Início Gastronomia 20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca

20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca

Do peixe à carne, com legumes e acompanhados por um bom azeite e um bom vinho... descubra 20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca.

2

6. Caldeirada de peixe

Caldeirada de peixe
Caldeirada de peixe

O uso de peixe e marisco na culinária portuguesa é no mínimo abundante. Põe tudo o que conseguires agarrar num tacho e o resultado é uma caldeirada, um cozido de peixe com vários tipos de peixe e marisco, coberto de tomates e ervas aromáticas. O jantar ideal após um longo dia de praia.

 

7. Amêijoas à Bulhão Pato

culinária portuguesa
Amêijoas à Bulhão Pato

Faz um favor a ti mesmo: pega numa cerveja bem fresca, senta-te numa esplanada solarenga, e pede uma dose desta deliciosa iguaria. Neste prato de ameijoas não é só o que está dentro das conchas que conta, mas também mergulhar pedaços de pão no molho divinal em que são preparadas, feito à base de azeite, coentros, alho e vinho branco. Perfeito para uma tarde bem passada com amigos.

 

8. Queijo da Serra

melhores queijos de portugal
Queijo da Serra da Estrela

O Queijo da Serra com leite de ovelha, com um sabor intenso e textura cremosa. Incompreensivelmente, é quase desconhecido fora de Portugal. Varia entre suave e amanteigado e mais duro com um sabor mais forte, tornando-o num deleite para amantes de queijo e apreciadores da culinária portuguesa.

 

9. Caldo verde

Caldo verde
Caldo verde

Uma presença frequente nas festas tradicionais portuguesas em honra do santo padroeiro de cada localidade, o caldo verde é uma sopa feita à base de batatas, cebola, couve e rodelas de chouriço. É a comfort food perfeita e pode ser servida como ceia, ou antes de qualquer prato principal.

 

10. Sardinhas assadas

Sardinhas assadas
Sardinhas assadas

Uma fantástica combinação de peixe fresco e sabor fumado da grelha, estas sardinhas assadas em carvão são o prato mais típico de Lisboa. Podem ser encontradas tanto em restaurantes como em banca nas ruas durante as festas de Santo António em Junho. Quer sejam servidas em cima de uma fatia de broa de milho, com uma salada de pimentos assados ou legumes cozidos, não te esqueças de as cobrir com uma generosa quantidade de azeite para desfrutares de toda a experiência desses petiscos portugueses de fazer crescer água na boca!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here