Início Sociedade 20 coisas que já estamos (bastante) fartos de ver no Facebook

20 coisas que já estamos (bastante) fartos de ver no Facebook

0

O Facebook entrou na vida das pessoas de uma forma que, por vezes, pode chegar a ser doentia. Muita gente faz questão de expor a sua vida (e a vida dos seus amigos e familiares) nas redes sociais sem cuidado algum com as consequências, apenas por vaidade ou necessidade de chamar a atenção.

Hoje em dia, são cada vez mais necessários certos cuidados com aquilo que se publica nas redes sociais. Afinal de contas, a exposição exagerada da vida pessoal pode causar problemas no futuro.

Além disso, os casos de dependência emocional do número de “gostos” nas publicações pode gerar problemas como ansiedade, depressão ou isolamento social. Lembre-se: mais vale um amigo real do que 100 amigos virtuais. Descubra algumas das coisas que não deve publicar no Facebook.

 

1. Fotos de comida

caracois2

Parece uma obsessão nacional. Comer pode ser prazer, é verdade, mas será mesmo necessário colocar uma foto no facebook só para dizer que comeu caracóis?

 

2. Vídeos do Paulo Morais

paulomorais

Sim, a corrupção é algo muito grave. E sim… muito provavelmente, a pessoa que partilhou o vídeo do Paulo Morais a denunciar a corrupção vão aproveitar a primeira oportunidade para pedir ao amigo uma cunha para que a sua filha arranje um emprego lá na Câmara Municipal. Um povo corrupto dificilmente conseguirá ter políticos honestos.

 

3. Fotos de bebés

bebe

São motivo de orgulhos para pais, avós, tios, primos, etc… Mas será mesmo necessário expor dessa forma a privacidade dos seus entes queridos?

 

4. Imagens com lições de vida

imagens-para-facebook-frases-e-imagens-lindas-de-amor-para-facebook-22

É a filosofia “pacote de açúcar”, utilizada especialmente por quem faz na realidade precisamente o contrário do que diz a frase partilhada.

 

5. Fotos de gatinhos

gatinho

É um mistério a forma como os gatos inundaram o facebook mas talvez seja um sinal que prova a teoria que eles têm mesmo um plano secreto para dominar o mundo. Os seus donos, ao que parece, acham piada a tudo o que eles fazem, mesmo quando eles raramente fazem alguma coisa.

 

6. Vídeos de cães inteligentes

caezinhos-18032

Não há dúvida que é preciso amar os animais e defendê-los, mas um cão a fazer zapping na TV não significa que todos os cães possuam uma inteligência desmesurada, principalmente quando olhamos para o que temos na nossa casa e percebemos que a única coisa que ele sabe fazer é dar a patinha.

 

7. “Notícias” sensacionalistas

sensacionalista-1

“Você não vai acreditar no que aconteceu a seguir”. É a frase típica para chamar a sua atenção para algo que afinal de contas não era bem assim. O motivo é simples: se você clicar na notícia e entrar no site em questão, o dono do site ganha dinheiro com isso.

 

8. Selfies

selfie1

A sério, já irrita. Mas parece que veio para ficar, especialmente agora que até já inventaram um aparelho chamado selfie stick para poder usar melhor esta “arte” de fotografar.

 

9. Campanhas para denegrir a imagem de alguém

Cavaco-Silva

Há uns meses atrás circulou abundantemente uma publicação onde se afirmava que o presidente Cavaco Silva sofria de Alzheimer. Além de ser um insulto, é também uma enorme falta de respeito para como todos os que sofrem efectivamente desta doença e também para com as suas famílias. E campanhas como esta é o que não falta por aí…

 

10. Fotografias de grávidas com a barriga pintada

barriga

Há modas que pegam e esta pegou bem. Talvez se tenha transformado, no entanto, numa enorme falta de originalidade.

 

11. Fotos de “pernas na praia”

pernas na praia

É a foto obrigatória dos dias de Verão. Ao que parece, há por aí muita gente a fazer questão de dizer a todo o mundo que foi à praia.

 

12. Fotos de unhas

unhas

Cor de rosa, azuis, vermelhas, com estrelas, com brilhantes… as meninas da manicure fazem autênticas obras de arte na parte do corpo humano que usamos para tirar cera dos ouvidos.

 

13. Insultos, insultos e mais insultos

insultos

É o acto mais covarde que existe numa rede social: insultar alguém não dando a cara. Feito por pessoas que, como toda a certeza, não teriam a coragem de o fazer olhando nos olhos de quem insultam.

 

14. Imagens de santos

santos1

A fé é algo que se deve respeitar e cada um tem a sua forma de a viver, mas daí até partilhar 50 imagens de santinhos todos os dias… Talvez fosse mais útil mostrar a sua fé no dia-a-dia, fazendo boas acções e ajudando o próximo, não acha?

 

15. Mulheres com bico de pato

mona

É preciso comentar mesmo?

 

16. Identificar pessoas em fotos onde elas não aparecem

identificar

Já acontece a todos. Ora é uma campanha de descontos numa loja de roupa, um anúncio a um jantar num restaurante ou uma daquelas imagens com frases filosóficas.

 

17. Fotos do café

CAFE (2)

O café é bom quando se bebe quente. Se gastar 10 minutos para captar a foto perfeita para colocar no facebook, provavelmente irá ficar frio, não acha?

 

18. Fotos na esplanada em dia de sol

esplanada6

Deve ser só para meter inveja ao amigo que passou a tarde a trabalhar…

 

19. Lendas urbanas

lendas-urbanas

De vez em quando lá aparecem aquelas imagens fantásticas sobre as mudanças de privacidade no facebook que, para serem evitadas, tem de colocar um aviso no seu perfil a dizer que não aceita ceder os seus dados. Não há pachorra…

 

20. Listas como esta

listas

As 10 mais, as 10 menos, as 20 coisas inacreditáveis, etc, etc, etc, etc… Sim, é um problema e assumimos que utilizamos muitas vezes esta técnica, mas de uma coisa pode ter a certeza: fazemos um esforço enorme para levar até si, todos os dias, material interessante com qualidade. Obrigado por estar desse lado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here