Início Viagens 15 fantásticos locais para visitar no distrito de Setúbal

15 fantásticos locais para visitar no distrito de Setúbal

Desde as praias da Arrábida às praias da Comporta, uma zona repleta de beleza natural. Estes são os melhores sítios para visitar no distrito de Setúbal.

2861
0
Praia de Galapinhos
Praia de Galapinhos

O que visitar no distrito de Setúbal? Trata-se do distrito mais recente do país e foi o único a ser criado já depois das reformas de Mouzinho da Silveira. Antes disso, a área que hoje corresponde ao distrito fazia parte da zona administrativa de Lisboa. Setúbal afirmou-se ao longo da história como uma cidade pujante e vibrante e ganhou direito a ser capital de distrito.

Trata-se de uma das regiões mais diversivicadas de Portugal. Dela fazem parte tesouros naturais como o Parque Natural da Serra da Arrábida ou a Reserva do Estuário do Sado. Inclui ainda vários concelhos já pertencentes ao Alentejo, como Sines ou Santiago do Cacém, por exemplo. A gastronomia é um dos principais cartazes turísticos do distrito de Setúbal mas as suas praias, desde as praias da Arrábida até à Comporta ou Tróia, por exemplo, são também algumas das melhores do país. Estes são os melhores locais para visitar no distrito de Setúbal.

 

1. Setúbal

A cidade de Setúbal está inserida na denominada Costa Azul e é uma importante zona portuária e de comércio. Uma das suas principais actividades é, sem dúvida, a pesca, e cada vez mais vem sendo procurada por turistas, que encontram na cidade e na sua zona envolvente excelentes roteiros para descobrir. Com um centro histórico agradavelmente cuidado, o comércio tradicional ladeia ruas pedonais que nos encaminham para uma simpática avenida, que oferece um enorme e refrescante jardim. Situada sobre o Rio Sado, a cidade oferece ao visitante o melhor e mais fresco peixe e marisco.

Setúbal
Setúbal

A Serra da Arrábida ou um passeio de barco até à Península de Tróia são dois destinos que não pode perder em Setúbal e nos seus arredores. Esta cidade goza de uma localização privilegiada e portanto é uma óptima opção para quem pretende explorar melhor a Arrábida, o estuário do Sado ou a costa Alentejana. Além disso, as praias de Setúbal são de elevada qualidade e atraem cada vez mais turistas vindos de toda a parte do país e do estrangeiro.

 

2. Sesimbra

A uma curta distância de Setúbal fica um dos locais mais carismáticos de Portugal. A vila de Sesimbra sempre foi ligada ao mar e isso é perfeitamente visível nas suas tradições, nos seus monumentos, na sua cultura e até na belíssima arte de rua que se espalhou pela localidade nos últimos anos. Além disso, esta ligação ao mar é também particularmente visível na sua riquíssima gastronomia, onde o peixe de qualidade e o marisco são os elementos essenciais.

Sesimbra
Sesimbra

De facto, Sesimbra vale uma visita apenas pela sua gastronomia, mas há muitos mais pontos de interesse para visitar. Desde logo, destacam-se as suas praias, muito procuradas no Verão e, obviamente, toda a beleza da Serra da Arrábida. Mas em Sesimbra é ainda possível visitar Igrejas com belíssimos azulejos, um castelo com vistas para o oceano e uma fortaleza de onde pode apreciar as praias circundantes. Há realmente algo de especial em Sesimbra e a melhor forma de o constatar é visitar esta carismática localidade da Península de Setúbal.

 

3. Tróia 

Situada numa península na margem sul do rio Sado, fronteira à cidade de Setúbal, à qual tem uma ligação regular ferry-boat, Tróia conserva importantes vestígios romanos, nomeadamente uma instalação de salga de peixe (um conjunto industrial importante na época). Estes vestígios são testemunhos da povoação romana de Cetóbriga, que se mudou para a outra margem do Rio, e deu nome à cidade de Setúbal.

Tróia
Marina de Tróia

Actualmente, Tróia é uma estância turística com excelentes praias de grandes areais numa extensão total de 18 kms, bem como uma vasta oferta hoteleira e um exigente campo de golfe. Em Junho, o Festival Internacional de Cinema de Tróia, traz anualmente à região importantes vultos do cinema a nível mundial.

 

4. Serra da Arrábida

Entre o azul do mar e o verde da serra, o Parque Natural da Serra da Arrábida é um excelente lugar para por à prova a nossa preparação física. Situado junto ao mar, o parque oferece uma das paisagens mais deslumbrantes da costa perto de Lisboa. O ponto mais alto encontra-se na Serra do Risco, uma magnífica arriba com 380 m de altura.

Os passeios de orientação ou de bicicleta são uma boa sugestão para conhecer este lugar exemplar, de pura vegetação mediterrânica do país. Podemos escolher o nível de dificuldade mais adequado e até se podem fazer percursos nocturnos. Como uma muralha verde a pique sobre o Atlântico, a serra abriga pequenas enseadas de areia branca e, apesar de estar à porta do Oceano, o mar aqui quase não tem ondas.

praias mais bonitas da Arrábida
Serra da Arrábida

O Parque Natural da Serra da Arrábida, abraça uma extensão de mais de dez mil hectares, que surgem pelo litoral desde Setúbal a Sesimbra. A sua constituição calcária e a sua formação milenar faz da Serra um exemplar único da vegetação mediterrânica primitiva. O tipo de solo e o clima ameno foi considerado um dos melhores de Portugal, para a continuidade de algumas espécies arbustivas.

Uma soberba paisagem de uma Serra imponente que se debruça sobre um oceano de águas límpidas. Ao recortar a Serra por entre uma estrada sinuosa, encontra os mais idílicos locais, desde praias a vales encantadores. O verde predominante de toda a Serra da Arrábida mergulha apenas no seu vizinho mais próximo, o mar.

 

5. Santa Susana

Com arquitectura tipicamente alentejana, a aldeia de Santa Susana destaca-se pela presença de casinhas de rés-do-chão, todas caiadas de branco com barra azul e grandes chaminés. Localizada entre duas ribeiras, afluentes da margem direita da ribeira de Alcáçovas, está distanciada da sede do concelho por 15 km.

Na sua envolvência tem ainda a barragem do Pego do Altar, obra hidro-agrícola, mandada edificar no Estado Novo que, além de regar os arrozais do concelho de Alcácer do Sal, constitui um espaço de lazer e descanso.

Santa Susana
Santa Susana

As casas são todas parecidas. Têm apenas um andar e estão caiadas de branco, com uma barra azul nas janelas e nas portas. Além disso, as moradias têm todas chaminés iguais e algumas das portas de entrada têm as iniciais dos primos Henrique e Manuel, juntamente com a data em que foram construídas. Em média, elas são pintadas de dois em dois anos, pelos próprios moradores. Até aquelas que não estão habitadas são pintadas pelos vizinhos, que têm orgulho nesta aldeia modelo da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here