Início Gastronomia 5 alimentos que ajudam a diminuir o stress

5 alimentos que ajudam a diminuir o stress

É possível diminuir o stress de forma agradável com a ajuda da alimentação e de uma dieta saudável. Descubra 5 alimentos para combater a ansiedade.

1208
0
stress
Chocolate preto

O ritmo diário é muitas vezes alucinante e portanto o stress é algo inevitável. Contudo, sabe-se que um estilo de vida mais saudável e uma dieta equilibrada podem ajudar no bem estar. Sabe-se inclusivamente, por estudo comprovados, que a alimentação pode ajudar a controlar e diminuir o stress.

Nesse sentido, aqui ficam 5 alimentos com propriedades interessantes para um equilíbrio nutricional que diminua os níveis de stress e ansiedade.

 

1. Abacate

Abacate
Abacate

É um fruto de enorme riqueza nutricional, sendo de destacar os ácidos gordos, minerais como magnésio, cobre e potássio, fibras vegetais, vitaminas do complexo B e lipossolúveis como E e K e ainda outros nutrientes que podem funcionar como antioxidantes. Contudo, destaca-se o beta-sitosterol, que é um auxiliar enquanto elemento que modera os mecanismos envolvidos no aparecimento do stress e do apetite.

Deste modo, ficam claramente comprovadas duas situações: primeiro que o abacate é erradamente associado ao aumento de peso, já que fomenta a sensação de saciedade; segundo, que diminuindo a produção de cortisol ajuda a controlar os índices de stress e ansiedade.

 

2. Laranja

dieta saudável
Laranja

É um fruto famoso pela sua quantidade de vitamina C, embora existam outros frutos onde a quantidade deste nutriente é igualmente muito elevada. Ainda assim, esta é uma propriedade extremamente interessante, pois esta vitamina auxilia o funcionamento do sistema nervoso.

É ainda muito interessante a nível da energia que garante e pelo ácido cítrico e ácido fólico que contém, bem como pela riqueza em vários oligoelementos.

Todos estes componentes fazem desta fruta uma excelente alternativa para o combate ao stress e para a prevenção da fadiga.

Uma curiosidade interessante relativamente à laranja reside no facto de existir um estudo que refere que cheirar citrinos é uma arma poderosa para combater o stress.

 

3. Castanha do Pará

Castanha do Pará
Castanha do Pará

É um fruto rico em selénio. Este nutriente melhora o humor e reduz a inflamação. É importante estabelecer a relação entre os níveis de inflamação e sintomas como a dor aliada ao stress, ansiedade e mesmo depressão. Assim sendo, o consumo de selénio pode ajudar a despoletar o mecanismo que ajuda à diluição destes sintomas.

Possui ainda propriedades antioxidantes, benéficas para o tratamento da ansiedade. Um nutriente associado aos antioxidantes encontrado nas castanhas é a vitamina E. Este, segundo pesquisas, está associado a sintomas depressivos quando existe em baixa quantidade.

 

4. Chocolate preto

Chocolate preto
Chocolate preto

O chocolate preto leva à diminuição dos níveis de cortisol. Assim, ajuda a controlar os índices de ansiedade e de stress, pois funciona como um calmante natural capaz de promover bem-estar e tranquilidade.

Está ainda referenciado como alimento que melhora o humor. Os componentes responsáveis por esta sensação são os flavonoides, antioxidantes que estimulam a produção de serotonina. Serotonina essa que é conhecida como “hormona da felicidade”.

 

5. Sementes de abóbora

Sementes de abóbora
Sementes de abóbora

São alimentos muito interessantes para comer como snacks, em saladas, ou mesmo para decorar determinados pratos. Não estando ainda muito difundidas, são um potencial aliado no combate a várias patologias. No caso do stress, destaca-se que aumentam o bem-estar por apresentarem consideráveis quantidades de magnésio e triptofano. Estes elementos atuam a nível cerebral combatendo o stress e estimulando a memória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here