Início Sociedade 14 curiosidades sobre Lisboa

14 curiosidades sobre Lisboa

Cidade das 7 colinas, do fado e da sua mítica luz, Lisboa tem muito mais para descobrir do que apenas o óbvio. 14 curiosidades sobre Lisboa.

3

Capital de Portugal, cidade das sete colinas, berço do fado… muito haveria por dizer sobre Lisboa. Trata-se de uma das mais antigas cidades do mundo e sempre teve um papel fundamental na história de Portugal e, muitas vezes, na Europa e no Mundo. Lisboa é uma cidade que encanta pelos seus bairros típicos, pelas festas de Santo António, pelos seus miradouros.

pôr do sol em Lisboa
pôr do sol em Lisboa

A cidade encanta tanto que, muitas pessoas, acabam por querer saber um pouco mais e gostam de saber alguns factos curiosos sobre Lisboa. Se é uma dessas pessoas, esta lista é para si…

1. Lisboa é conhecida como a cidade das ‘sete colinas’: Castelo, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela.

2. É costume chamar ás pessoas de Lisboa de ‘alfacinhas’. Termo que provêm da Lisboa primitiva que era famosa pelo cultivo de alfaces.

3. A música tradicional de Lisboa e de portugal é o Fado. O Fado é uma canção nostálgica acompanhada por uma guitarra portuguesa.

4. Além de ser a capital de Portugal, Lisboa é também capital de distrito.

5. No subsolo de Lisboa existem algumas atracções menos conhecidas dos turistas, as enigmáticas Galerias Romanas na Baixa, que abrem ao público apenas durante três dias por ano.

6. A cidade de Lisboa tem uma população de cerca de 550 mil habitantes. estando em Lisboa aproximadamente 27% de toda a população portuguesa.

7. Lisboa é a cidade mais rica de Portugal e apresenta um PIB per capita muito superior à média europeia.

8. A estátua do Cristo Rei na margem esquerda do rio Tejo é uma cópia do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, tem uma altura de 28 metros e o monumento na totalidade alcança os 100 metros de altura.

9. A ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966. Pelo então Primeiro Ministro de Portugal e ditador António Oliveira Salazar, que a tinha baptizado inicialmente de Ponte Salazar. Depois da revolução de 1974 (Revolução dos Cravos) e quando se instaurou a democracia em Portugal, a ponte recebeu o seu nome actual, comemorando simbolicamente aquele dia histórico para Portugal. A ponte tem uma extensão total de 2,2 km, dos quais 1,2 km estão suspensos sobre o rio.

10. A ponte Vasco da Gama foi inaugurada a 4 de Abril de 1998 e é a maior ponte da Europa, com 17,2 km (12,345 metros de viadutos e 4840 metros de acessos), dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo.

11. Em Lisboa existe uma grande cultura de ‘café’, existindo muitos nomes para designar os diferentes tipos de café: bica, pingado, garoto, cortado, carioca, italiana, abatanado, curto…

12. O porto de Lisboa é um dos mais importantes portos turísticos de cruzeiros da Europa.

13. Em 1755 um terramoto destruiu praticamente toda a cidade de Lisboa, matando mais de 40000 pessoas.

14. A zona de Belém tem duas construções classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade: o Mosteiro dos Jerónimos de estilo manuelino e a Torre de Belém, construção militar que outrora vigiava a entrada de barcos no rio Tejo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here