pessoas que tenham elevados níveis de açúcar no sangue.
4. Fonte de potássio e de magnésio
O potássio é um mineral importante para a saúde cardíaca e para o controlo da pressão arterial. São vários os alimentos que normalmente se ouve como estando associados a elevados teores de potássio, podendo destacar-se as bananas. No entanto, os figos podem ser uma alternativa, pois apresentam valores de potássio interessantes.
Os figos são ainda uma boa fonte de magnésio, e esses benefícios permanecem mesmo quando estes frutos são colocados a secar. Uma porção de figos tem cerca de 8 a 12 por cento da dose diária recomendada de magnésio.
5. Contribuem para a saúde ocular e para a saúde dos ossos
Os figos contêm cálcio e o já referido magnésio, que são dois minerais importantes na manutenção dos ossos saudáveis e fortes. Contém ainda estrôncio, que contribui para a saúde óssea. Curiosamente uma forma patenteada de estrôncio é usada para tratar a osteoporose na pós-menopausa.