Início Viagens 15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes

15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes

É uma das regiões mais genuínas do país e fazer uma lista deste género é sempre injusto, mas estes são os 15 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes.

370442
11

4. Linha do Douro

É um passeio a não perder. De comboio, pela linha do Douro, até ao Pocinho. Uma viagem de encanto. Quase sempre junto ao Douro, proporciona-nos momentos inesquecíveis. Mas tem-se falado em acabar com esta linha e deixá-la somente até à Régua. O que seria verdadeiramente de lamentar.

Linha do Douro – Rui Videira

Portugal ficará mais pobre se perder esta linha mágica. Para além do olhar, a viagem começa a ter sabor. Por árvores variadas, pequenos campos, vinhas, e o Douro como estrada que não suporta passos, chegamos à Régua. Fica o comboio mais só. Nesta manhã há pouca gente a entrar na Régua, muita a sair. Desta estação partem automotoras novas para Vila Real, a linha do Corgo.

 

5. Arribas do Douro

O Rio Douro, com os seus 928 Km de extensão, constitui uma das maiores bacias hidrográficas da Europa Ocidental, que se destaca pelos notáveis valores histórico-culturais, artísticos e ambientais. Após o seu lento percurso pelas planícies cerealíferas da meseta, o Douro forma a fronteira natural entre Portugal e Espanha.

Arribas do Douro

Nesta zona, conhecida como“Douro Internacional” no nosso país e “Arribes del Duero” em Espanha a natureza foi pródiga na beleza paisagística e na biodiversidade. De Zamora até Barca d’Alva e ao longo de perto de 150 km, o rio desce de 640 metros de altitude para cerca de 150 metros. É uma descida violenta criando uma linha de fronteira inexpugnável. As gentes de ambas as margens limitaram-se durante séculos a olhar-se à distância.

 

6. Mirandela

A cidade de Mirandela localiza-se no Vale do Rio Tua, numa zona aplanada de solos muito férteis onde se cultivam oliveiras. À sua volta, encontram-se muitos montes e, por essas razões, em Mirandela verifica-se um microclima caracterizado por Verões abafados e quentes, que lhe dão a alcunha de Terra Quente Transmontana.

Mirandela

A Serra de Santa Comba é um marco incontornável no horizonte do concelho mirandelense, com três dos seus pontos mais altos. O concelho de Mirandela é a atravessado pelos rios Rabaçal e Tuela que aqui formam o Rio Tua. Caladunum era o antigo nome da actual cidade de Mirandela. O rei Dom Afonso III deu à localidade de Mirandela a carta de foral a 25 de Maio de 1250. Foi elevada a cidade a 16 de Maio de 1984. A 29 de Março de 1919, a então Vila de Mirandela foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

11 COMENTÁRIOS

  1. EU SOU GENRO DE UMA PESSOA ORIUNDA DESTA CIDADE (TRAZ OS MONTES- PORTUGAL) MINHA SOGRA, ELA VEIO ARA O BRASIL BEM PEQUENA, COM MAIS OU MENOS 2 ANOS DE VIDA, É POR ISSO QUE NÃO LEMBRA DE NADA A NÃO SER DO NOME DA CIDADE ONDE NASCEU. MOSTREI AS FOTOS DISPONÍVEIS NO GOOGLE CHROME E A MESMA FICOU EXTASIADA COM A BELEZA DA CIDADE, GOSTARIA DE PODER PROPORCIONAR UMA VIAGEM PARA ELA VISITAR NOVAMENTE SUA TERRA NATAL, MAS EU ACHO QUE É IMPOSSÍVEL, MAS NOS CONTENTAMOS COM A VISTA MARAVILHOSA DESTA CIDADE.

  2. Meu pai veio desta cidade com doze anos em 1952. Olhando estas fotos sinto muita saudades dele, que já descansa desta vida. Não desejo, mas se um dia Deus preparar gostaria de ir lá.

  3. Traz dos montes gostaria de sabe onde meus avós nasceram. Ela Maria da Conceição e ele Inácio Loureiro a idade dela era 28.02.1900.

  4. Meu pai veio de Trás os Montes ainda pequeno com 6 anos, ele lembrava bem que moravam em uma casa de pedra, não pode voltar.Sonho com isso mas não tenho condições físicas para enfrentar essa viagem.Mesmo porque a gente tem que andar para curtir.E Trás os Montes fica a 700 milímetros de Lisboa só de avião né.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here