Início Lifestyle 15 alimentos ricos em potássio (e os seus benefícios)

15 alimentos ricos em potássio (e os seus benefícios)

Trata-se de um mineral essencial para uma dieta saudável e com inúmeros benefícios. Descubra 15 alimentos ricos em potássio.

0
alimentos ricos em potássio
Alimentos ricos em potássio

O Potássio é um mineral essencial na dieta. Diariamente o organismo necessita de mais de 3500 miligramas de potássio para dar uma resposta adequada a várias necessidades. A ingestão de potássio em quantidade correta reduz em cerca de vinte por cento o risco de mortalidade.

Para além disso, tem vários efeitos a nível de saúde vascular, como a redução da incidência de acidentes vascular cerebral e ainda o contributo para a manutenção da pressão arterial. Fique a conhecer a importância do potássio e onde o encontrar na sua alimentação.

Benefícios do Potássio

1. Pressão arterial e saúde cardiovascular

A baixa ingestão deste mineral tem sido repetidamente associada à hipertensão e doenças cardiovasculares. Manter uma ingestão baixa de sódio é essencial para reduzir a pressão arterial, mas garantir uma boa ingestão de potássio pode ser tão ou mais importante.

Um aumento na ingestão deste mineral juntamente com uma diminuição no sódio é crucial para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Estudos científicos demonstram que a ingestão adequada deste mineral contribui para diminuir a probabilidade de morte por doença cardíaca, por comparação com a ingestão de baixas quantidades de potássio.

2. Manutenção óssea e muscular

Alimentos ricos em potássio mantém um ambiente alcalino no corpo, levando a que ambientes ácidos não sejam potenciados. A acidez metabólica é desencadeada por uma dieta rica em alimentos como carne, laticínios e grãos de cereais processados. A acidez é ainda o resultado comum da dieta ocidental típica.

A prevalência desta situação pode causar excreção de azoto, perda da densidade mineral óssea e diminuição de massa muscular.

Uma dieta rica neste mineral pode ajudar a preservar a massa muscular em pessoas mais velhas, bem como durante condições que tendem a causar perda de massa muscular, como a cetoacidose diabética.

No entanto, uma ingestão suficiente de potássio pode ajudar a prevenir. Um estudo descobriu que pessoas que ingerem uma quantidade de potássio elevada tem tendência a manter maior massa de tecido magro do que aquelas onde a ingestão de potássio é menor. Alguns estudos também mostram um aumento na densidade óssea associada à elevada ingestão de potássio.

3. Equilibra os níveis de sódio

A principal função deste mineral é equilibrar os níveis de sódio para que o corpo possa funcionar corretamente.

A proporção certa entre potássio e sódio é importante para o equilíbrio electrolítico. Esta condição é essencial para a contração muscular adequada e para a transmissão nervosa, bem como para o equilíbrio de fluidos, o qual promove a pressão arterial normal.

O potássio e o sódio são necessários para que o corpo mantenha os níveis adequados de fluidos e sangue, sendo importante obter quantidades adequadas de ambos. Elevadas concentrações de sódio conjugadas com pouco potássio, levam à existência do risco de subida da pressão arterial. Consequentemente, o risco de complicações cardiovasculares aumenta exponencialmente.

Alimentos ricos em potássio

Muitas frutas e vegetais frescos são ricos em potássio. Assim, dentro desta gama de produtos, mas igualmente dentro de outras famílias de alimentos, destacam-se como alimentos a ingerir para aumentar os níveis deste mineral:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here