Início Viagens 15 fantásticos locais para visitar perto de Tomar

15 fantásticos locais para visitar perto de Tomar

Nos arredores de Tomar, há monumentos, praias e aldeias para descobrir. Estes são os melhores locais para visitar perto de Tomar.

8567
0

11. Nazaré

Típica vila de pescadores, sede de um pequeno município, com casario branco espalhado sobre encostas íngremes, e rodeada de enormes penhascos, a Nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País, que tem conseguido manter muitas das suas tradições. Nos dias de hoje é ainda possível passear pelas ruas da Nazaré, e nomeadamente no seu aprazível paredão junto à praia, e encontrar locais albergando os típicos trajes desta vila, os pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres com sete saiotes, muitas vezes executando as típicas tarefas piscatórias da região: a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal.

Nazaré
Nazaré

Uma praia espectacular localizada na própria vila, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais, ao comércio do mais variado Artesanato regional, à imensa oferta de Restauração e de Alojamento para todos os bolsos, e à conceituada Gastronomia, baseada sobretudo em frescos produtos do Mar.

 

12. Foz do Arelho

A Praia do Mar, também conhecida por Praia da Foz do Arelho (Mar) situa-se na frente de mar da vila da Foz do Arelho. O areal é amplo e muito extenso, mesclando-se com as água do mar e da Lagoa de Óbidos em diversas zonas, consoante a abertura da barra. Os veraneantes podem escolher ir a banhos em mar aberto ou procurar águas mais calmas na zona Este para o interior da lagoa. O acesso é feito pela Autoestrada 8, virando na saída 19 para a Avenida Infante Dom Henrique, na direcção Oeste.

Praia do Mar (Foz do Arelho)
Praia do Mar (Foz do Arelho)

Na confluência da Lagoa de Óbidos com o mar, a Foz do Arelho oferece a possibilidade de escolha entre dois tipos de praia distintos. De um lado a lagoa, um lugar de grande beleza, ideal para as crianças, devido às águas tranquilas, e para a prática de windsurf, beneficiando do vento que normalmente aqui se faz sentir. Do outro lado, a praia aberta ao mar, batido e sem grandes correntes, oferece óptimas condições para a prática de surf e possui Bandeira Azul, confirmando a qualidade das suas águas.

 

13. Casal de São Simão

Pequena aldeia, de praticamente uma só rua, essencialmente construída em quartzito. Situa-se num dos flancos da crista quartzítica que dá origem às Fragas de São Simão e possui o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos.

Casal São Simão
Casal São Simão

Casal de São Simão estende-se ao longo de uma cumeada quase paralela ao curso da Ribeira de Alge. A entrada fica no extremo mais elevado e a povoação termina onde os declives tornaram difícil a continuidade dos arruamentos. Nesta aldeia há um novo sentir colectivo feito de pessoas que recuperaram as casas com as suas próprias mãos. São novos aldeões que vieram da cidade e que trouxeram nova vida a estas paragens.

 

14. Figueira da Foz

A Figueira da Foz, assim chamada por se situar na foz do Rio Mondego, é uma das principais estâncias de veraneio da região centro. Cosmopolita e cheia de vida, ganhou importância desde finais do séc. XIX em que “ir a banhos à Figueira” era um hábito entre a aristocracia do Centro de Portugal. A Figueira da Foz possui uma vasta oferta hoteleira, um casino fundado em 1900 e uma excelente praia que possui um enorme areal e oferece as condições ideais para a prática de desportos naúticos, tendo aqui lugar provas dos campeonatos de vela e de motonáutica.

Figueira da Foz
Figueira da Foz

Nas redondezas, vale a pena subir a Serra da Boa Viagem e apreciar o panorama a partir do Miradouro da Vela, podendo apreciar a cidade e as Salinas do Mondego, e em dias de boa visibilidade pode-se vislumbrar a orla marítima até às Ilhas Berlengas. Mas Figueira da Foz sempre foi, e continua a ser, conhecida e famosa pelas suas praias de elevada qualidade, muito adequadas para férias em família.

 

15. Fragas de São Simão

A praia fica a 15 minutos a pé (pelo percurso pedestre) da Aldeia de Casal de São Simão. A água da ribeira de Alge, que passa a caminho do Zêzere, é tão límpida que se vislumbram as pequenas pedras, no seu interior. A abundância de loureiros e sobreiros proporciona ao ar uma fragância reconfortante e o verde das serras circundantes, que nos conduzem à serra da Lousã, envolvem-nos num cenário belíssimo. No local, existe um miradouro para que se possa usufruir em plenitude das paisagens da zona.

Fragas de São Simão
Fragas de São Simão

A praia fluvial fica entre duas imponentes fragas, onde é praticada escalada com diversas vias equipadas, rappel ou slide. As pedras mais “pequenas” são usadas como solário ou prancha de mergulho. Ao caminhar para sul, ao lado da praia, encontram-se várias levadas e mantos da flora original da região. De 1 a 31 de Agosto, há transporte gratuito à tarde, com saída do Terminal às 14h30. As viagens são gratuitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here