Início Viagens 15 fantásticos locais para visitar no distrito de Faro

15 fantásticos locais para visitar no distrito de Faro

O Algarve não se resume apenas a praias e há muito para descobrir. Estes são os melhores sítios para visitar no distrito de Faro.

14556
2
Faro
Faro - Joe Price

O que visitar no distrito de Faro? O grande chamariz do Algarve são, sem sombra de dúvida, as suas praias. Mas não pense que o distrito de Faro é apenas sol e mar, um destino de Verão. Em toda a região, existem aldeias, vilas e cidades com vestígios históricos que remontam à época da ocupação muçulmana. Silves é um dos melhores exemplos de uma cidade algarvia que tem muita história para oferecer.

Pequenas vilas e aldeias repletas de charme complementam a oferta turística na perfeição. Quem visitar Alte, Ferragudo, Alcoutim ou o Carvoeiro, facilmente constata que o distrito de Faro tem muito mais para oferecer do que apenas praias. Há muitos sítios dignos de uma visita no sul de Portugal que pode, perfeitamente, complementar com umas idas à sua praia preferida. Estes são os melhores locais para visitar no distrito de Faro.

 

1. Faro

Como destino para férias, Faro é frequentemente subvalorizado, considerado apenas como ponto de entrada para o sul de Portugal por via do principal aeroporto da região. Isto permitiu a Faro reter o seu ambiente pacífico e charme tradicional, que se concentra no interior das muralhas da Antiga Cidade.

locais para visitar no Algarve
Faro – Joe Price

Faro situa-se no limite do Parque Natural da Ria Formosa, uma série de lagoas de água salgada e lodaçais que são o refúgio para aves migratórias e vida selvagem. Após o Parque Natural da Ria Formosa situam-se as três ilhas restingas, que abrigam as praias de Faro e são algumas das menos desenvolvidas no Algarve.

 

2. Aljezur

Aljezur, apesar de ser uma povoação pequena, contrasta com a grandeza da paisagem circundante. Uma vila do pacato interior algarvio, protegida do bulício do turismo de massas, convida-nos quer a passeios quer a banhos.

locais para visitar no Algarve
Aljezur

A costa vicentina, mais uma vez premeia o visitante não só pela beleza selvagem da paisagem, mas também por uma população acolhedora e ávida por acomodar novos turistas. Assim se há alguma coisa que não pode perder para além das magnificas praias é a gastronomia. As praias de Aljezur estão entre as mais bonitas e bem preservadas da costa portuguesa.

 

3. Silves

Estendendo-se harmoniosamente pela encosta sob o manto protector do seu castelo mouro, a pitoresca cidade de Silves desde sempre encantou os seus visitantes com as suas histórias de riquezas passadas e lendas exóticas de princesas árabes.

locais para visitar no Algarve
Silves – Joe Price

A reconquista cristã de Silves no século XIII foi celebrada com a construção de uma catedral no local de uma antiga mesquita. Acolheu outrora o túmulo do rei D. João II e conserva ainda grande parte dos elementos góticos. Silves é especialmente animada durante a Feira Medieval, no Verão, quando a cidade reconstitui os tempos medievais e o centro histórico se enche de malabaristas, pessoas trajadas à época e bancas de rua onde se vende comida e artesanato regionais.

 

4. Alcoutim

Alcoutim, apesar de ter perdido as muralhas que durante séculos a defenderam, mantém nas suas ruas estreitas e íngremes, a atmosfera tranquila de uma vila algarvia serrana. Um passeio de alguns minutos leva à descoberta de casas centenárias e da Igreja da Misericórdia.

Alcoutim
Alcoutim

Para terminar importa descer até à beira-rio, marcada pela sóbria ermida de Santo António e pela antiga Casa dos Condes de Alcoutim. Depois é saborear uns momentos de repouso, na companhia de uma bebida fresca numa esplanada, enquanto se aprecia o barco de pesca que regressa ou os veleiros ancorados na pequena marina, vendo-se a povoação espanhola na outra margem do rio.

 

5. Alte

Entrincheirada em plena Serra do Caldeirão, a 30km de Loulé, e bem próxima de Salir, a Aldeia de Alte é considerada por muitos como a aldeia mais típica do Algarve. A Ribeira de Alte percorre a localidade com a sua água fresca que se faz ouvir por toda a povoação, conferindo um ar fresco e puro à Aldeia de Alte.

Alte
Alte

De facto, a água é ponto importante nesta Aldeia, onde ainda hoje nos deparamos com as Fontes Pequena e Grande, nascentes que durante séculos foram local de encontro das mulheres da aldeia que aí se deslocavam para encherem os cântaros de água e lavarem a roupa. Hoje é um local aprazível convidando a um bom piquenique e a umas horas de descanso em plena Serra algarvia, a 40km da solicitada Costa Algarvia.

2 COMENTÁRIOS

    • Provavelmente conhecem, mas Portimão é só a cidade mais feia do Algarve. Alvor no entanto é bastante agradável, agora Portimão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here