Provavelmente não é o chá mais famoso, mas o chá de urtiga tem alguns benefícios potenciais para a saúde muito interessantes. Normalmente é feito de folhas e caules da planta de urtiga e, entre outros aspetos é usado como um remédio natural para uma série de doenças. Fique a conhecer 5 benefícios do chá de urtiga.
1. Trata dores musculares e articulares
As suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas tornam as urtigas desde à séculos como um ótimo recurso para tratar articulações e músculos doridos e rígidos.
De acordo com vários estudos científicos, a urtiga pode ajudar a aliviar os sintomas de osteoartrite e dores nas articulações, geralmente no caso de mãos, joelhos, quadris e coluna. Trabalhos de investigação comprovaram também que as urtigas podem funcionar por combinação com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.
Uma dieta anti-inflamatória também pode reduzir a dor e manter a inflamação sob controlo. Para estas situações é fundamental seguir uma dieta que tenha alimentos adequados a este princípio.
2. Acalma alergias
No seu estado normal, as urtigas estimulam reações alérgicas quando os seus pelos mais finos tocam a pele.
Contudo, quando preparadas como chá, as urtigas podem ajudar a aliviar as alergias. Inclusivamente existem estudos científicos que sugerem que as urtigas podem ajudar a aliviar os sintomas da febre do feno.
A urtiga constitui-se portanto como um remédio naturais, que pode ajudar a aliviar sintomas de alergia, reduzindo a dependência de medicamentos.
3. Fortalece os ossos
Os produtos derivados da urtiga fornecem cálcio, magnésio e ferro e fortalecem os ossos, de acordo com estudos nutricionais publicados em revistas científicas.
A planta também contém vitamina D e K, que ajuda os ossos a usar o cálcio preservando e contribuindo para a manutenção da densidade óssea. O magnésio é armazenado nos ossos, oferece suporte à resistência óssea e auxilia na absorção do cálcio.
O baixo nível de alguns destes componentes, no magnésio está relacionado à osteoporose, uma condição crónica associada a ossos frágeis. Outros minerais, nomeadamente o ferro, também estão associados a uma deficiência relacionada com a perda óssea.
4. Regula a digestão
A inflamação excessiva pode interferir na digestão saudável e promover o crescimento de bactérias nocivas no trato gastrointestinal.
O consumo regular de chá de urtiga, e em particular o seu pode anti-inflamatório, pode ajudar na regulação da digestão e na redução daa obstipação, diarreia e dores de estômago.
Ao manter o intestino equilíbrio a nível da sua flora intestinal contribui-se para a proteção contra um espectro muito mais amplo de doenças. A urtiga é um componente muito interessante para esta finalidade.
5. Acalma irritações na pele
A urtiga tem propriedades anti-histamínicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e analgésicas que a tornam útil para o tratamento de irritações cutâneas como eczema e acne. De modo geral, admite-se que reduz a vermelhidão e o inchaço, para além de aliviar a comichão e acelerar a cicatrização.
Esses benefícios são obtidos pela ingestão do chá ou aplicação tópica do líquido na pele. Contudo, para evitar possíveis reações adversas, não aplique sem ter a certeza de que não irão ocorrer manifestações secundárias.