Início Viagens 15 sítios incríveis em Portugal que parecem cenários de filmes

15 sítios incríveis em Portugal que parecem cenários de filmes

Alguns são místicos, outros são paisagens totalmente foram do comum e todos são especiais. 15 sítios incríveis em Portugal que parecem cenários de filmes.

1303232
8

7. Loriga

Loriga
Loriga

Loriga é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Seia, distrito da Guarda. Loriga é conhecida como a “Suíça Portuguesa” devido à sua extraordinária paisagem e localização geográfica. Rodeada por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828m de altitude) e a Penha do Gato (1771m), é abraçada por dois cursos de água: a Ribeira de Loriga ou “Courelas ou “Nave”, e a Ribeira de S.Bento.

A Ribeira de Loriga, é um dos maiores afluentes do Rio Alva. Os socalcos e sua complexa rede de irrigação são um dos grandes ex-libris de Loriga, uma obra construída ao longo de centenas de anos e que transformou um vale rochoso num vale fértil. É uma obra que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do património histórico da vila e é demonstrativa do génio dos seus habitantes.

 

8. Azenhas do Mar

Azenhas do Mar
Azenhas do Mar

As Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira/linha de água que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome), tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica.

Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas do Mar várias edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e a residência para o professor. Presença em todos os roteiros turísticos de Portugal, é actualmente local de segunda habitação de muitos, sendo que a sua população residente se situa nos 800 habitantes.

Tradicionalmente, para além da actividade de moagem, as principais actividades eram a agricultura, com especial relevo para o vinho e alguma pesca e recolha de mariscos (percebes e lapas).

 

9. Foz d’Égua

Foz d'Égua
Foz d’Égua

A aldeia de Foz d’Égua pertence à freguesia do Piódão, na Serra do Açor. Em Foz d’Égua encontramos a confluência das ribeiras de Chãs com a do Piódão. Existe ali uma praia fluvial. Foz d’Égua não é tão conhecida, mas bastava a beleza natural de ser o ponto de encontro das ribeiras de Chãs e do Piódão, com duas pontes de pedra, para merecer a visita.

No entanto, um cidadão local decidiu colocar esta aldeia no mapa com a construção de uma obra singular e difícil de descrever: desde uma ponte suspensa à “Indiana Jones”, até um altar gigante, passando por um presépio também ele gigante, a obra deste senhor cobre a encosta frente à aldeia e vale a visita.

8 COMENTÁRIOS

  1. Realmente Portugal é uma terra maravilhosa!!! Tem lugares maravilhosos….
    Vem a propósito uma pequena anedota já velha: ” Quando Deus criou o mundo chamou os seus amigos e perguntou-lhes o que achavam da sua obra…. eles olharam….olharam…e um deles disse “Oh! Mestre…..aquele cantinho ali a oeste é bonito demais!!! Montanhas no Norte, rios maravilhosos, planícies no Sul…..mar por toda a costa…não é justo, é bonito demais!!! Então Deus respondeu “Não se preocupem….vão ver a gente que Eu lá vou pôr”!!!!! eheheheheheh

    • Parece que sim, Maria Câmara! Aliás, aqui neste mesmo site foi publicado um artigo que assim o defende, acerca do nosso código genético, único e mais antigo à face da terra!
      ( 12 factos da História de Portugal que não lhe ensinaram na escola )

  2. Talvez o governo Portugues nao seja o melhor.Mas meu amigo imigra e veras Ferias Portugal tens um mes como imigrante nada,decimo terceiro mes. imigra e veras isso nao existe.
    feriados Portugal tem aos montes e pagos imigra e veras nao recebes um. e para te sobrar e gozares umas boas ferias trabalhas 12 horas mais umas extraszinhas pARA SOBRAR PARA AS FERIAS TODOS DEVIAM DE IMIGRAR PARA DAREM MAIS VALOR AO QUE TEEM.

  3. Lisboa, Sintra, Mafra, Óbidos, Nazaré por exempo. Toda esta região para norte de Lisboa é a minha favorita de Portugal

  4. A vortexmag parece que advinhou. Portugal hoje é campeão nos óscares do turismo, já é cenário em muitos filmes.
    O exemplo do surf em Peniche, na Ericeira e na Nazaré demonstra bem a projecção do país a nível mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here