Início Lifestyle 15 alimentos ricos em Vitamina C (e os seus benefícios)

15 alimentos ricos em Vitamina C (e os seus benefícios)

Chega o Inverno e é importante abastecer o corpo com vitamina C para minimizar os efeitos da gripe. Descubra os alimentos ricos nesta vitamina.

0
vitamina c
Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como “ácido ascórbico”, é um nutriente importantíssimo para o organismo. Este nutriente solúvel em água atua como um poderoso antioxidante necessário a diversas funções associadas ao desenvolvimento e manutenção de arteríolas, tecido cicatricial e cartilagem, entre outros.

Fique a conhecer melhor a importância da vitamina C e de alimentos em que deve apostar para a consumir.

1. Ajuda a controlar a pressão arterial

A hipertensão arterial é um problema que afeta grande parte da população. A sua problemática deve-se ao risco de doença cardíaca que acarreta.

Estudos demonstraram que a vitamina C pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com e sem hipertensão. Este componente ajuda a relaxar os vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração, o que auxilia a redução dos níveis de pressão arterial.

Contudo, e embora esses resultados sejam promissores, não está claro se os efeitos sobre a pressão arterial são de longo prazo. Deve ficar também e claramente o alerta para que as pessoas com pressão alta não confiem apenas na vitamina C para ajudar a debelar o problema.

2. Diminui o risco de doenças cardíacas

No mesmo sentido do que foi referido para o controle da pressão arterial, a doença cardíaca beneficia com a vitamina C, e é a principal causa de morte em todo o mundo.

Muitos fatores aumentam o risco de doenças cardíacas, incluindo pressão alta, níveis elevados de triglicerídeos ou mau colesterol (LDL) e níveis baixos de bom colesterol (HDL).

A vitamina C pode ajudar a reduzir esses fatores de risco, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Estudos indicam que pessoas que tomam pelo menos 700 mg de vitamina C por dia apresentam um risco 25% menor de doença cardíaca do que aquelas que não ingerem quantidades significativas deste nutriente.

No entanto, os cientistas não têm certeza se as pessoas que consumiam alimentos ricos em vitamina C, também seguiam um estilo de vida mais saudável do que as pessoas que tomaram suplementos. Portanto, não é absolutamente claro se as diferenças foram devido à vitamina C ou a outros aspectos da dieta.

Em resumo, tomar ou consumir pelo menos 500 mg de vitamina C por dia aparenta reduzir o risco de doenças cardíacas. No entanto, o essencial é ter uma dieta alimentar que contemple este nutriente, pois os suplementos podem não fornecer benefícios adicionais à saúde do coração.

3. Fortalece o sistema imunitário

Uma das principais razões pelas quais as pessoas tomam suplementos de vitamina C é o aumento da sua imunidade, já que a vitamina C está envolvida em muitas partes do sistema imunológico.

Em primeiro lugar, a vitamina C ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos que são componentes que ajudam a fortalecer o corpo contra infecções.

Em segundo lugar, a vitamina C ajuda esses glóbulos brancos a funcionar de maneira mais eficaz, ao mesmo tempo que os protege de danos causados por moléculas potencialmente prejudiciais, como os radicais livres.

A vitamina C é ainda uma parte essencial do sistema de defesa da pele. É transportada ativamente para a pele, onde pode atuar como um antioxidante e ajudar a fortalecer as barreiras.

Alguns estudos efetuados até hoje demostraram também que tomar vitamina C pode encurtar o tempo de cicatrização de feridas.

Além disso, os baixos níveis de vitamina C têm sido associados a resultados menos bons em situações onde o organismo é obrigado a reagir contra agentes externos.

Por exemplo, pessoas com pneumonia tendem a ter níveis mais baixos de vitamina C, e suplementos de vitamina C reduzem o tempo de recuperação.

4. Alimentos ricos em Vitamina C

  • caju
  • sumo de laranja
  • pimentão verde
  • toranja
  • morango
  • mamão
  • brócolos
  • ananás
  • couve de bruxelas
  • salsa
  • kiwi
  • manga
  • couve-flor
  • limão
  • Meloa cantalupe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here