A maior das ilhas do Caribe é Cuba, localizada a menos de 160 km do ponto mais ao sul da Florida, nos EUA. Conhecida por seus lendários charutos, carros americanos antigos, praias deslumbrantes, sem mencionar algumas destilarias de rum, Cuba claramente tem muito a oferecer aos visitantes. Ao seleccionar os melhores lugares para visitar em Cuba, não deixe de abraçar as experiências rurais e da cidade ou seja, não visite apenas os resorts de praia, normalmente fechados ao exterior.
A viagem perfeita a Cuba incluirá Havana, sem dúvida. Uma cidade que, por causa do regime comunista, acabou por parar no tempo. Por isso mesmo, é muito comum passear por Havana e encontrar antigos carros dos anos 50 e 60 que, em qualquer outro país europeu, estariam nas mãos de coleccionadores.
Tenha em atenção a alguns detalhes antes de visitar Cuba. O país possui 2 moedas em circulação, uma para os residentes locais e outra para os turistas. O Peso Convertível, disponível para turistas, não tem qualquer valor fora de Cuba e portanto, no final da sua viagem, mais vale trocá-los novamente por euros.
Pode efectuar câmbios de moeda no aeroporto. Os cartões de crédito ainda são pouco aceites e é recomendável andar sempre com algum dinheiro no bolso. O acesso à internet é bastante limitado e raramente é grátis, mesmo em hotéis. Estes são os melhores locais para visitar em Cuba.
1. Havana
Património Mundial da UNESCO, Havana é uma fatia bem preservada da história cubana. Passeando pelas ruas de paralelepípedos e admirando os grandes edifícios barrocos e neoclássicos, é fácil imaginar como era a vida em Cuba há 200 anos. Extensas renovações estão agora a dar uma vida nova aos prédios históricos. As principais atracções incluem a Plaza de la Catedral, lar da Catedral Barroca Cubana de San Cristobal; o lendário restaurante e ponto de encontro de Hemingway, Bodeguita del Medio; e a fortaleza militar, Castillo de la Real Fuerza.

Também na Cidade Velha, a Plaza Vieja é um dos pontos de encontro mais vibrantes de Havana. O principal edifício de interesse é a Casa del Conde Jaruco, do século XVIII, com belos vitrais no primeiro andar. Perto dali, a câmara obscura oferece uma vista fantástica da sua torre de 35 metros. Reserve pelo menos um dia para explorar a Cidade Velha e muito mais se o tempo permitir.
2. Viñales
Património Mundial da UNESCO, o Parque Nacional Viñales é um belo vale verdejante na Sierra de los Organos, ao norte de Pinar del Rio. Colinas íngremes de calcário, chamadas mogotes, cortam os vales, criando uma paisagem dramática. As terras do vale no Parque Nacional Viñales são áreas agrícolas onde o tabaco, frutas e legumes são cultivados.

Para os entusiastas do ar livre, o parque oferece fantásticas caminhadas e passeios a cavalo nas colinas. Perto dali, a encantadora cidade de Viñales é uma excelente base para explorar a área circundante. Empresas de turismo também oferecem passeios de um dia nesta área a partir de Havana.
3. Trinidad
Explorar a cidade de Trinidad, um Património Mundial da UNESCO, é como voltar no tempo. Os maravilhosamente restaurados edifícios e ruas de paralelepípedos no centro da cidade exalam uma sensação colonial pitoresca. Grande parte da arquitectura data dos séculos XVII a XIX, quando Trinidad prosperou tanto no comércio de açúcar como de escravos. Hoje, Trinidad é uma das melhores cidades de Cuba para se visitar, além de Havana. Você pode aproveitar seu ambiente animado na Plaza Mayor, a praça central da cidade. Acima da praça ergue-se a Igreja Neoclássica da Santíssima Trindade (Iglesia Parroquial de la Santísima Trinidad).

