A camomila oferece muitos benefícios surpreendentes para a saúde. Podemos referir efeitos relativos a um sono retemperador, passando por uma digestão eficaz e até melhorias sobre situações de ansiedade, que esta planta ajuda a melhorar. Fique a conhecer 5 benefícios do chá de camomila.
1. Combate a ansiedade
A camomila pode ser útil para quem luta contra a ansiedade ou para quem apresenta níveis de stress acima do normal. Embora sejam necessárias mais pesquisas, está documentado que consumir chá de camomila reduz os sintomas moderados a graves do transtorno de ansiedade generalizada.
Embora ainda sejam limitados, alguns dados científicos demonstraram que o uso de camomila tem efeitos no curto prazo. Deve salientar-se que a camomila pode não funcionar da mesma forma em todas as situações. Assim, é sempre melhor consultar e seguir as indicações do médico antes de iniciar qualquer tipo de controlo da ansiedade.
2. Beneficia as pessoas com diabetes
Para quem tem problemas com a regulação da quantidade de açúcar presente no sangue, algumas pesquisas descobriram que beber chá de camomila regularmente pode ajudar.
Estudos publicados em revistas científicas de referência comprovam que pessoas com diabetes tipo 2 apresentam melhorias a nível do índice glicémico se beberem regularmente este chá. É de referir que os valores associados ao mau colesterol são igualmente mais regulados com este consumo.
3. Favorece a pele
Como a camomila é útil para reduzir o stress e encorajar o sono, estes dois factores podem contribuir para a melhoria da saúde e aspeto da pele.
Logo, beber chá de camomila pode indiretamente fornecer um benefício múltiplo, e auxiliar a rotina com os cuidados de pele.
Contudo, é afirmado por especialistas que são obtidos melhores resultados se o extrato for aplicado topicamente.
Muito interessante é igualmente o facto de um estudo da década 80 ter descoberto que a aplicação de extrato de camomila pode ajudar a curar feridas na pele. Efetivamente, a erva tem sido tradicionalmente usada para tratar irritações na pele, hematomas, queimaduras e doenças como eczema. É de facto comum ver a camomila como ingrediente incorporado em produtos destinados a cuidar da pele e, inclusivamente, a ajudar no alívio ou irritação da mesma.
4. Pode melhorar a saúde do cabelo
Qualquer noção de que a camomila pode melhorar a qualidade do seu cabelo carece de fundamento e experimentação. O que não é difícil, pois são vários os produtos destinados ao cuidado capilar que a incorporam.
Contudo, dadas as suas propriedades refrescantes e associadas a caraterísticas que ajudam a melhorar processos inflamatórios, a camomila pode, de facto, favorecer os cuidados com o cabelo.
Efetivamente, a utilização de produtos à base de camomila podem deixar o cabelo cabelo favorecido, destacando-se o alívio de condições de couro cabeludo seco e inflamado, como caspa ou irritação.
5. Tratamento e prevenção do cancro
Alguns estudos sugerem que o chá de camomila pode ter como alvo as células cancerosas ou até mesmo impedir que essas células se desenvolvam.
Contudo, as pesquisa até agora não são conclusivas e os cientistas dizem que é necessário mais trabalho para provar este potencial da camomila. Vale acrescentar que a maioria das pesquisas são realizadas em animais e não em seres humanos, mas é também conveniente referir que os antioxidantes do chá dão esperança a esta situação.