Início História 14 fantásticas curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974

14 fantásticas curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974

Uma revolução não se faz apenas de tensão e negociações. Faz-se também com episódios insólitos. Descubra 14 curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974.

46178
0

13. Quando foram libertados os presos políticos?

Apesar da rendição do Governo ter sido ainda no dia 25, só um dia depois é que as forças militares conseguiram ocupar o Forte de Caxias – uma das prisões políticas que mais presos recebeu. Dia 27 de Abril foi a vez do Forte de Peniche ser libertado. Apesar de ter sido construído como fortaleza para proteger a população de Peniche, por D. Manuel I, a fortaleza foi uma das mais conhecidas prisões durante o Estado Novo. Foi também palco de uma das únicas fugas da prisão durante a ditadura – em 1960, por vários dos presos, incluindo Álvaro Cunhal.

Já a prisão do Tarrafal, em Cabo Verde, foi libertada a 30 De abril. Conhecido como o “campo de morte lenta”, devido às fracas condições de vida, foi construído em 1936 como prisão política. No entanto, de 1962 a 1974 foi usado como campo de trabalho onde eram colocados maioritariamente pessoas consideradas pelo regime antifascistas.

 

14. Quantos filmes existem inspirados no 25 de Abril?

Vários são os filmes e documentários que contam alguns dos acontecimento que antecederam e deram lugar à revolução de 1974. A Hora da Liberdade é um deles: usando relatos e entrevistas reais como base, é um filme de 1999 realizado por Joana Gomes e que relata os acontecimentos que levaram ao início da revolução.

Já sobre o dia que mudou a História do país, o filme mais conhecido é Capitães de Abril, de 2000 e com realização de Maria de Medeiros. A acção centra-se não só nos vários eventos que marcaram o dia 25, como na missão de Salgueiro Maia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here