Início Sociedade 5 coisas em que Portugal é melhor do que os outros países

5 coisas em que Portugal é melhor do que os outros países

Apesar de todas as dificuldades pelas quais passa o nosso país, vale sempre a pena ver o lado positivo das coisas. Em Portugal, mesmo em crise, há pessoas e empresas a inovar em áreas nas quais Portugal revela excelência.

1

Os portugueses são um povo fatalista por natureza. O fado está dentro de nós e a tendência para desvalorizar o que temos de bom sobrepõe-se muitas vezes à vontade de reconhecer que também fazemos coisas muito boas. Portugal é um país repleto de talento e criatividade e, ao longo da nossa história, já mostrámos por mais do que uma vez que somos capazes de fazer tão bem ou melhor do que os outros.

Portugal está repleto de talento, de idosos com sabedoria e de jovens com inovação. Somos um país que sabe conquistar pequenas grandes vitórias nas adversidades e com os poucos recursos que temos disponíveis.

Por isso mesmo, porque temos muitas coisas boas, algumas melhores do que os outros países, é importante relembrar aos portugueses tudo aquilo que eles fazem de bom. Pela auto-estima de todos nós…

 

1. Energias renováveis

Portugal é hoje um dos países do mundo que mais aposta nas energias renováveis. Durante vários meses do ano, com condições meteorológicas favoráveis, os portugueses chegam a consumir 100% da sua energia com origem em fontes renováveis.

 

2. Cortiça

Cortiça
Cortiça

A enorme mancha de sobreiros que se estende pelo Alentejo contribui para que Portugal seja o maior produtor mundial deste tipo de material, que revela cada vez mais utilidades, desde a ser usado em peças de moda e design ou até nos vaivém da NASA.

 

3. Hospitalidade

Somos um país que sabe receber. Fruto de séculos de abertura ao mundo, o povo português revela uma enorme tendência para saber receber bem, tendo o nosso país recebido inúmeros prémios e reconhecimentos na área do turismo relativamente à hospitalidade.

 

4. Variedade cultural e de paisagens

Fado
Fado

Somos o país do mundo com maior variedade de paisagens em tão pouco espaço. Percorrendo poucos Quilómetros, é possível passar por montanhas, vales, aldeias de xisto, aldeias de granito, aldeias caiadas, etc… Temos ainda dois dos arquipélagos mais bonitos do mundo: Açores e Madeira.

Além disso, existe ainda a enorme variedade cultural. Basta olhar, por exemplo, para o caso da música: num curto espaço e começando pelo norte, podemos passar do malhão do Minho, das gaitas transmontanas, do fado de Coimbra e Lisboa e do Cante Alentejano.

 

5. As pessoas

Somos simples, humildes, gratos, valentes, corajosos. Corremos o mundo, espalhámos a nossa língua e cultura, abraçámos outros povos e com eles soubemos conviver em harmonia. Somos o país mais antigo da Europa e um dos mais antigos do Mundo, o que faz com que haja uma coesão cultural e social rara de se ver nos outros países.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here