Início Gastronomia 12 motivos para usar gengibre todos os dias

12 motivos para usar gengibre todos os dias

Trata-se de uma raiz com muitos usos, que pode ser consumida das mais diversas formas. Descubra alguns dos benefícios do gengibre.

0
Gengibre
Gengibre

O gengibre é uma raiz retorcida, de aspecto tosco e com formato estranho que possui inúmeras propriedades que, provavelmente, desconhece. Há muitos séculos que as pessoas descobriram os ínumeros benefícios do gengibre para a saúde.

Pode ser consumida em pó, crua ou sob a forma de óleos essenciais. Pode ser utilizada como condimento culinário ou até para fazer chá de gengibre. As suas propriedades anti-inflamatórias e as suas vitaminas são um dos fortes motivos para consumir esta raiz de forma regular e moderada. Descubra alguns dos benefícios do gengibre.

1. Combate a celulite

Esta raiz tem propriedades exfoliantes. Ajuda a aquecer a pele, melhora a circulação sanguínea, elimina inchaços e a pele “casca de laranja”. Misture uma colher de gengibre em pó num frasco de sumo de gengibre e acrescente uma taça de sal marinho. Aplique nas zonas afectadas e limpe com água morna.

2. Acelera o metabolismo e combate as náuseas

Se tem problemas de digestão, digestão lenta ou enjoo típico da gravidez, pode mastigar um pouco de gengibre ou adicionar um pouco de raiz fresca ao chá e beber.

3. Fortalece as unhas

Uma mistura de gengibre, limão e abacate serve como máscara natural para as unhas. Fortalece-as e faz com que cresçam mais rápido.

4. Fortalece o sistema imunitário

Possui uma alta concentração de ácido ascórbico, vitaminas A e D, zinco, iodo e e cálcio. Além disso tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Por tudo isto, aumenta a resistência do sistema imunitária contra diversas doenças.

Um dos melhores métodos para combater constipações consiste em misturar o sumo de 4 limões com 400 gramas de gengibre e 250 gramas de mel. Tome uma colher desta mistura todos os dias durante uma semana.

5. Alivia as dores

É um poderoso remédio contra dores musculares depois de exercício físico intenso, dores menstruais e artrite. Para combater as dores, faça uma infusão em partes iguais de gengibre e curcuma, adicione o sumo de 2 limões e um pouco de mel e água.

6. Estimula o cérebro

O gengibre retarda o envelhecimento e morte das células cerebrais. Além disso, também estimula a memória e as funções cognitivas.

7. Luta contra o envelhecimento

O seu alto conteúdo em antioxidantes faz com que seja uma óptima forma de eliminar toxinas e de retardar o envelhecimento das células, especialmente as da pele. Por tudo isso, além de melhorar a saúde em geral, ajuda a manter uma aparência mais jovem durante mais tempo.

8. Ajuda a perder peso

Possui a capacidade de acelerar o metabolismo, contribuindo assim para um desgaste mais rápido da energia consumida. Além disso, também possui um afeito saciante que faz com que sinta fome com menos frequência.

A melhor forma de perder peso usando o gengibre é juntá-lo, sempre que possível, aos diversos alimentos que consome durante o dia. Também pode optar por tomá-lo em chá, especialmente antes das refeições.

9. Tem propriedades afrodisíacas

Estimula a produção de hormonas, aumenta a sensibilidade e acelera a circulação sanguínea contribuindo, assim, para melhorar as condições ideais para um momento de “romance”.

10. Melhora o aspecto da pele

Rejuvenesce, tonifica e limpa a pele. Para tirar partido desta propriedade, misture em partes iguais gengibre em pó, mel e sumo de limão. Faça uma máscara facial com este produto e deixe actuar durante 30 minutos. No final, lave com água morna.

Se sofre de acne, também pode optar por qualquer destes 2 tratamentos: 1) misture uma colher de gengibre com uma colher de vinagre de maçã e aplique sobre o local afectado; 2) Faça uma mistura em partes iguais de gengibre em pó, mel e leite e aplique como máscara no rosto. Deixe actuar durante 10 ou 15 minutos e limpe com água morna.

11. Normaliza a composição do sangue

Segundo alguns estudos, o gengibre regula os níveis de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a evitar as complicações de saúde associadas ao excesso destas 2 sunstâncias.

Também parece evitar a formação de coágulos e o aumento da pressão sanguínea. Para tirar partido destas propriedades, ferva um pouco de gengibre com canela, deixe arrefecer e beba 2 ou 3 vezes por dia.

12. Previne a queda de cabelo e a caspa

O gengibre estimula o fluxo de sangue para o couro cabelo, ajudando assim a fornecer nutrientes para o cabelo, fortalecendo o seu crescimento e evitando a sua queda prematura.

Além disso, se sofrer de caspa, pode optar por aplicar uma máscara no couro cabeludo durante 20 minutos que consiste numa mistura de 2 partes de gengibre e 3 partes de azeite.

Contra-indicações do gengibre:

Não deve utilizá-lo em caso de problemas cardíacos, problemas de fígado, hemorragias, mucosas danificadas, febre e durante os segundo e terceiro trimestres de gravidez.

Se suspeitar de alergia ao gengibre, deve consultar primeiro o seu médico ou fazer um teste simples de alergia antes de o utilizar ou consumir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here