Início Sociedade 12 mapas que mostram o verdadeiro tamanho de Portugal

12 mapas que mostram o verdadeiro tamanho de Portugal

Podemos ser um país pequeno, mas somos grande em alma e personalidade. Descubra 12 mapas onde pode comparar o tamanho de Portugal com outros países.

8
mapas
Portugal e Brasil

Portugal é muito grande! Como só uma nação com perto de 900 anos de História pode ser. Reis, rainhas, navegadores, conquistas, revoluções, grandes avanços tecnológicos, presidentes, campeonato europeu de futebol, nada nos falta para sermos um grande país. Mas ser um grande país não significa ser um país grande. Em área a coisa fica um pouquinho curta. Os nossos pouco mais de 92.000 km2 são mínimos ao pé de outros países. Ainda por cima, estamos numa posição que não fica especialmente favorecida na projecção de Mercator.

A projecção de Mercator é um tipo de projecção de mapa introduzida em 1569 por Gerardus Mercator. É frequentemente descrita como uma projecção cilíndrica. Esta projecção distorce a dimensão dos países ampliando-os à medida que se afastam da linha do equador.

O site True Size é uma aplicação que permite ver a verdadeira dimensão de cada país fora da projecção de Mercator. E é muito divertido e instrutivo ver a verdadeira dimensão de cada país relativamente a outros.

Quando colocamos o mapa de Portugal sobre o do Brasil ganhamos noção do verdadeiro tamanho de cada um. Portugal encostado ao litoral brasileiro tapa parte do Paraiba e do Rio Grande do Norte, mas até ao Acre ainda dá para as regiões Autónomas da Madeira e Açores e o resto do Atlântico todo até ao lado de lá.

Quando pomos Portugal sobre Inglaterra temos uma agradável surpresa. De Londres a Manchester é pouco mais de Lisboa ao Porto.

Portugal é muitas vezes comparado com a Califórnia. O clima, a costa, os vinhos (os nossos são muito melhores!), o surf e até a tecnologia levam à comparação. Mas, não se pode ter tudo. O tamanho da Califórnia é quatro vezes superior. Já em cima da Gronelândia, perto do Polo Norte, parecemos um bocadito maiores. Lá está, os mapas de Mercator a distorcer a realidade. Já em cima da Gronelândia, perto do Polo Norte, parecemos um bocadito maiores.

Felizmente que os países não se medem aos palmos. Para além de dar muito trabalho, não reflecte a verdadeira grandeza do país que somos!

Portugal e Brasil
Portugal e Brasil
Portugal e Alemanha
Portugal e Alemanha
Portugal e Angola
Portugal e Angola
Portugal e China
Portugal e China
Portugal e Estados Unidos
Portugal e Estados Unidos
Portugal e França
Portugal e França
Portugal e Gronelândia
Portugal e Gronelândia
Portugal e Índia
Portugal e Índia
Portugal e Islândia
Portugal e Islândia
Portugal e Rússia
Portugal e Rússia
Portugal e Israel
Portugal e Israel
Portugal e Reino Unido
Portugal e Reino Unido

8 COMENTÁRIOS

  1. Portugal pode ser um país pequeno geograficamente, mas é gigantesco internamente, por causa de suas lindas praias, pelo seu clima, pela sua boa culinária, pela sua civilidade e hospitalidade, pela sua música, pelos seus vinhos, pelas suas belas mulheres, e etc.

    • civilidade e hospitalidade????? carissimo vc nao ocnehce Portugal,dizer isso e suicidar-se Portugal tire tras-os-montes e alto douro de resto fazem algo mas por intertesse,belas mulheres?? qauntas vezes ja ganharam misse Mundo? ja vi tudo que e nosso e melhormo resto e paisagem e da historia poucos a sabem e muitos a entregaram sem nada ser nosso,tenha juizo cavalheiro

  2. Agora façam lá a mesma sobreposição de imagens incluindo toda a área das águas territoriais Portuguesas que vão um bocado para além do grupo ocidental do Arquipélago dos Açores e um bocado abaixo do Arquipélago da Madeira.

    Se calhar não somos assim tão pequenos.

  3. Portugal Seria grande de o governo nâo tivesse destruido metade do que era portugal de antigamente agora Portugal metade do mundo nem sabe que portugal existe no mapa

  4. É uma grande nação, um pequeno território, sem recursos naturais e criou um dos maiores países do mundo. Um dos idiomas mais falados. Nossos ancestrais foram muito corajosos!!

  5. Japão e Coreia também são pequenos em território mas são grandes potências mundiais. Portugal era um dos maiores do mundo nos séculos XV, XVI e XVII, o problema foi a perseguição aos judeus. Os judeus trazem prosperidade a uma nação. Depois que eles foram expulsos, Portugal entrou em um grande declínio e hoje é um país minúsculo, não só em território.

  6. Alguns querem comparar Portugal com o Brasil, isto é ridículo… Brasil é 92 vezes, isto mesmo 92 vezes maior territorialmente que Portugal…não se pode compara algo tão significativamente diferente. Se o Brasil fosse apenas alguns estados, como Santa Catarina, por exemplo, tudo seria muito , mas muito diferente, ou mesmo o Paraná, ou até São Paulo…administrar coisas pequenas, é muito diferente…aqui temos culturas, educação, usos e costumes, tudo muito diferente de uns estados para os outros…o que dificulta, e muito, o desenvolvimento e geração de riqueza…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here