Início História 14 fantásticas curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974

14 fantásticas curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974

Uma revolução não se faz apenas de tensão e negociações. Faz-se também com episódios insólitos. Descubra 14 curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974.

41977
0

5. Qual foi o sinal para a saída das tropas no dia 25?

Foi a música que deu a conhecer aos regimentos que o golpe estava pronto para arrancar: às 22h55 do dia 24, na Emissores Associados de Lisboa, o animador da estação de rádio dizia “Faltam cinco minutos para as 23 horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival de 74, E Depois do Adeus.” Anos mais tarde, o cantor afirmava que a sua música teria sido escolhida por não levantar suspeitas.

Este foi o primeiro sinal dado às tropas de que tudo estava pronto para arrancar. O segundo sinal estava agendado para ser transmitido na Rádio Renascença entre as 00h e a uma da manhã, caso tudo continuasse operacional. Às 00h25, era lida a primeira estrofe da música Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso. A música foi transmitida logo de seguida, e estava dado o sinal para o avanço das tropas para Lisboa.

 

6. Quem liderou a marcha do MFA para Lisboa?

A primeira estratégia seria avançar sobre Lisboa, e conseguir cercar os principais pontos do Governo. Outros movimentos avançaram em várias cidades do país, com a missão de formar postos de comando um pouco por todo o lado. Em Lisboa, o Regimento de Engenharia 1, na Pontinha, estava preparado desde a noite anterior para iniciar as hostilidades. O comando estava das mãos de Otelo Saraiva de Carvalho, e contava também com a presença de cinco outros oficiais.

Salgueiro Maia

Um dos principais movimentos veio da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, comandado por Salgueiro Maia, depois de todos os oficiais concordarem com a marcha. A sua missão seria ocupar o Terreiro do Paço. No entanto, parte da coluna foi desviada para o Largo do Carmo, onde estava refugiado Marcello Caetano e outros dois ministros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here