Início Viagens 15 fantásticos locais a visitar em Espanha perto de Portugal

15 fantásticos locais a visitar em Espanha perto de Portugal

Bem perto da fronteira portuguesa existem localidades espanholas dignas de uma visita. Descubra locais a visitar em Espanha perto de Portugal.

15295
0
espanha
Cáceres

Bem perto da fronteira com Portugal, existem localidades espanholas dignas de uma visita. Podem ser cidades medievais ou pequenas aldeias ou até parques naturais à espera de serem descobertos. Seja a norte, na Galiza, a este na Extremadura ou mais a sul, na Andaluzia, cidades como Vigo, Salamanca, Sevilha, Mérida ou Cáceres fazem as delícias dos turistas. Prepare-se para uma escapadinha até alguns dos mais belos e genuínos locais do país vizinho. Estes são alguns dos melhores locais em Espanha perto de Portugal.

 

1. Sevilha

Repleta de história, Sevilha ganhou importância regional ainda antes da formação de Espanha, quando esteve sob domínio muçulmano e se converteu num dos principais centros comerciais e culturais da Ibéria. Mais tarde, já sob domínio espanhol, passou a ter um papel crucial na conquista das Américas pois daqui partiam as embarcações rumo à América dominada pelos espanhóis e para aqui voltavam carregadas de ouro e outras riquezas. Com tudo isto, Sevilha cresceu e floresceu e é hoje uma imponente cidade, repleta de monumentos de várias épocas, desde os muçulmanos até modernas construções do século XXI.

Sevilha
Sevilha

Felizmente Sevilha é uma cidade relativamente compacta, o que lhe permitirá visitar os marcos mais importantes em apenas dois dias, mas serão dias muito preenchidos! Muitos visitantes começam no centro, na margem leste do rio Guadalquivir (o maior rio de Sevilha), onde se situam dois dos monumentos mais famosos da cidade: o Alcázar e a Catedral de Sevilha, com a sua Torre Giralda. Há tantos locais para visitar em Sevilha que terá de regressar mais vezes à cidade para os ver a todos. Depois do pôr-do-sol poderá ir em direcção ao bairro de Triana para um bom jantar e para dançar, ou então opte por um espectáculo de flamenco em El Arenal, correndo os bares de tapas locais. As tapas são uma tradição culinária muito antiga da Andaluzia e de Sevilha, e são uma delícia.

 

2. Vigo

Conta Júlio Verne que o segredo melhor guardado do Capitão Nemo está em Vigo. Sabia que era aqui que o navio Nautilus vinha para se abastecer de ouro? Na ria de Vigo há dúzias de galeões afundados carregados de ouro das Américas. Tesouros que ainda não viram a luz. Mas também há tesouros ao alcance de todos. Como passear pelo Centro Histórico e provar umas ostras n’A Pedra. Ou um dia de praia em Samil. Ou o Parque de Castrelos, com o seu paço e jardins. Ou uma excursão de barco ao paraíso das ilhas Cíes. Ou passear por ruas repletas de elegantes camélias.

vigo
Vigo

Ou subir ao Castro para ver um impressionante pôr-do-sol. E para os que se sentem jovens, a lendária noite viguesa… Aberta até ao amanhecer. Isto é Vigo, a maior cidade da Galiza. Uma cidade moderna e empreendedora, aberta ao mundo. O mar é também o grande protagonista da mesa de Vigo. A gastronomia é essencialmente pesqueira, aparecendo como pratos relevantes todo o tipo de peixes e mariscos de sabor incomparável. Não é uma matéria-prima com a qual se façam elaborações complexas, sendo cozinhados de forma simples, com poucos condimentos para apreciar o seu sabor e a sua qualidade. Nos vinhos, destacam os Albariños, em especial os d’O Condado.

 

3. Salamanca

Salamanca é, sem dúvida, uma cidade imperdível na Espanha, graças à sua rica história e atmosfera absolutamente encantadora. Localizada na parte ocidental da Espanha, na região de Castela e Leão, Salamanca ganhou reconhecimento e fama por causa da sua cultura e atmosfera estudantil. A cidade em si remonta à era celta e é bem conhecida tanto pela arquitectura de arenito que domina a área quanto pela Universidade de Salamanca, uma das mais antigas universidades da Espanha.

Salamanca
Salamanca

Para um sabor da história de Salamanca, dirija-se ao Património Mundial da UNESCO da Cidade Velha. É na Cidade Velha que se encontram a arquitectura religiosa de vários estilos, como a Igreja de San Juan de Barbalos ou os conventos de Las Claras e Santa Teresa. Do outro lado da cidade, as ruas ganham vida à noite com a enorme população estudantil que aqui estuda na universidade.

 

4. Zamora

Bem perto da fronteira portuguesa (mais propriamente da cidade de Bragança) Zamora é uma cidade formosa, tranquila e propiciadora de muitos passeios. Com os seus 66.000 habitantes, pode orgulhar-se de ser uma cidade pequena mas grande em história, cultura e oferta patrimonial. Um destino que possui muitos recursos patrimoniais de qualidade, entre eles o melhor núcleo urbano românico da península, com mais de uma vintena de edificações deste tipo.

Zamora
Zamora

O Douro é o grande rio de Castela e de Portugal, dominando a cidade e ícone de referência turística de Zamora. A catedral e a sua cúpula, o delicado toque modernista, o grande legado medieval com inúmeras personagens, histórias e lendas como Dona Urraca, o Rei Afonso VI, El Cid… Uma cidade histórica, segura, acolhedora, e aberta à experiência dos visitantes, mas com atmosfera e serviços absolutamente actuais.

 

5. Badajoz

A cidade de Badajoz, na Espanha, sempre fez parte do imaginário dos portugueses. Durante largas décadas, muitos alentejanos atravessaram a fronteira, a partir de Elvas, para fazer o famoso contrabando. E também muitos espanhóis faziam o caminho no sentido contrário. Elvas e Badajoz possuem uma larga história em comum, feita tanto de batalhas como de solidariedade, como foi o caso notável do período da guerra civil espanhola, em que os portugueses deram abrigo aos espanhóis.

Badajoz
Badajoz

Badajoz foi uma importante cidade no tempo dos mouros e chegou mesmo a ser capital de uma região que incluía grande parte do território que viria a ser Portugal. Hoje, as relações com o país vizinho atravessam uma boa fase e são sobretudo as trocas comerciais e culturais que prevalecem. Muitos espanhóis vindos de Badajoz visitam o Alentejo e muitos portugueses visitam Badajoz. Há muito para descobrir nesta cidade secular e por isso mesmo é melhor conferir tudo o que há para ver antes de fazer a sua viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here