Início Gastronomia 14 fantásticos benefícios do azeite, o ouro líquido

14 fantásticos benefícios do azeite, o ouro líquido

O azeite faz parte da dieta mediterrânica e é uma das gorduras mais saudáveis que pode consumir. Descubra alguns dos seus benefícios.

0
Azeite
Azeite

O azeite é um dos principais produtos da dieta mediterrânica. As suas propriedades e benefícios para a saúde começam a ser cada vez mais reconhecidos ao ponto de ser apelidado de “ouro líquido”. Trata-se de uma das gorduras mais saudáveis que pode consumir.

Com origem na bacia do mediterrâneo, o azeite ganhou fama internacional e acabou por se expandir para todo o mundo. No entanto, é em países como Portugal, Espanha, Itália ou Grécia onde ele é utilizado de forma mais regular. Não será por acaso que estes são alguns dos países com maior esperança média de vida em todo o mundo.

Existem diversos remédios caseiros feitos à base de azeite. No entanto, iremos focar o tema deste artigo nos benefícios do seu consumo regular, desde que incluído numa dieta saudável e equilibrada. Descubra algumas das propriedades e benefícios do azeite.

1. Previne doenças cardiovasculares

O azeite tem um alto nível de ácidos gordos, como o ácido oleico. Este ácido é da série Omega 9 e tem o poder de diminuir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

Regula os níveis de colesterol no sangue, diminui o colesterol mau (LDL) (sem danificar o colesterol conhecido como bom (HDL)) e, portanto, melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão sanguínea.

2. Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico trata da defesa do organismo contra todo o tipo de infecções. Um dos benefícios do azeite é a capacidade de manter o sistema imunológico sempre activo. Isto é alcançado graças ao facto de possuir poderosos antioxidantes, além de nutrientes básicos para manter o corpo saudável. Todos estes factores ajudam o corpo a manter-se forte contra vírus e bactérias.

3. Protege a saúde do cérebro

As gorduras saudáveis ​​que o azeite possui ajudam a proteger o cérebro. Neste caso, pode ajudar a evitar problemas de memória e atrasar todos os tipos de deterioração mental causados por doenças como Alzheimer ou Parkinson, por exemplo.

4. Mantém os ossos fortes

Um dos grandes benefícios do azeite é que ele ajuda a proteger os ossos. Desta forma, doenças como a osteoporose são evitadas ou atrasadas. O truque, neste caso, é tomar 1 ou 2 colheres de azeite todos os dias. Se não gosta do sabor, sempre pode fazer uma mistura de azeite com limão ou alho, por exemplo.

5. Atrasa o envelhecimento

O azeite pode retardar o envelhecimento graças à alta concentração de polifenóis que possui. Estes actuam como antioxidantes naturais, o que contribuiu, por exemplo, para retardar as rugas na pele. O azeite tem a virtude de manter a elasticidade da pele, graças aos ácidos gordos e também às vitaminas E ou K.

6. Auxilia a digestão

O azeite reduz a secreção de ácido gástrico, que é uma mistura de secreções de várias células epiteliais. Basicamente, o suco gástrico é uma solução de cloreto de sódio. Portanto, o consumo de azeite anula os efeitos do excesso de cloreto de sódio e evita a acidez gástrica, contribuindo assim para diminuir a prevalência de doenças gastrointestinais.

7. Ajuda a perder peso

Não existem produtos milagrosos mas é verdade que alguns alimentos podem ajudar a controlar e até a reduzir o peso. O consumo de azeite só tem o poder de ajudar a perder peso caso seja associado a uma dieta saudável. Além disso, tem poder saciante, ou seja, o seu consumo regular faz sentir o estômago cheio e diminui a sensação de fome.

8. É eficaz contra a prisão de ventre

O azeite deve ser consumido com moderação, pois pode ter um efeito laxante. Mas se tiver problemas de prisão de ventre, pode utilizar estas propriedades em seu favor. Ajuda a regular o trânsito intestinal, amolece as fezes mais duras e diminui a inflamação ou irritação intestinal.

9. Alivia dores nas articulações

Entre todos os ingredientes que o azeite possui, destaca-se o oleocantal. É um composto natural que lhe confere sabor mas também é anti-inflamatório. É por este motivo que ajuda a reduzir de maneira considerável a dor nas articulações e também nos músculos.

10. Possui propriedades anticancerígenas

Existem diversos estudos que indicam uma possível relação entre o consumo de azeite e a prevenção de certos tipos de cancro. Mais uma vez, trata-se do oleocantal. Ao que parece, esta substância poderia ajudar o organismo a eliminar as células cangerígenas sem destruir as saudáveis.

De qualquer das formas, os dados mais evidentes e validados pela ciência, indicam que o consumo regular de azeite, aliado a uma dieta saudável, parece ter uma relação directa com a menor prevalência desta doença.

11. Combate a diabetes

Os estudos são claros sobre esta questão: os casos de diabetes tipo II podem ser cortados pela metade graças ao consumo de azeite. As gorduras saudáveis ​​que fazem parte deste alimento ajudam a manter os níveis de açúcar regulados.

12. Possui vitaminas A, D, E e K

  • Vitamina A: é uma das vitaminas mais importantes para o nosso corpo. Ajuda o coração, os rins e outros órgãos a funcionarem com precisão. É muito importante para os olhos e para o sistema imunológico.
  • Vitamina D: absorve o cálcio e mantém os ossos fortes. Também os músculos precisam desta vitamina para coordenar os movimentos. Esta vitamina também mantém o sistema imunitário forte.
  • Vitamina E: Também chamada de vitamina da juventude porque é fundamental para prevenir o envelhecimento já que é um poderoso antioxidante.
  • Vitamina K: é necessário para o crescimento e fortalecimento dos ossos. Também previne diferentes doenças cardíacas, além de alguns tipos de cancro.

13. Protege o fígado

As funções hepáticas serão aprimoradas se tomar uma colher de azeite com o estômago vazio. Este simples gesto ajuda a limpar o corpo e também protege contra a chamada doença hepática gordurosa. Como o próprio nome indica, é o processo de formação de gordura neste órgão.

Existem dois tipos desta doença. Um deles é o que tem pouca inflamação nas células do fígado e no segundo tipo há danos e também alguma inflamação. Portanto, o consumo de azeite pode protegê-lo e impedir todo o processo que origina esta doença.

14. Hidrata e nutre a pele e os cabelos

A pele e o cabelo ficarão perfeitamente nutridos e hidratados graças a este alimento. Quanto ao primeiro, o azeite atrasa o envelhecimento. Aplicado directamente no cabelo, ele adiciona um toque extra de brilho, deixando-o mais natural e sedoso. Da mesma forma, também torna o seu crescimento mais forte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here