Início Viagens 30 locais deslumbrantes em Portugal que deve visitar antes de morrer

30 locais deslumbrantes em Portugal que deve visitar antes de morrer

Por todo o país existem cantos e recantos de encantar. Descubra 30 locais deslumbrantes em Portugal que deve visitar antes de morrer.

315434
3
visitar antes de morrer
Piódão

 

Visitar Portugal é uma experiência única e nos últimos anos te aparecido cada vez mais oferta turística e atracções para ver e visitar fora de Lisboa e do Porto. Existem, por todo o país, verdadeiras pérolas por descobrir, cantos e recantos de encantar que esperam por si, pelo menos uma vez na vida. São locais desconhecidos pelos turistas estrangeiros e, também, pelos próprios portugueses. Os melhores sítios para visitar em Portugal são estes porque, sejamos honestos, são os mais genuínos, são aqueles onde ainda é possível descobrir o Portugal mais verdadeiro. Descubra 30 locais deslumbrantes em Portugal que deve visitar antes de morrer.

 

1. Vale das Buracas do Casmilo

Vale das Buracas do Casmilo
Vale das Buracas do Casmilo

Nos principais maciços calcários portugueses, o processo de evolução cársica do relevo conduziu à formação de paisagens peculiares cujo valor patrimonial não oferece reservas. É na freguesia do Furadouro, na povoação do Casmilo (enquadrada pelo monte da Senhora do Círculo e pela Serra de Janeanes) que vamos encontrar este vale, um pequeno canhão fluviocársico, cujas vertentes se abrem em concavidades de desenvolvimento horizontal — as designadas buracas.

 

2. Aldeia Típica José Franco (Mafra)

Aldeia Típica José Franco
Aldeia Típica José Franco

É uma das preciosidades de Mafra e foi construída por um único homem. Falamos da Aldeia Típica José Franco. José Franco, o autor da Aldeia Típica José Franco, nasceu em 1920. Os pais eram oleiros de profissão, fabricantes das pequenas cerâmicas que os camponeses da região utilizavam nas suas casas, e que também ele começou a fabricar e a vender à porta da sua pequena olaria e nas festas populares e feiras.

 

3. Pia do Urso (Batalha)

Pia do Urso (Batalha)
Pia do Urso (Batalha)

A Pia do Urso é um espaço que foi reaproveitado, construindo-se um parque temático e sensorial (adaptado a invisuais), acompanhado de um circuito pedestre. Além da paisagem atractiva e da calma envolvente, o parque é composto por diversas estações interactivas e lúdicas.

 

4. Rio de Onor (Bragança)

Rio de Onor
Rio de Onor

Abrangendo uma área considerável, incluída no perímetro do Parque Natural de Montesinho, Rio de Onor partilha o nome com o rio que a atravessa, no sentido norte-sul, tornando-se posteriormente tributário do Sabor. Rio de Onor subsiste ainda como aldeia comunitária.

 

5. Monsanto (Idanha-a-Nova)

melhor país da europa
Monsanto

Ícone turístico da região, a Aldeia Histórica de Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita. Concederam-lhe foral D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel. A parte mais antiga está no ponto mais alto, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem.

 

6. Estorãos (Ponte de Lima)

Estorãos (Ponte de Lima)
Estorãos (Ponte de Lima)

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

 

7. Piódão

Piódão
Piódão

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.

 

8. Óbidos

Óbidos
Óbidos

Óbidos, pela sua excelente localização junto ao mar e como os braços da Lagoa chegavam ao morro, estas terras desde sempre foram habitadas, o que se confirma pela estação do Paleolítico Inferior do Outeiro da Assenta. Aqui se formou um castro Celtibero, voltado a poente. Sabe-se que aqui comerciaram os fenícios, e hoje com mais propriedade que os Romanos aqui se estabeleceram, sendo provável que a torre sul do Facho, tenha tido a sua origem numa torre de atalaia de construção romana, como posto avançada da cidade de Eburobrittium, grande urbe urbana encontrada e em fase de trabalho arqueológico.

 

9. Monsaraz

Monsaraz
Monsaraz

A vila de Monsaraz, ainda hoje envolta pelas suas muralhas medievais, ergue-se sobre urna pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não haja certeza acerca de uma ocupação castreja ou mesmo romana.

 

10. Casal de São Simão

Casal de São Simão

Descubra um Casal com uma só rua. Com uma fonte que continuamente entoa a canção da água. Com uma capela que nos conta lenda de santo. Com uma vereda que nos leva à praia, mesmo ali encaixada nas Fragas de São Simão. Chama-se Casal de São Simão e localiza-se em Figueiró dos Vinhos.

3 COMENTÁRIOS

  1. Outro lugar é a serra de s.mamede em portalegre que está pouco explorada com sitios e cascatas maravilhosos e com uma vasta flora. Além disso também a cidade de portalegre é um excelente local para visitar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here