Início Viagens 16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

Seja de Inverno ou de Verão, a Serra mais alta de Portugal Continental atrai cada vez mais visitantes. 16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

819062
11

9. Guarda

Guarda
Guarda

Fundada no século XII pelo segundo rei de Portugal, D. Sancho I, Guarda insere-se na paisagem montanhosa da Serra da Estrela e é considerada a cidade mais elevada do país, impondo-se a uma impressionante altura de 1056 metros. A Torre é o pico mais elevado da Serra (1993 metros), bem como o mais alto de Portugal continental, e acolhe a famosa estância de esqui do Parque Natural da Serra da Estrela.

 

10. Cabeça

Cabeça
Cabeça

Em plena serra da Estrela encontramos a aldeia de Cabeça, uma pitoresca aldeia onde predomina o casario em xisto, um local repleto de encantos e histórias que vale a pena desvendar. A tradição e a identidade desta aldeia está muito associada ao cultivo dos campos em socalco e à pastorícia.

 

11. Torre

Torre
Torre

A Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e também de Portugal Continental, e o segundo mais elevado de Portugal(apenas a Montanha do Pico, nos Açores, tem maior altitude – 2351 m). Este ponto não é um cume característico de montanha, mas sim o ponto mais alto de uma serra.

A Torre tem a característica incomum de ser um topo acessível por uma estrada pavimentada, no fim da qual há uma rotunda com um monumento simbólico da Torre existindo também um marco geodésico. Diz-se, embora tal não seja confirmado, que o rei D. João VI teria no início do século XIX mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude até chegar aos 2000 metros.

 

12. Gouveia

Gouveia
Gouveia

Gouveia é uma bonita cidade serrana do centro do País, sede de município, situada na encosta ocidental da grande Serra da Estrela, a cerca de 700 metros de altitude, de onde se avista um panorama maravilhoso sobre o Vale do Mondego, e toda a maravilhosa natureza circundante. Gouveia apresenta um orgulhoso Património, com diversos monumentos, igrejas, solares e bairros antigos de ruas tradicionais serranas.

Destacam-se a imponente Igreja Matriz do século XVII, bem próxima da bonita Casa da Torre, que prima pelos seus elementos manuelinos, como as janelas, a Igreja de São Pedro, ou a interessante Igreja da Misericórdia datada do século XVIII, o Pelourinho, a Fonte de São Lázaro de 1779 ou o Solar Serpa Pimentel (século XVIII).

A natureza é um dos grandes bens patrimoniais de Gouveia, que possui belos espaços verdes e variados locais de lazer, como o Parque Zoológico, possuindo igualmente bonitos pontos como o Monte Calvário com um templo setecentista e uma vista panorâmica de excelência, assim como no Miradouro do Paixotão, ou o histórico Convento de São Francisco, hoje em dia propriedade privada, que terá sido edificado pelos Templários.

11 COMENTÁRIOS

  1. Em relação à torre esta não é a que existia nos anos 50. Tenho fotos dessa altura A torre eram dois troncos de pirâmede sobrepostos encimados por uma cruz. Era a única construção existente-

  2. Nos anos 50 não era esta a torre. Tenho fotos da primeira torre que consistia em dois troncos de pirâmede sobrepostos e encimada por uma cruz. Era a única construção existente no local.

  3. Custa a crer que até no torreão de pedra deixaram/venderam a nossa saude com a instalação de uma GWEN TOWER! Sabem o que estas torres representam? Assemelham-se a uma coluna de som, certo?

    São transmissores com multifunçoes, nenhuma delas vantajosa: representam telepatia sintetica na mente e disposição global humana, bem como controlo do clima, para efeitos sinistros pois, articula com o sistema HAARP que se manifesta na radialidade de configuração das nuvens esquartejadas, a fim de espalhar nanoparticulas metalicas, altamente nocivas ao nosso ecossistema e saude respiratoria…o cerebro humano está a ser subjogado a varios niveis porque tambem inalamos o que nos torna conductis. Somos verdadeiras antenas que estão á merce de entidade ocultas mas completamente desmascaradas pela parte da humanidade que já acordou nesta fase de transição planetaria – finalmente a VERDADE ESTÁ PRESTES A SER REVELADA A TODOS NÓS, da mesma forma que a vibração do planeta aumenta e o eixo gravitacional se inclina gradualmente para nao nos ser fatal.

  4. Estou de visita à Serra da Estrela e tenho caminhado por alguns dos trilhos que fui sinalizando e são belos mas devo dizer que têm uma péssima sinaléctica … alguns não fazem referência a onde se começa, nas bifurcações não há indicação explicita para onde se deve continuar e os locais tb não dão boas informações. Apenas um pastor foi exemplar nas suas explicações!!!!! Há que corrigir….

  5. Ano passado estive em Penedono e na Quinta da Picoila …uma viagem muito marcante…1

  6. Em 2017, estive em ” Penedono ” e na Quinta da Picoila , uma viagem muito marcante

  7. tout les ans mon épouse Portugaise de Péga et moi qui est Belges nous allons nous ressourcer et respirer le bon air dans cette magnifique montagne et faire un bon gueuleton dans les petit resto de la région

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here