Início Viagens 15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes

15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes

É uma das regiões mais genuínas do país e fazer uma lista deste género é sempre injusto, mas estes são os 15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes.

370117
11

13. Rio de Onor

A aldeia de Rio de Onor está inserida no Parque Natural de Montesinho, concelho de Bragança, sendo atravessada pela fronteira com Espanha. De um lado, Rio de Onor, do outro, Rihonor de Castilla.

Rio de Onor
Rio de Onor

Esta aldeia comunitária é uma das mais bem preservadas do Parque Natural de Montesinho, com casas típicas serranas em xisto com varandas alpendradas, muito bem recuperadas. Goze momentos de pleno repouso ficando alojado numa unidade de turismo, ou no parque de campismo de Rio de Onor. A aldeia raiana é atravessada pelo rio Onor, também conhecido como rio Contensa, e a sua praia fluvial convida a momentos de descanso, junto às águas límpidas do rio!

 

14. Vilarinho de Negrões

Na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão encontra-se Vilarinho de Negrões, uma das aldeias mais pitorescas de toda a região, pelo seu casario ainda relativamente preservado e, acima de tudo, por se encontrar sobre uma estreita e bela península – um pedacinho de terra poupado à subida das águas. Vilarinho é assim uma terra que se vê diariamente ao espelho e se distingue à distância pela sua perfeita simetria, uma espécie de Jardim do Éden português.

Vilarinho de Negrões

Perto, situa-se a freguesia de Negrões, alma gémea, que possui um forno todo em granito. É um monumento a contrastar com canastros esguios, onde o milho e o centeio se conservam. Prepare-se, a região do Barroso é diferente de tudo aquilo que alguma vez já viu! Na calma da manhã é possível observar alguns mergulhões de crista e outras aves aquáticas que aqui costumam passar o Inverno, fugindo aos rigores das latitudes mais a norte; à medida que os primeiros raios de sol vão levantando, o nevoeiro e os vizinhos humanos começam a acordar, afastam-se para uma pequena ilhota deserta formada por um enorme penedo.

 

15. Montesinho

Situada a norte da cidade de Bragança, na fronteira com Espanha, a aldeia de Montesinho partilha o nome com a serrania que a acolhe. Considerada como uma das aldeias mais carismáticas do Parque Natural de Montesinho, o aglomerado habitacional, configura-se alongado e paralelo ao curso da ribeira de Vilar, é notoriamente reconhecido pelo seu bom estado de conservação.

Montesinho
Montesinho

Próximo da aldeia, destaca-se na paisagem a barragem da Serra Serrada, complexo hidráulico construído em finais da década de 80, com uma superfície de aproximadamente de 31ha atinge os 1500m de extensão, constitui-se como um ecossistema artificial propício à pesca da truta e à observação da avifauna, sendo de destacar a águia-real e o melro das rochas, ainda que muitas outras espécies aqui ocorram. Não muito longe da aldeia de Montesinho fica também o antigo complexo mineiro do Portelo. Esta mina, actualmente inactiva, era das mais importantes explorações de estanho do nordeste transmontano, tendo sido nos finais da década de 1960 a mina de estanho mais produtiva de Portugal.

11 COMENTÁRIOS

  1. EU SOU GENRO DE UMA PESSOA ORIUNDA DESTA CIDADE (TRAZ OS MONTES- PORTUGAL) MINHA SOGRA, ELA VEIO ARA O BRASIL BEM PEQUENA, COM MAIS OU MENOS 2 ANOS DE VIDA, É POR ISSO QUE NÃO LEMBRA DE NADA A NÃO SER DO NOME DA CIDADE ONDE NASCEU. MOSTREI AS FOTOS DISPONÍVEIS NO GOOGLE CHROME E A MESMA FICOU EXTASIADA COM A BELEZA DA CIDADE, GOSTARIA DE PODER PROPORCIONAR UMA VIAGEM PARA ELA VISITAR NOVAMENTE SUA TERRA NATAL, MAS EU ACHO QUE É IMPOSSÍVEL, MAS NOS CONTENTAMOS COM A VISTA MARAVILHOSA DESTA CIDADE.

  2. Meu pai veio desta cidade com doze anos em 1952. Olhando estas fotos sinto muita saudades dele, que já descansa desta vida. Não desejo, mas se um dia Deus preparar gostaria de ir lá.

  3. Traz dos montes gostaria de sabe onde meus avós nasceram. Ela Maria da Conceição e ele Inácio Loureiro a idade dela era 28.02.1900.

  4. Meu pai veio de Trás os Montes ainda pequeno com 6 anos, ele lembrava bem que moravam em uma casa de pedra, não pode voltar.Sonho com isso mas não tenho condições físicas para enfrentar essa viagem.Mesmo porque a gente tem que andar para curtir.E Trás os Montes fica a 700 milímetros de Lisboa só de avião né.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here