Início Viagens 16 praias paradisíacas em Portugal (algumas quase secretas)

16 praias paradisíacas em Portugal (algumas quase secretas)

Algumas continuam escondidas dos olhares da multidão, quase secretas e pouco conhecidas. Descubra 16 praias paradisíacas em Portugal.

19819
1

13. Praia de Albandeira

Com a praia de Albandeira, o termo “recanto” ganha um novo significado. Para lá chegar, o visitante terá de percorrer uma estreita estrada que parece já não ser destes tempos. Tal como muitos dos caminhos da região no século passado, serpenteia por entre velhos muros de pedra solta, constituindo, por si só, como que um espaço eco museológico.

Praia da Albandeira
Praia da Albandeira

Atravessam-se assim 2 km de característicos matos mediterrânicos que vão ocupando antigos pomares de sequeiro há muito abandonados. A pequena praia de Albandeira surpreende-nos pelo encanto minimalista dos seus elementos – um pequeno promontório divide-a em dois areais, acariciados por um mar de um azul puro e luminoso. O conjunto aninha-se, como uma safira, entre pequenas arribas rendilhadas.

 

14. Praia da Marinha

Não é por acaso que a Praia da Marinha foi galardoada com a Bandeira Dourada e colocada entre as 100 mais belas praias do mundo. A Natureza excedeu-se neste recanto do Algarve, e forjou um recanto mágico. Quem pensou que as arribas alcantiladas e os pórticos suspensos sobre o mar; os gritos das aves marinhas e o azul do mar, esgotavam o encanto desta praia, enganou-se!

Praia da Marinha
Praia da Marinha

Uma máscara de mergulho e umas barbatanas são as chaves para penetrar no reino submarino. Este património natural mereceu a atenção de várias entidades como a Universidade do Algarve, a CCDE-Algarve e o Município de Lagoa para estabelecer um conjunto de percursos subaquáticos de descoberta da natureza. Aventure-se! Belas, mas de temperamento instável, as arribas rochosas podem dar origem a desmoronamentos inesperados, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança.

 

15. Praia de Benagil

A Praia de Benagil surge como fundo de um profundo vale e encontra-se perto do porto pesqueiro de Benagil, em Lagoa, Algarve. O acesso a esta praia termina na zona reservada para embarcações de pesca artesanal, com as quais também se realizam excursões às grutas marinhas e às praias paradisíacas mais inacessíveis da região.

Praia de Benagil
Praia de Benagil

Devido aos coloridos barcos o areal estende-se a Este até chegar a uma imponente falésia de tons ocres em cujas paredes (muito erodidas) se podem observar fósseis marinhos. Nesta praia podem-se ver rochas exóticas típicas desta zona da costa algarvia, assim como numerosas grutas e cavernas.

 

16. Praia dos Caneiros

Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por um pequeno promontório. Impressionam as altas arribas de tons de ocre e rosado e, junto ao areal, as pequenas grutas e reentrâncias cavadas pelo mar na rocha frágil.

Praia dos Caneiros
Praia dos Caneiros

Do areal avista-se, a poente, a Ponta do Altar e a velha casa do farol, agora apequenada pela torre do VTS (sistema de controlo do tráfego marítimo) que domina a paisagem. Sobre a praia, as cristas das arribas encontram-se colonizadas por uma diversidade de plantas características destes ambientes secos da paisagem mediterrânica – Tomilho, Funcho-do-mar, Pampilho marítimo, Limónio, Barrilha, Salgadeira e Aroeira, entre outras.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here