Início Viagens 15 fantásticos locais para visitar perto de Tomar

15 fantásticos locais para visitar perto de Tomar

Nos arredores de Tomar, há monumentos, praias e aldeias para descobrir. Estes são os melhores locais para visitar perto de Tomar.

9250
0

6. Peniche

Nos últimos anos, Peniche tornou-se um destino de férias cada vez mais na moda. Se antigamente o que atraía os turistas até esta localidade eram as Berlengas e o Forte de São João Baptista, com o despontar da moda do surf, foram também as praias de Peniche a trazer cada vez mais gente, portugueses e estrangeiros, em busca das emoções fortes proporcionadas pelas ondas do mar. Mas Peniche não é apenas mar.

amigos de peniche
Peniche

A cidade tem muito para oferecer, desde monumentos a museus e passando pela sua gastronomia, sejam os pratos à base de peixe ou os seus doces típicos. Visitar Peniche é também conhecer a história de Portugal já que nesta localidade ocorreram vários episódios marcantes, como o desembarque das tropas inglesas que vieram auxiliar Portugal contra os invasores franceses ou a prisão de activistas contra a ditadura.

 

7. Caldas da Rainha

A cidade de Caldas da Rainha deve o seu nome à nascente termal muito apreciada pela Rainha D. Leonor esposa de D. João II, rei de Portugal no séc. XV, que teve ocasião de comprovar as propriedades curativas destas águas quando estas lhe sararam uma ferida que há muito tempo não cicatrizava, depois de experimentar diversos tratamentos. Como já naquela época estas águas eram muito procuradas pela população local, que nelas se banhava para curar os seus males, e para que se pudessem tratar com algum conforto, a Rainha mandou aqui construir um Hospital, à volta do qual se formou a povoação que assim ficou conhecida como “Caldas da Rainha”.

Caldas da Rainha
Caldas da Rainha

A vila continuou a crescer, conhecendo o seu auge no final do séc. XIX e início do séc. XX, época em que era moda fazer uma temporada numa estância termal, sendo as Caldas da Rainha um dos locais eleitos pela nobreza e aristocracia. Nas Caldas da Rainha, nasceram figuras importantes da cultura portuguesa, destacando-se o pintor José Malhoa (séc. XIX) cuja obra poderá ser apreciada no Museu com o seu nome situado no Parque Termal, e também Rafael Bordalo Pinheiro, caricaturista do séc. XIX, que fundou a Fábricas de Faianças das Caldas da Rainha onde se começou a fabricar a popular loiça das Caldas, cujas peças mais conhecidas são aquelas que inserem características de humor.

 

8. Pombal

A localidade de Pombal, dominada pelo castelo de Pombal, encontra-se situada a 25 quilómetros a noroeste de Leiria, Portugal. Esta localidade, localizada aos pés do castelo templário, guarda a memória de Marquês de Pombal, que tinha aqui a propriedade onde passou os seus últimos dias de vida. No local, além do castelo já mencionado, destaca-se a elegante Igreja de Nossa Senhora do Cardal, e ol Museu Municipal Marquês de Pombal.

Pombal
Pombal

Pombal é um excelente ponto de partida ou de passeio para visitar a Serra de Sicó, com as suas grutas e aldeias típicas, onde hoje em dia continuam a fazer queijos e pastéis tradicionais, e se mantem o artesanato tradicional com o que se elaboram tapetes, cestas, cerâmica, etc. Perto do litoral, atravessando a Mata Nacional do Urso, encontrarás praias tranquilas onde poderás praticas numerosos desportos aquáticos.

 

9. Ourém

Ourém é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro, é uma cidade próspera, antiga – tem um castelo – e moderna, com avenidas extensas. Ali repousa o Castelo de Ourém, com data de fundação imprecisa, mas certamente muito antiga porque em 1178 já se falava de um castelo com planta triangular. Este monumento nacional, exemplar no domínio territorial, seria a alma do burgo amuralhado e erguido no alto do morro de Ourém, por sua vez agraciado ainda com um Palácio, uma Igreja Colegiada e Cripta, Fonte Gótica, Pelourinho, ruas estreitas e paredes caiadas. O terramoto de 1755 abateu-se fortemente sobre o velho burgo, arrasando-o quase por completo e as invasões francesas também não deixaram o concelho ileso. Mas o espírito dedicado e as mãos laboriosas dos seus habitantes devolveram-lhe um semblante rejuvenescido.

Vila Medieval de Ourém
Vila Medieval de Ourém

Em 1841 a sede de concelho era transferida para o sopé do morro, que em 1991 recebeu o título de cidade juntamente com a antiga Ourém, passando ambas a constituir o coração do concelho.Hoje Ourém é composto por duas cidades (Ourém e Fátima), três vilas (Caxarias, Freixianda e Vilar dos Prazeres), 18 freguesias e recomenda-se vivamente! Se tiver oportunidade, não deixe também de visitar o Museu de Ourém, o edifício associa-se à história das Aparições de Fátima por ter acolhido os três videntes, Jacinta, Francisco e Lúcia entre 13 e 15 de Agosto de 1917. Essa ocorrência teve como mediador Artur Oliveira Santos, figura da história local que ocupava o cargo de Administrador do Concelho, e por isso interferiu no fenómeno religioso interrogando as crianças e alojando-as em sua casa.

 

7. Penela

Vila da região Centro do País, tem o cognome de Vila Presépio, pela sua beleza e disposição física e geográfica. Fundada ainda antes da nacionalidade, teve o seu primeiro foral em Julho de 1137, concedido por D. Afonso Henriques, sendo portanto um dos Municípios mais antigos do País, dada a sua importância estratégica por alturas da reconquista. A marcar a história desta vila de importante legado patrimonial e singular beleza, está o seu Castelo, de onde se tem um fantástico panorama sobre a paisagem circundante, nomeadamente a pitoresca vila e as encostas densamente arborizadas da Serra da Lousã.

Penela
Penela

Passeando pelo concelho de Penela o visitante depara-se com inúmeros legados patrimoniais, como o Pelourinho de Penela, as Igrejas de São Miguel, da Misericórdia (século XVI) ou a de Santa Eufémia (renascentista), entre tantas outras espalhadas pelo município. O Concelho de Penela é igualmente rico em aldeias serranas com a sua arquitectura rural típica bem preservada, como Ferraria de S. João, na Freguesia da Cumieira, sendo igualmente rico na sua beleza serrana natural. Perto de Penela situa-se a povoação do Rabaçal, com a sua importante Villa Romana datada do século IV d.C, e o seu bonito Vale, de onde provém uma erva afamada: a erva de Santa Maria, que diz-se ser o segredo para o sabor excelente do seu Queijo, feito de uma mistura de leite de ovelha e de cabra.

 

10. São Martinho do Porto

A vila de S. Martinho do Porto, sede de Freguesia do Concelho de Alcobaça é a mais famosa e importante estância balnear do concelho. A sua lindíssima baía, de características únicas no país e na Europa em forma de concha perfeita, conferem-lhe propriedades únicas para utilização balnear e prática de desportos náuticos.

Praia de São Martinho do Porto
Praia de São Martinho do Porto

A vila de S. Martinho do Porto desenvolve-se em anfiteatro desde a Capela de Sto. António até ao Cais e à praia, seguindo pela Avenida marginal até às dunas de Salir. Em toda a zona é ainda possível observar espécies de aves pouco comuns como andorinhão real, melro azul, peneireiro, rabirruivo, várias espécies de gaivotas, corvo, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here