Início Gastronomia 20 alimentos essenciais na sua dieta para emagrecer de forma saudável

20 alimentos essenciais na sua dieta para emagrecer de forma saudável

Uma dieta saudável e equilibrada é essencial para perder peso sem descurar a saúde. Descubra 20 alimentos que ajudam a perder peso de forma saudável.

0
emagrecer de forma saudável
Alimentos

Perder peso pode ser uma questão de estética mas, cada vez mais, é também uma questão de saúde. Obviamente, a melhor forma de o fazer é perder peso de forma saudável, sem cair na tentação de realizar dietas agressivas que, regra geral, conseguem apenas resultados temporários. Para concretizar o desejo de emagrecer de forma saudável é da maior importância a escolha dos alimentos certos.

Nesse sentido, fica uma lista de vinte alimentos que podem ser incluídos na dieta por serem altamente interessantes para uma alimentação equilibrada e que permite cumprir o objetivo de emagrecer. Afinal de contas, mesmo quando pretende perder peso, não se esqueça que o mais importante é manter uma dieta saudável e equilibrada.

1. Chá Verde

A riqueza em antioxidantes do chá verde aumenta claramente a velocidade com que o organismo consegue queimar gorduras e, consequentemente, calorias. O seu consumo diário, de forma regrada, é, assim, aconselhado.

2. Aveia

A ingestão matinal de aveia é muito interessante para que o corpo tenha uma boa dose de energia, garantido ainda uma sensação de saciedade. É um bom alimento para quem procura emagrecer, pois possibilita a ingestão de menor quantidade de calorias ao longo do dia.

3. Folhas verdes

Alimentos como couve, alface e brócolos, bem como algumas outras folhas verdes apresentam uma quantidade de calorias relativamente reduzida. Pelo contrário, fornecem uma grande quantidade de fibras, as quais conferem uma sensação de saciedade. São ainda benéficas para diminuir a retenção de água pelo corpo.

4. Feijão

Apresenta uma dose equilibrada de proteínas e fibras. Possui também poucas calorias e fornece energia de consumo lento. Nesta medida é ótimo a nível de nutrição e igualmente de saciedade.

5. Chocolate negro

O chocolate negro provoca a diminuição do apetite e é uma óptima alternativa enquanto lanche entre refeições. Apresenta ainda uma enorme vantagem por comparação com outros chocolates: a quantidade de açúcar que possui é muito menor.

6. Sopas

São muito interessantes para várias finalidades. No entanto, é necessário cuidado, já que podem ser bastante calóricas. Assim, há que fazer as escolhas certas. Para além de possibilitar a utilização de alimentos nutricionalmente favoráveis ao funcionamento do organismo, a sopa quebra claramente a quantidade de produtos ingeridos durante uma refeição.

7. Maçã

A maçã é uma fruta muito rica em fibras, que fornece uma sensação de saciedade extremamente positiva. Pela sua composição favorece ainda o processo digestivo.

8. Tomate

É um alimento fundamental na dieta pelo seu poder anti-inflamatório. Auxilia a regulação metabólica e hormonal capaz de controlar o apetite. Pode, desse modo, ser excelente no processo de emagrecimento.

9. Banana

A banana promove a sensação de saciedade por ser rica em fibras de digestão lenta. Pode ainda reduzir a quantidade de líquidos acumulados, devido às grandes quantidades de potássio.

10. Alho

O alho atua diminuindo o apetite, pois cria a sensação de saciedade quando é ingerido. Esta sensação leva uma pessoa a comer menos. Para além disso o alho acelera o metabolismo. Este processo é decisivo na queima de calorias, bem como no processo de emagrecimento.

11. Melancia

São interessantes para o processo de emagrecimento. O motivo está no facto de essencialmente serem alimentos antioxidantes e com poucas calorias.

12. Frutos vermelhos

Na mesma linha de outros alimentos, os frutos vermelhos também apresentam baixo nível de calorias e alto nível de fibras. Desse modo são excelentes alimentos para emagrecer. As respectivas propriedades antioxidantes são também muito interessantes para a dieta.

13. Abacate

É rico em potássio, que leva o corpo a regular de modo adequado o balanço de fluídos. É conhecido como “Manteiga do bosque”, o que só por si possibilita entendê-lo como claro elemento que promove a saciedade.

14. Pistacho

É um alimento que apresenta menos calorias e menos gordura do que outros frutos secos. Apresenta elevado conteúdo de proteínas e fibras, fornecendo por isso a clara sensação de saciedade.

15. Iogurte Natural

Consumido sem adição de outros componentes, o iogurte natural apresenta muito poucas calorias. Como tal, é um bom alimento para quem procura emagrecer, ajudando ainda o processo digestivo face ao seu conteúdo.

16. Salmão

É excepcional no que visa o fornecimento de proteína magra. Nessa medida é excelente para quem procura emagrecer. Possui também concentrações excelentes de ácidos gordos ómega 3 e 6.

17. Abacaxi

O sabor doce que apresenta torna-o excelente alternativa para substituir os doces em geral, representando uma diminuição da quantidade de calorias consumidas. Ainda assim essas calorias apresentam um valor significativo, pelo que não deve ser consumido em excesso.

18. Pêra

A pêra é um fruto muito interessante pelo seu efeito diurético. Desse modo, combate a retenção de líquidos. Apresenta ainda um rico conteúdo em fibras, o que favorece a digestão e promove a saciedade.

19. Cogumelos

São ricos em vitaminas e minerais e apresentam baixo valor calórico. Assim, a incorporação de cogumelos na alimentação é de grande valor. Uma outra vantagem é o grande número de pratos onde podem entrar.

20. Peito de Peru

O peito de perú é um alimento muito interessante pelo seu conteúdo proteico. Esta característica favorece a massa muscular que um organismo desenvolve, a qual está aliada à perda de calorias que é capaz de rentabilizar nas suas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here