Início Viagens 15 lindas aldeias para visitar em Portugal que você (quase de certeza)...

15 lindas aldeias para visitar em Portugal que você (quase de certeza) não conhece

Se procura as mais lindas aldeias para visitar em Portugal deixe-se encantar por esta lista constituída por aldeias pouco conhecidas da maioria das pessoas.

1

6. Montesinho

Montesinho é uma aldeia típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho, a cerca de 1000 metros de altitude, em pleno Parque Natural de Montesinho. Deixe que a serenidade desta aldeia o seduza e passe uns dias instalado numa das casas adaptadas para turismo, em granito, com telhados em lousa e varandas em madeira, abertas para a serra!

locais para visitar no Parque Natural de Montesinho
Montesinho

Caminhe pelas ruas da aldeia, calcetadas e bem cuidadas, e descubra a Igreja de Montesinho, o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu instalado numa casa típica transmontana, onde poderá conhecer a caracterização geológica de Montesinho e os modos de vida tradicionais desta “aldeia preservada”.

 

7. Rio de Onor

Incluída no perímetro do Parque Natural de Montesinho é, sem dúvida, a mais emblemática aldeia da extremidade nordestina do concelho. Está delimitada pela vizinha Espanha nos flancos norte e nascente, tendo as congéneres Aveleda e Deilão a confrontar de poente e sul. Rio de Onor é um caso emblemático, reforçado pela sua posição fronteiriça, com a homónima espanhola, – Rihonor de Castilla.

Rio de Onor - Bragança
Rio de Onor – Bragança

As populações de ambos os lados vivem essencialmente da agricultura e da pastorícia, onde o sistema comunitário de base ainda se mantém nalguns aspectos do quotidiano da população, sob a forma de posse colectiva de alguns bens,- os campos, os moinhos, os rebanhos -, e pelo modo de administração rural, levada a cabo por dois mordomos, designados pelo conselho, assembleia que reúne representantes de todas as famílias, os vizinhos – actualmente em esquema de rotação cíclica, de modo a que todos possam exercer as funções. Em Rio de Onor as suas gentes utilizam um dialecto muito próprio (o rionorês), com memória e orgulho do seu passado e vaidade nas suas tradições.

 

8. Cuada

No litoral norte da ilha das Flores, há uma aldeia por onde nunca circulou um veículo motorizado e que se mantém fiel ao traço da arquitectura rural da ilha. São quinze casas de pedra nua reabilitadas num cenário único de montanha e mar.

Cuada
Cuada

Não é exagero algum: a aldeia da Cuada fica numa das zonas mais remotas da Europa, no meio do Atlântico, a meia caminho das Américas. Na ilha das Flores, uma das nove ínsulas do arquipélago dos Açores, a cerca de trezentas milhas marítimas de São Miguel, o pedaço de terra habitado mais ocidental do continente europeu.

 

9. Curral das Freiras

O Curral das Freiras é uma aldeia e uma freguesia do município de Câmara de Lobos, que se encontra escondido entre os picos da cadeia montanhosa central da ilha da Madeira. Este vale recôndito, conhecido como Curral das Freiras, foi descrito em diversas ocasiões como um dos melhores cenários do mundo.

Curral das Freiras
Curral das Freiras

Este aldeia convida a desfrutar das maravilhosas vistas. Durante a época alta pode haver menos tranquilidade, devido ao número de visitantes. De um modo geral, há mais movimento aos domingos, pois é quando ocorre um mercado nas ruas ao redor da igreja paroquial.

1 COMENTÁRIO

  1. Portugal todo, terra de meus antepassados, traduz uma singela beleza e um encanto bucólico que nos remete a um tempo que todos nós gostaríamos de desfrutar enquanto vivos formos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here