Início Viagens 30 locais deslumbrantes em Portugal que deve visitar antes de morrer

30 locais deslumbrantes em Portugal que deve visitar antes de morrer

Por todo o país existem cantos e recantos de encantar. Descubra 30 locais deslumbrantes em Portugal que deve visitar antes de morrer.

316083
3

11. Sortelha (Sabugal)

Sortelha
Sortelha

A aldeia histórica de Sortelha, situada no concelho do Sabugal, foi recentemente considerada uma das mais belas aldeias do mundo. Situada no alto de um monte elevado, a mais de 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, de cariz granítico, Sortelha é uma povoação ornada com penedos e barrocos, onde as casas encostam e assentam.

 

12. Lindoso (Ponte da Barca)

Lindoso
Lindoso

Lindoso é a maior freguesia do concelho de Ponte da Barca, do qual dista 25 km da sede, pertence ao distrito de Viana do Castelo, faz fronteira com Espanha e tem cerca de 1300 habitantes. Inserida no PNPG – Parque Nacional Peneda-Gerês, é uma região de clima rigoroso, frio no Inverno, temperatura amena ou quente no Verão, e chuvas abundantes que atingem uma precipitação média anual superior aos 2200 mm. Povoação típica composta por velhas casas de granito, bem inseridas na paisagem, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a cobertura de colmo.

 

13. Drave (Arouca)

Drave
Drave

Rodeado de altos montes, Drave é um lugar mítico. A visão que do estradão se tem do povoado lá no fundo, é surpreendente. O Solar dos Martins e a capelinha dedicada à Nossa Senhora da Saúde destacam-se do ondular dos montes, uns atrás dos outros, a recortar-se da luz do poente, é sublime. Sublime é também a perspectiva que a seguir se tem do Vale de Paivô.

 

14. Dornes (Ferreira do Zêzere)

Dornes
Dornes

Situada a 10 km a nordeste de Ferreira do Zêzere, numa enseada da albufeira do Castelo do Bode, a vila de Dornes é uma das mais curiosas do centro de Portugal, quer pela sua invulgar localização, pelas vistas e pelo pitoresco do casario, como pelas lendas e tradições que lhe estão associadas.

 

15. Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida
Portinho da Arrábida

É um verdadeiro paraíso à beira-mar plantado. A 14 quilómetros de Setúbal, o Portinho da Arrábida é uma baía magnífica e foi declarada como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Praia e Falésias. A praia é de uma beleza incomparável, com a areia branca e fina e as águas transparentes e luminosas a contrastar com a imponente austeridade da serra da Arrábida.

 

16. Praia da Ursa (Sintra)

Praia da Ursa
Praia da Ursa

A Praia da Ursa localiza-se perto do Cabo da Roca no concelho de Sintra. Dada a proximidade é também a praia mais ocidental da Europa. Foi considerada pelo Guia Michelin uma das praias mais bonitas do mundo. Tida como uma das mais belas do país, o seu acesso é muito difícil e perigoso. Na estrada, próximo do Cabo da Roca, uma placa sinaliza o seu nome – seguindo a pé por um caminho de terra atinge-se um local ermo onde se encontra uma placa com a indicação Praia não vigiada.

 

17. Cascata do Pulo do Lobo

Cascata do Pulo do Lobo
Cascata do Pulo do Lobo

A Cascata do Pulo do Lobo é uma bela e surpreendente cascata existente no Rio Guadiana, situada mais ou menos no local em que este rio entra no concelho de Mértola. O rio, que até aí vinha fluindo pachorrento, por entre as suaves ondulações que moldam a paisagem alentejana, entra subitamente numa zona rochosa e desnivelada.

 

18. Parque Nacional Peneda Gerês

Parque Nacional Peneda Gerês
Parque Nacional Peneda Gerês

O Parque Nacional Peneda Gerês é considerado pela unesco como Reserva Mundial da Biosfera. É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais).

 

19. Parque Terra Nostra (São Miguel)

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Em 2007, foi considerado um dos 12 jardins mais bonitos do Mundo. Criado no seio de uma cratera adormecida, o secular Parque Terra Nostra é um exemplar notável dos jardins clássicos ingleses do séc. XIX e um testemunho de Thomas Hickling na paisagem das lagoas de S. Miguel. Este jardim botânico bicentenário exibe a maior colecção de cycas da Europa e a rara avenida das ginkgo biloba é a sua imagem de marca.

 

20. Vilarinho de Negrões (Montalegre)

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão encontra-se Vilarinho de Negrões, uma das aldeias mais pitorescas de toda a região, pelo seu casario ainda relativamente preservado e, acima de tudo, por se encontrar sobre uma estreita e bela península – um pedacinho de terra poupado à subida das águas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Outro lugar é a serra de s.mamede em portalegre que está pouco explorada com sitios e cascatas maravilhosos e com uma vasta flora. Além disso também a cidade de portalegre é um excelente local para visitar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here