A Lúcia Lima é uma erva incrível e frequentemente subestimada. Contudo, apresenta consideráveis benefícios terapêuticos e de saúde. Tem ainda a vantagem de ser um excelente aromatizante, sendo o seu uso típico associado ao aproveitamento do chá. Fique a conhecer 5 benefícios do chá de Lúcia lima.
A Lúcia lima tem sido usada desde há muitos séculos. A sua importância reside em particular no tratamento de constipações, febre, ansiedade, indigestão e mesmo de insónias.
A infusão serve também para estimular o sistema imunológico e é uma ajuda natural para a perda de peso. Leia as informações seguintes e fique motivado a tomar o chá.
1. Auxilia o emagrecimento
Um chá sem açúcar é geralmente benéfico para quem tem como objectivo a perda de peso.
O chá de Lúcia lima é particularmente adequado para este efeito. Está demonstrado que o chá diminui o apetite, ajudando a conter a fome. Portanto, ingerir chá de Lúcia lima entre as refeições pode ajudar a manter a dieta e atingir objetivos de perda de peso.
As vantagens do chá passam ainda por promover a queima de gordura, o estímulo da quebra de celulite e a regulação do metabolismo.
2. Reduz o stress
O chá de Lúcia Lima dá origem a uma infusão calmante e relaxante. Uma chávena de chá saboreada com a cama devida alivia a tensão e ajuda a reduzir o stress.
Contudo, os componentes da Lúcia lima dão um impulso extra, pois têm um efeito calmante no sistema nervoso e ajudam a aliviar a tensão muscular. Essas propriedades calmantes e de controlo da tensão auxiliam na redução dos nervos e da ansiedade.
3. Favorece a qualidade do sono
É usual o aproveitamento da Lúcia lima para conseguir um efeito calmante auxiliador da minimização de distúrbios do sono.
As mesmas propriedades que ajudam a reduzir a tensão e o stress podem acalmar o corpo e a mente e ajudar a uma boa noite de sono.
A Lúcia lima é rica em melatonina, uma hormona que aumenta à medida que a noite se aproxima. A sua produção é estimulada pela escuridão e produz uma sensação de sonolência. Tomar chá de Lúcia lima com limão é uma maneira natural de ajudar a aumentar a quantidade de melatonina no organismo.
Para um sono retemperador, a Lúcia lima, nomeadamente a sua riqueza em melatonina, aliada à falta de cafeína, tornam o chá ideal para a noite. Ajuda a relaxar o corpo e a acalmar a mente para uma boa noite de sono.
4. Promove a digestão
Em muitas culturas, o chá de Lúcia Lima é historicamente usado para promover a digestão. Semelhante a outras ervas conhecidas pelo benefício das suas propriedades digestivas, a Lúcia lima pode acalmar o sistema digestivo. Esta situação pode reflectir-se numa acalmia ao nível do trato gastrointestinal.
Ao fazer isso, pode ajudar a reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável, indigestão, cólicas ou distensão abdominal, entre outros. Estes aspectos permitem que o trato digestivo funcione conforme o esperado.
5. Combate a Febre
Está comprovado cientificamente que a Lúcia lima contém substâncias biologicamente ativas com propriedades antipiréticas, ou seja, substâncias que reduzem a febre.
Assim, em algumas culturas a Lúcia lima tem uma longa história enquanto erva confiável para reduzir a febre. A capacidade da Lúcia lima para reduzir a febre, juntamente com as suas propriedades restauradoras e antioxidantes, tornam-na um excelente chá para combater naturalmente as altas temperaturas.