Início Viagens 15 fantásticos locais para visitar perto de Viana do Castelo

15 fantásticos locais para visitar perto de Viana do Castelo

Desde a praia à montanha, desde cidades com história a pequenas aldeias. Estes são os melhores locais para visitar nos arredores de Viana do Castelo.

4018
0

6. Valença

Conhecer a Fortaleza de Valença, é percorrer as memórias de 2000 anos das páginas mais marcantes das aventuras históricas de Portugal e Espanha. Uma jóia da arquitectura militar abaluartada, com 5 Km de muralha, uma Fortaleza Viva e multicultural. O casario, as construções militares, as igrejas, as vistas para o rio Minho, a antiga ponte metálica e Tui medieval completam-se num quadro singular.

Valença
Valença

Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal é, hoje, um espaço aberto ao mundo e símbolo das relações entre Portugal e Espanha. A Fortaleza e os sabores únicos da gastronomia com o bacalhau, os vinhos e a doçaria são um convite irresistível a sentir Valença.

 

7. Soajo

O Soajo, uma das mais típicas aldeias portuguesas, pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e situa-se numa das vertentes da serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A aldeia foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX mas, a sua história, começa muito antes, como o comprovam o Santuário Rupestre do Gião, na serra do Soajo, e as inúmeras antas e mamoas que existem nesta zona.

Espigueiros
Espigueiros do Soajo

Possui um grandioso conjunto de espigueiros (classificados como imóvel de interesse público) erigidos sobre uma gigantesca laje granítica e que, ainda hoje, são utilizados para secar o milho, pelas gentes da terra.

 

8. Lindoso

Lindoso é a maior freguesia do concelho de Ponte da Barca, do qual dista 25 km da sede, pertence ao distrito de Viana do Castelo, faz fronteira com Espanha e tem cerca de 1300 habitantes.

locais para visitar no Norte de Portugal
Lindoso

Inserida no PNPG – Parque Nacional Peneda-Gerês, é uma região de clima rigoroso, frio no Inverno, temperatura amena ou quente no Verão, e chuvas abundantes que atingem uma precipitação média anual superior aos 2200 mm. Povoação típica composta por velhas casas de granito, bem inseridas na paisagem, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a cobertura de colmo.

 

9. Sistelo

A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez. Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.

Sistelo
Sistelo

O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita: trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo.

 

10. Vale de Poldros

Foram as casas de pedra que tornaram Vale de Poldros famoso, ou não parecesse a paisagem ter sido criada de propósito para um dos filmes de “O Senhor dos Anéis”. Em Riba de Mouro, Monção, esta aldeia hoje só tem um habitante. Falamos de Fernando Gonçalves, dono e cozinheiro do restaurante com o mesmo nome da aldeia.

Vale de Poldros
Vale de Poldros

Verdade seja dita, Vale de Poldros, a 1.200 metros de altitude, nunca esteve muito habituada a companhia. Antigamente era ocupada apenas no verão pelos brandeiros, os pastores que levavam o gado até à branda, isto é, aos pastos no alto da serra. Quando começava a ficar frio, os brandeiros regressavam às suas povoações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here