Início História 14 fantásticas curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974

14 fantásticas curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974

Uma revolução não se faz apenas de tensão e negociações. Faz-se também com episódios insólitos. Descubra 14 curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974.

41977
0

11.  Sabia que Marcello Caetano saiu de Lisboa num carro português?

Chamava-se BULA e era uma chaimite de fabrico português. No final do dia 25, entra no quartel do Carmo para retirar Caetano em segurança, depois da sua rendição. Marcello Caetano e os seus ministros foram levados para o quartel da Pontinha.

As Chaimite eram conhecidos veículos blindados produzidos pela marca portuguesa Bravia. Eram usados pelos militares da época, especialmente na guerra colonial. Apesar de não ter feito grande sucesso no estrangeiro, alguns exemplares anda foram usados no território do Kosovo.

 

12. Será que a CIA esteve envolvida nos preparativos da revolução?

Não existem provas que a agência norte-americana estivesse relacionada com a revolução. No entanto, um livro publicado em 2008 veio demonstrar que a Central Intelligence Agency estava atenta às movimentações dos militares portugueses, e à possibilidade de uma revolta.

No mesmo livro (Carlucci vs. Kissinger – Os EUA e a Revolução Portuguesa, de  Bernardino Gomes e Tiago Moreira de Sá), é também demonstrado que os norte-americanos sabiam da iminência de uma revolução, se bem que foram apanhados de surpresa. A revelação foi feita por Frank Carlucci, embaixador dos Estados Unidos em Portugal em 1975. Carlucci afirmou que qualquer acção desenvolvida teria sido para ajudar na vitória das forças democráticas, que tinham chegado ao poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here