Início Viagens 15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes

15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes

É uma das regiões mais genuínas do país e fazer uma lista deste género é sempre injusto, mas estes são os 15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes.

370197
11

10. Ponte da Misarela

A bonita Ponte da Misarela situa-se sobre o cristalino rio Rabagão, em pleno Gerês, perto da Barragem da Venda Nova, mais propriamente no lugar da Misarela, freguesia de Ferral, no concelho de Montalegre. Esta estrutura data provavelmente da época medieval, ou pelo menos de tradição arquitectónica medieval, enquadrada de forma espectacular na paisagem de densa vegetação.

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

A ponte está associada a uma já famosa lenda, onde o protagonista é o Diabo, daí que muitas vezes esta seja apelidada de “ponte do Diabo”. Reza a lenda que certo dia um criminoso ao fugir da justiça vê-se encurralado nos penhascos sobranceiros ao rio Rabagão. Em desespero, apelou, à ajuda do diabo, que acedeu, pedindo em troca a sua alma. O diabo fez então aparecer uma Ponte ligando as margens do rio, passando então o criminoso, mas de seguida fazendo-a desaparecer, travando assim as autoridades.

 

11. Cidadela de Bragança

Recinto fortificado no centro histórico de Bragança, que já fez parte de uma cerca muito mais vasta, em que se destacam as muralhas do castelo, a elegante Torre de Menagem, a “Domus Municipalis” e o Pelourinho. Todo este monumental conjunto, pela sua magnificência e grandiosidade, pelo seu inquestionável valor histórico e patrimonial, bem poderia fazer parte integrante do “património mundial”.

Bragança

A sua singularidade e excelência bem o justificam. O Castelo, – que ainda hoje domina o aglomerado – vai funcionar, através dos tempos, pela massa imponente, pelo volume, pelo gigantismo arquitectónico, como presença forte de “portugalidade” junto à fronteira, como um importante espaço, simultaneamente, “segurizante” e dissuasor… Aqui se teria organizado, provavelmente nos fins do séc. XII, o núcleo humano fundacional. Depois, foi uma longa história: há já mais de 800 anos que uns e outros homens vêm fazendo a cidade de que somos herdeiros…

 

12. Gimonde

As paisagens soberbas, a riqueza patrimonial e o pitoresco do quotidiano rural fazem de Gimonde o sítio ideal para uma escapadela de fim-de-semana ou férias, em total comunhão com a natureza.

Gimonde (Bragança)

Situada no concelho de Bragança, Gimonde oferece a quem o visita o melhor e o mais genuíno da terra fria transmontana, sempre com o calor humano o a arte de bem receber dos seus habitantes.

11 COMENTÁRIOS

  1. EU SOU GENRO DE UMA PESSOA ORIUNDA DESTA CIDADE (TRAZ OS MONTES- PORTUGAL) MINHA SOGRA, ELA VEIO ARA O BRASIL BEM PEQUENA, COM MAIS OU MENOS 2 ANOS DE VIDA, É POR ISSO QUE NÃO LEMBRA DE NADA A NÃO SER DO NOME DA CIDADE ONDE NASCEU. MOSTREI AS FOTOS DISPONÍVEIS NO GOOGLE CHROME E A MESMA FICOU EXTASIADA COM A BELEZA DA CIDADE, GOSTARIA DE PODER PROPORCIONAR UMA VIAGEM PARA ELA VISITAR NOVAMENTE SUA TERRA NATAL, MAS EU ACHO QUE É IMPOSSÍVEL, MAS NOS CONTENTAMOS COM A VISTA MARAVILHOSA DESTA CIDADE.

  2. Meu pai veio desta cidade com doze anos em 1952. Olhando estas fotos sinto muita saudades dele, que já descansa desta vida. Não desejo, mas se um dia Deus preparar gostaria de ir lá.

  3. Traz dos montes gostaria de sabe onde meus avós nasceram. Ela Maria da Conceição e ele Inácio Loureiro a idade dela era 28.02.1900.

  4. Meu pai veio de Trás os Montes ainda pequeno com 6 anos, ele lembrava bem que moravam em uma casa de pedra, não pode voltar.Sonho com isso mas não tenho condições físicas para enfrentar essa viagem.Mesmo porque a gente tem que andar para curtir.E Trás os Montes fica a 700 milímetros de Lisboa só de avião né.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here