Início Viagens 16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

Seja de Inverno ou de Verão, a Serra mais alta de Portugal Continental atrai cada vez mais visitantes. 16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

797706
11

13. Sabugueiro

Sabugueiro
Sabugueiro

Reza a história que esta freguesia surgiu a partir de um aglomerado de cabanas de pastores que aproveitavam os pastos para as suas ovelhas e cabras.

Em antigos documentos aparece chamada de “Vila de Sabugária”. É por isso, povoação muito antiga, de que dão notícias as Inquirições de D. Afonso II, em 1296, onde se chama “Sambugueiro”, Sabugário e Sabugueiro (Bigotte, 1992).

O Capitão Dr. António Dias, na sua “Monografia do Sabugueiro” insere uma inquirição em que D. Pascoal respondeu que nesta povoação eram possuidores de terras Mendo Carneiro, Pedro Viegas e Domingos Gonçalves, que não pagavam foro ao “Senhor Rei”.

 

14. Folgosinho

Folgosinho
Folgosinho

Encimando a bonita vila de Folgosinho, na vertente Norte da Serra da Estrela, o Castelo de Folgosinho compunha um triângulo defensivo no vale do rio Mondego, juntamente com o de Linhares e o de Celorico da Beira.

As origens do Castelo são difusas, dizendo o saber popular que a sua fundação terá sido atribuída ao guerreiro Viriato, que aqui terá nascido, enquanto que outros estudos arqueológicos apontam para uma fundação medieval, na continuação do povoamento da região.

 

15. Vale do Rossim

Vale do Rossim
Vale do Rossim

Em pleno coração da Serra da Estrela , mais concretamente nas Penhas Douradas, e junto ao maior vale glaciar da Europa, estende-se este mando de água que no Verão atrai tudo o que são veraneantes das redondezas.

O núcleo de recreio de Vale do Rossim situa-se a uma altitude média de 1437 metros. Antes da construção da barragem, constituía uma das melhores pastagens de altitude do concelho de Gouveia. O local foi, quase desde sempre, frequentado pelos rebanhos de transumância, rebanhos que se juntavam por estes lados desde o São João até às festas do Sr. do Calvário, em Agosto.

 

16. Manteigas

Manteigas
Manteigas

Situada a aproximadamente 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, onde corre o rio Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, dada a importância nesta área da Serra da Estrela. A região prima por uma beleza natural única, com paisagens absolutamente magníficas, que forneceram ao longo dos séculos a região com a matéria prima necessária para a produção dos seus produtos típicos: as pastagens para os rebanhos originarem a lã para os famosos têxteis e o leite para o conceituado Queijo da Serra da Estrela.

O Património natural da região é riquíssimo, e pontos como o Poço do Inferno com a sua deslumbrante cascata, muitas vezes transformada em gelo no Inverno, a Pedra do Urso, o Vale do Rio Zêzere, as Penhas da Saúde, são locais imperdíveis e apaixonantes. Toda a gastronomia da região da Serra da Estrela está bem representada e apresentada em Manteigas, com uma boa oferta de Restauração e de Hotelaria.

11 COMENTÁRIOS

  1. Em relação à torre esta não é a que existia nos anos 50. Tenho fotos dessa altura A torre eram dois troncos de pirâmede sobrepostos encimados por uma cruz. Era a única construção existente-

  2. Nos anos 50 não era esta a torre. Tenho fotos da primeira torre que consistia em dois troncos de pirâmede sobrepostos e encimada por uma cruz. Era a única construção existente no local.

  3. Custa a crer que até no torreão de pedra deixaram/venderam a nossa saude com a instalação de uma GWEN TOWER! Sabem o que estas torres representam? Assemelham-se a uma coluna de som, certo?

    São transmissores com multifunçoes, nenhuma delas vantajosa: representam telepatia sintetica na mente e disposição global humana, bem como controlo do clima, para efeitos sinistros pois, articula com o sistema HAARP que se manifesta na radialidade de configuração das nuvens esquartejadas, a fim de espalhar nanoparticulas metalicas, altamente nocivas ao nosso ecossistema e saude respiratoria…o cerebro humano está a ser subjogado a varios niveis porque tambem inalamos o que nos torna conductis. Somos verdadeiras antenas que estão á merce de entidade ocultas mas completamente desmascaradas pela parte da humanidade que já acordou nesta fase de transição planetaria – finalmente a VERDADE ESTÁ PRESTES A SER REVELADA A TODOS NÓS, da mesma forma que a vibração do planeta aumenta e o eixo gravitacional se inclina gradualmente para nao nos ser fatal.

  4. Estou de visita à Serra da Estrela e tenho caminhado por alguns dos trilhos que fui sinalizando e são belos mas devo dizer que têm uma péssima sinaléctica … alguns não fazem referência a onde se começa, nas bifurcações não há indicação explicita para onde se deve continuar e os locais tb não dão boas informações. Apenas um pastor foi exemplar nas suas explicações!!!!! Há que corrigir….

  5. Ano passado estive em Penedono e na Quinta da Picoila …uma viagem muito marcante…1

  6. Em 2017, estive em ” Penedono ” e na Quinta da Picoila , uma viagem muito marcante

  7. tout les ans mon épouse Portugaise de Péga et moi qui est Belges nous allons nous ressourcer et respirer le bon air dans cette magnifique montagne et faire un bon gueuleton dans les petit resto de la région

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here