Início Gastronomia 20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca

20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca

Do peixe à carne, com legumes e acompanhados por um bom azeite e um bom vinho... descubra 20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca.

2

11. Bolo do caco

Bolo do caco
Bolo do caco

A versão tradicional madeirense de pão-de-alho, este pão achatado e circular, é cozido num forno de lenha artesanal e vai certamente fazer-te derreter por dentro se for servido quente e estaladiço. Algumas hamburguerias começaram a utilizar este pão para tornar os seus hambúrgueres mais típicos, uma brilhante ideia que, quando provares, vais desejar ter-te lembrado antes.

 

12. Arroz de Pato

Arroz de Pato
Arroz de Pato

Nada mais, nada menos que um risotto de pato com uma cobertura estaladiça, coberto de fatias de chouriço. Antes de ir ao forno, o pato é cozido até estar tão tenro quanto possível, suave quando chega à boca. Com um copo de vinho tinto, é garantidamente uma experiência do outro mundo.

 

13. Pastel de Belém

melhores doces típicos de Portugal
pastéis de Belém

A receita secreta do pastel de Belém foi originalmente criada por freiras católicas, e esta iguaria pode ser comprada junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Há um debate muito aceso sobre quão diferente é do mais conhecido pastel de nata: para alguns, é praticamente igual, sendo o nome diferente apenas por esta variedade ser vendida na zona de Belém. Para outros, é totalmente diferente, e nem se discute a questão.

Mas acredita, é mesmo diferente. É diferente! Não, mas é mesmo. O melhor é provares mesmo e resolver esta questão de uma vez por todas.

 

14. Torta de Azeitão

Torta de Azeitão
Torta de Azeitão

Em Portugal, sobremesas feitas à base de ovos são muito comuns, com muitas variedades regionais. Uma muito famosa é a torta de Azeitão, uma torta muito coberta de gema de ovo doce e canela, enrolada na perfeição. Estas tortas são uma alegria para quem gosta de doces, e um petisco a não perder se passares por Azeitão.

 

15. Ovos moles de Aveiro

ovos moles
Ovos moles

Se achas que falta alguma coisa na tua vida, tens que experimentar ovos-moles: gema de ovo doce, enrolada em forma de conchas numa bolacha tão fina como uma folha de papel. Ainda que não resolva os teus problemas, vai certamente alegrar o teu dia. Nem o conhecido autor português do século XIX Eça de Queirós o negava, de tal forma que mencionou esta iguaria na sua obra-prima, Os Maias, algo que deixa a cidade de Aveiro (de onde vem a receita original) muito orgulhosa. E com razão, dizemos nós.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here