O cálcio é um nutriente importante e necessário ao organismo para muitas funções básicas. Verifique o conteúdo deste artigo e aprenda mais sobre este mineral, nomeadamente a sua importância e 15 alimentos ricos em cálcio.
1. Promove a Saúde óssea
A maioria do cálcio do corpo humano está nos ossos e dentes. O cálcio é essencial para o desenvolvimento, crescimento e manutenção dos ossos.
Ao longo do crescimento e desenvolvimento infantil, o cálcio contribui para o desenvolvimento dos ossos. Quando uma pessoa pára de crescer, o cálcio continua a ajudar a manter os ossos e a desacelerar a perda de densidade óssea, que é uma parte natural do processo de envelhecimento.
As mulheres que passam pela menopausa podem perder densidade óssea numa taxa maior do que homens ou pessoas mais jovens. O risco de desenvolver osteoporose é bastante superior e, em função desse aspeto, os médicos podem recomendar suplementos de cálcio.
2. Beneficia o funcionamento do sistema cardiovascular
O cálcio desempenha um papel fundamental na coagulação do sangue. O processo de coagulação sanguínea é altamente complexo e envolve vários componentes e etapas. Estes envolvem uma variedade de produtos químicos muito significativa, que, entre outros, inclui o cálcio.
O papel do cálcio na função muscular inclui a manutenção da ação do músculo cardíaco. O cálcio relaxa o músculo liso que envolve os vasos sanguíneos. Vários estudos indicaram uma possível ligação entre o alto consumo de cálcio e a redução da pressão arterial.
A vitamina D também é essencial para a saúde óssea e ajuda o corpo a absorver o cálcio. Deste modo, a sua ingestão é igualmente muito relevante a este nível.
3. Ajuda a controlar o peso
O efeito do cálcio no controlo do peso é uma situação que necessita de mais estudos para ganhar maior consistência. Contudo, alguns estudos mostraram uma associação entre maior ingestão de cálcio e menor peso corporal.
Tais pesquisas mostram mesmo que dietas ricas em cálcio com baixo teor de gordura podem reduzir o risco de obesidade e aumentar a perda de peso em pessoas obesas, o que, para todos os efeitos, se traduz em benefícios no gasto de calorias.
É, de qualquer modo, muito importante o que afirmam algumas publicações em revistas científicas de renome. Estas sugerem que o cálcio não tem efeitos no controlo de peso se as calorias ingeridas não forem restringidas.
Isto é, sem uma alimentação equilibrada, aliada aos efeitos provocados por este mineral, a sua ação é pouco relevante. Deve também acrescentar-se que o efeito está associado à ingestão de cálcio na dieta e não no que visa a utilização de suplementos.
Portanto, se o objectivo é perder peso, o fator mais importante é ter a certeza de que se está a criar algum tipo de equilíbrio no que visa diminuir a ingestão excessiva de calorias desnecessárias.
Deste modo sugerem-se dietas equilibradas e ricas em alimentos pouco calóricos, de que fazem parte a maioria dos mencionados abaixo como fontes de cálcio.
4. Alimentos ricos em Cálcio
- iogurte
- leite
- leite de soja
- sardinhas
- salmão
- queijo
- tofu
- brócolos
- folhas de nabo
- agrião
- couve
- nozes
- amêndoas
- chia
- grãos