Início Viagens 5 actividades turísticas fora do vulgar em Portugal

5 actividades turísticas fora do vulgar em Portugal

Procura algo diferente para as suas férias em Portugal. Conheça 5 actividades turísticas fora do vulgar em Portugal, de norte a sul e ilhas.

0
Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva

 

Se é adepto de turismo diferente e fora do vulgar, então este artigo é para si. Há por todo o território nacional uma cada vez maior variedade de oferta turística cada vez mais diferenciada e adaptada aos que procuram um turismo diferente das massas. Podem ser simples caminhadas ou turismo de aventura, podem ser visitas a locais pouco usuais como o interior de um vulcão ou uma gruta marinha. Existem ainda inúmeras possibilidades de visitar edifícios e aldeias abandonadas e, por estranho que possa parecer, está na moda visitar cemitérios. Há gostos para tudo… Aceita as nossas sugestões?

 

1. Passadiços do Paiva (Arouca)

Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva

Pode dizer-se que são a grande atracção deste Verão: os Passadiços do Paiva são o destino de quem gosta de caminhar e desfrutar da natureza. Ficam na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, e abriram ao público em Junho de 2015.

Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva

São 8,7 km de passeio, entre Areinho e Espiunca, passando por bosques, escarpas, praias fluviais (Areinho, Espiunca, e pelo meio, a praia do Vau) e, pelo meio, com aprendizagem de biologia, geologia e arqueologia. O percurso é feito em passagens de madeira mas também com alguns troços em terra batida. Tudo grátis e disponível o ano inteiro.

 

2. Algar de Benagil (Lagoa)

Algar de Benagil
Algar de Benagil

O Algar de Benagil é uma formação geológica incrível, esta gruta marinha fica em Benagil no conselho de Lagoa – Algarve – Portugal e é acessível apenas por mar. Esta é uma gruta impressionante com a particularidade te ter um buraco no topo e oculta uma praia no seu interior, é também conhecida por “Catedral”.

Algar de Benagil
Algar de Benagil

Este recanto da natureza quase primitiva, encontra-se protegido por uma alta falésia, podendo ainda ser encontradas as mais belas grutas da costa portuguesa. É procurada pela alta qualidade e transparência das suas águas, bem como pela sua riqueza e biodiversidade marinha. Mas não é a única gruta importante na costa algarvia, assim como esta existem outras grutas marinhas que podem ser visitadas de barco.

 

3. Algar do Carvão (Açores)

Algar do Carvão
Algar do Carvão

O fenómeno vulcânico do Algar do Carvão situa-se no coração da maravilhosa Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, no interior da Caldeira Guilherme Moniz. O Algar do Carvão situa-se no interior de um vulcão adormecido, constituído por um cone vulcânico com cerca de 90 metros de altura, contendo no seu interior também uma lindíssima lagoa de águas cristalinas e tranquilas a cerca de 100 metros de profundidade.

Algar do Carvão
Algar do Carvão

É sem dúvida a cavidade vulcânica mais conhecida nos Açores tendo-se tornado na primeira com condições de recepção a visitantes, nomeadamente com uma entrada artificial desenvolvida para esse fim (túnel), electrificação permanente, horário e calendário anual de aberturas ao público. Após o término do caminho e do túnel, procedeu-se à respectiva inauguração, a 1 de Dezembro de 1968, data da primeira abertura ao público. Era então o algar procurado e visitado pela população destas ilhas e alguns turistas que por cá passavam, iluminados por focos de mão, de testa e candeeiros a gás. Em 1987 conseguiu-se terminar a montagem de um primeiro sistema de iluminação fixa no interior, alimentado por um gerador. Com o decorrer do tempo, foi construída uma casa-apoio para recepção dos visitantes e outra para albergar os grupos geradores e arrumos.

 

4. Portugal dos Pequenitos (Coimbra)

Portugal dos Pequenitos
Portugal dos Pequenitos

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança. Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto, que tem como patrono este ilustre Professor.

Portugal dos Pequenitos
Portugal dos Pequenitos

Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.

 

5. Galerias Romanas de Lisboa

Galerias Romanas de Lisboa
Galerias Romanas de Lisboa

A entrada que dá acesso ao monumento é no mínimo sui generis é para dentro de um alçapão, situado bem no meio da linha do eléctrico, que, como que por magia, cabeça a cabeça vão desaparecendo para o subsolo, onde dois lanços de escadas estreitíssimas dão acesso a um espaço que, visualmente, a uns encanta e a outros desilude – tudo depende das expectativas e do interesse que cada um tem pela história e pela arqueologia.

Galerias Romanas de Lisboa
Galerias Romanas de Lisboa

De supor é que esta estrutura artificial, que hoje continua a suportar os edifícios existentes naquela área, tenha servido de apoio à zona portuária da Lisboa romana, suportando as construções edificadas naquilo a que corresponderia à área industrial da Lisboa Olisipo.

 

Mais artigos

Mais recentes

Os 3 melhores destinos de surf em Portugal

Um país cuja geografia o abençoou com milhares de quilómetros de belas praias banhadas pelo Atlântico, boas gentes, locais pacíficos onde a...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here