Início Viagens 15 fantásticos locais para visitar perto do Porto

15 fantásticos locais para visitar perto do Porto

Pretende passear pelos arredores do Porto? Viaje connosco e descubra 15 fantásticos locais para visitar perto do Porto e deslumbre-se com a beleza do Norte.

186307
4
COMPARTILHE
Quinta da Aveleda

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

15 fantásticos locais para visitar perto do Porto

Está a pensar visitar o Porto e tenciona ver mais do que apenas esta belíssima cidade? A poucos minutos de carro ou de transporte público existem vários locais para visitar perto do Porto. Sejam pequenas cidades, praias ou monumentos, a beleza das terras e das gentes do norte irá surpreendê-lo, de certeza. Descubra 15 fantásticos locais para visitar perto do Porto.

1. Capela do Senhor da Pedra (Gaia)

Vindo das costas a sul, quase a chegar a Gaia, aparece a Capela do Senhor da Pedra, na praia de Miramar (agora votada como uma das mais bonitas da Europa), mesmo em frente de uma alameda com o mesmo nome, onde putos e pais jogam à bola quando o tempo do norte aclara.

Capela do Senhor da Pedra
Capela do Senhor da Pedra

A capela não está em plena praia. Está melhor que isso, em pleno oceano, sobre os ombros de vários rochedos que se levantam acima do Atlântico. A lenda conta que foi construída por alguém que sobreviveu a uma tragédia em mar alto e que foi salvo por uma onda que o carregou até estes penedos, pondo-o em sítio de fuga – a capela resultaria assim como pagamento de uma promessa.

2. Museu da Broa (Penafiel)

Na Capela, freguesia do concelho de Penafiel, inserido numa paisagem rural deslumbrante, encontramos o Museu da Broa. Composto por seis moinhos recuperados e funcionais, o visitante é transportado até ao tempo em que estes constituíam um importante factor de sobrevivência. As mós trabalhavam noite e dia sem parar, produzindo a farinha que dava o sustento aos nossos antepassados: a broa.

locais para visitar perto do Porto
Museu da Broa

Em contacto puro com a natureza, enquanto aprecia o verde da paisagem, o património recuperado, a melodia da água por entre as pedras, o visitante poderá observar o Ciclo Tradicional da Broa em dez painéis, distribuídos pelos moinhos. Neles estão representadas as etapas que trazem a broa à nossa mesa: o trabalho árduo no campo, a alegria na eira, o movimento da moagem, a recompensa pelo esforço de preparação da fornada de broa.

3. Mosteiro do Pombeiro (Felgueiras)

Fundado em 1059 segundo a tradição popular, embora a referência documental mais antiga remonte a 1099, o Mosteiro de Pombeiro gozava de privilégios e justiça própria já em 1112, como o comprova Carta de Couto concedida nessa data por D. Teresa.

locais para visitar perto do Porto
Mosteiro do Pombeiro

Localizado na intersecção de duas das principais vias da época medieval, uma que ligava Porto a Trás-os-Montes e uma segunda que ligava a Beira ao Alto Minho, o mosteiro adquiriu importância e serviu de guarida à corte e aos peregrinos em viagem. Com as dádivas da família Sousões e dos fiéis, Pombeiro chegou a deter 37 igrejas e um rendimento anual invejável, e cujo poder se estendia até Vila Real.

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde

    Gostaria de sugerir para que a navegação do site fosse no formato do facebook, com rolagem infinita.
    Fica um pouco cansativo ficar carregando , por exemplo, 5 paginas, para ver os 15 jardins mais bonitos de Portugal..

    obrigado

  2. Decidam-se!

    Dizem num artigo que Matosinhos é uma das cidades mais feias do país, e depois já tem um dos locais mais fantásticos a visitar perto do Porto?

    A não ser que quem escreve estas coisas pense que Leixões seja uma cidade…

  3. Não se decepcione Hugo, disseram a mesma coisa de Valongo.
    e depois mostram os moinhos de Penafiel.Será que já visitaram os moinhos de couce ?
    pois se não o fizeram tem que o fazer, para falarem com propriedade sobre o Valongo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here