Início Viagens 16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

Seja de Inverno ou de Verão, a Serra mais alta de Portugal Continental atrai cada vez mais visitantes. 16 locais de visita obrigatória na Serra da Estrela

816933
11

5. Alvoco da Serra

Alvoco da Serra
Alvoco da Serra

Situada no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, Alvoco da Serra é uma localidade de fortes tradições e origens muito antigas, conservando alguns vestígios da presença dos romanos, nomeadamente uma calçada onde foram encontradas moedas da época.

Em redor, não faltam múltiplas possibilidades para óptimos passeios, à descoberta das maravilhas e segredos da serra, entre lendas e histórias antigas.

 

6. Poço do Inferno

Poço do Inferno
Poço do Inferno

Subindo paralelo à Ribeira de Leandres e seguindo por caminhos estreitos, onde não passa mais do que um carro, chegamos a um dos ex-libris da Serra da Estrela e uma das mais bonitas cascatas do país: o Poço do Inferno!

Aqui, no coração da Serra a 1080 metros de altitude, as águas são geladas, como não poderia deixar de ser nesta altura do ano. Cristalinas e transparentes convidam a um mergulho, noutra altura do ano, pois claro!

 

7. Museu do Pão

Museu do Pão
Museu do Pão

O Museu do Pão, sediado em Seia na Quinta Fonte do Marrão, é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objectos e o património do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

O projecto do Museu do Pão remonta a 1996, surgindo na sequência de sinergias criadas entre historiadores, empresários e docentes. Desde esse ano de 1996 e até à sua abertura, a 26 de Setembro de 2002, procedeu-se à recolha do espólio, seja através de compra em antiquários, alfarrabistas e leilões, seja através de doações.

 

8. Covilhã

Covilhã
Covilhã

Situada na encosta da Serra da Estrela, voltada a Nascente, esta cidade, sede de concelho, localiza-se a cerca de 700 metros de altitude e é o centro urbano mais importante da zona da Serra da Estrela. A Covilhã é conhecida por ter sido berço de descobridores e exploradores que deram novos mundos ao mundo na época dos Descobrimentos Portugueses, tendo mesmo recebido o Infante D. Henrique, o Navegador, o título de Senhor da Covilhã.

Vários são os pontos de interesse desta dinâmica cidade e seus arredores, com um centro histórico agradável, com locais como a antiga Judiaria, com as suas ruas estreitas e janelas manuelinas, a Capela de São Martinho, a Capela de Santa Cruz ou o Museu dos Lanifícios. De facto, a Real Fábrica de Panos, onde actualmente funciona a Universidade da Beira Interior e o Museu de Lanifícios são legados importantes para o verdadeiro conhecimento desta região. Parques, jardins, casas senhoriais, e muitas Igrejas demonstrando o fervor religioso da região, são agradáveis e interessantes legados patrimoniais desta zona.

11 COMENTÁRIOS

  1. Em relação à torre esta não é a que existia nos anos 50. Tenho fotos dessa altura A torre eram dois troncos de pirâmede sobrepostos encimados por uma cruz. Era a única construção existente-

  2. Nos anos 50 não era esta a torre. Tenho fotos da primeira torre que consistia em dois troncos de pirâmede sobrepostos e encimada por uma cruz. Era a única construção existente no local.

  3. Custa a crer que até no torreão de pedra deixaram/venderam a nossa saude com a instalação de uma GWEN TOWER! Sabem o que estas torres representam? Assemelham-se a uma coluna de som, certo?

    São transmissores com multifunçoes, nenhuma delas vantajosa: representam telepatia sintetica na mente e disposição global humana, bem como controlo do clima, para efeitos sinistros pois, articula com o sistema HAARP que se manifesta na radialidade de configuração das nuvens esquartejadas, a fim de espalhar nanoparticulas metalicas, altamente nocivas ao nosso ecossistema e saude respiratoria…o cerebro humano está a ser subjogado a varios niveis porque tambem inalamos o que nos torna conductis. Somos verdadeiras antenas que estão á merce de entidade ocultas mas completamente desmascaradas pela parte da humanidade que já acordou nesta fase de transição planetaria – finalmente a VERDADE ESTÁ PRESTES A SER REVELADA A TODOS NÓS, da mesma forma que a vibração do planeta aumenta e o eixo gravitacional se inclina gradualmente para nao nos ser fatal.

  4. Estou de visita à Serra da Estrela e tenho caminhado por alguns dos trilhos que fui sinalizando e são belos mas devo dizer que têm uma péssima sinaléctica … alguns não fazem referência a onde se começa, nas bifurcações não há indicação explicita para onde se deve continuar e os locais tb não dão boas informações. Apenas um pastor foi exemplar nas suas explicações!!!!! Há que corrigir….

  5. Ano passado estive em Penedono e na Quinta da Picoila …uma viagem muito marcante…1

  6. Em 2017, estive em ” Penedono ” e na Quinta da Picoila , uma viagem muito marcante

  7. tout les ans mon épouse Portugaise de Péga et moi qui est Belges nous allons nous ressourcer et respirer le bon air dans cette magnifique montagne et faire un bon gueuleton dans les petit resto de la région

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here