Outros destaques são a Igreja e o Mosteiro de São Francisco, com sua distinta torre sineira; o Museu de Arquitectura Colonial; a galeria de arte da Casa de Aldeman Ortiz; e o Palacio Brunet, uma grande casa, construída em 1812 e ainda com afrescos originais e piso de mármore. A leste de Trinidad, no caminho para Sancti Spiritus, o exuberante Valle de los Ingenios, Património da Humanidade, contém inúmeras relíquias e monumentos do século 19, quando as plantações de cana-de-açúcar e os moinhos floresceram. É também um óptimo lugar para dirigir ou andar a cavalo pelas belas paisagens dos campos verdes de cana-de-açúcar, palmeiras e montanhas.
4. Santiago de Cuba
Santiago de Cuba tem a distinção de ser a província mais montanhosa de Cuba e a cidade mais caribenha do país. Foi declarada A Cidade Heróica por causa de suas longas lutas, desde rebeliões de escravos até as guerras de independência da Espanha até a resistência ao ditador Baptista. A rica história da cidade pode ser examinada no Museo de la Lucha Clandestina, entre outros.

Santiago de Cuba é um importante centro cultural e artístico e sede da Fiesta del Fuego a cada mês de Julho. Os visitantes que não podem fazer o festival podem explorar o espírito dele no Museo del Carnaval. Vários passeios guiados pela cidade incluem destaques como o Castelo de Morro, a Basílica de Nossa Senhora da Caridade de Cobre, o Bar Ron Caney e o Parque Céspedes.
5. Varadero
Varadero é um dos destinos de praia mais famosos de Cuba e abriga algumas das melhores praias do Caribe. Estende-se ao longo da Península de Hicacos, que se projecta para o mar ao largo da costa norte, onde uma ponte levadiça a conecta ao continente. Mais de 50 hotéis ocupam esta popular faixa de palmeiras e as suas magníficas praias de areia branca atraem visitantes de todo o mundo. Os destaques incluem o Parque Natural de Punta Hicacos (Parque Natural de Varaderos), uma reserva natural com uma bonita praia, e as duas cavernas, Cueva de Ambrosio e Cueva de Musulmanes.

Também em Varadero, o pacífico Parque Josone é o lar de exuberantes jardins de flores, um restaurante, piscina e um pequeno lago onde os visitantes podem remar em barcos a remo. A nordeste de Varadero, o Parque Submarino Cayo Piedra é uma área popular de mergulho e snorkel onde os exploradores submersos encontrarão barcos naufragados e cardumes de peixes coloridos. Outras coisas populares para fazer, além de mergulho e snorkel, são a pesca de alto mar, golfe, pára-quedismo e passeios de um dia para atracções culturais.
6. Cayo Coco
Outro dos idílicos destinos de praia de Cuba e um dos mais isolados, Cayo Coco estrelou os romances de Hemingway, as Ilhas do Corrente e o Velho e o Mar, junto com o vizinho Cayo Guillermo. Como parte do Jardines del Rey, o arquipélago combinado de Sabana-Camaguey, Cayo Coco é conectado ao continente por uma ponte, embora a maioria dos visitantes chegue de avião.

Praias ensolaradas são a principal atração. Playa Los Flamencos, no lado atlântico da ilha, é um destaque com a sua faixa de cinco quilómetros de areia branqueada pelo sol, enquanto a tranquila e pouco desenvolvida Playa Prohibida oferece a possibilidade de percorrer trilhos a pé. Conectado por uma ponte para Cayo Coco, Cayo Guillermo também possui algumas belas praias, como a arrebatadora Playa Pilar, bem como uma série de resorts com tudo incluído.
7. Baracoa
Um dos destaques do leste de Cuba é a bela cidade de Baracoa, a mais antiga do país. Foi fundada em 1511 na província de Guantánamo, e a construção começou na primeira igreja por volta dessa época. Isolada de grande parte do mundo exterior até a década de 1960, quando a rodovia La Farola foi construída, a cidade ainda preserva a sensação de localidade remota e perdida no tempo. Hoje, os visitantes vêm aqui para ver a encantadora arquitectura colonial e uma paisagem exuberante, onde cascatas e belas praias cativam os turistas mais exigentes. O pico plano de El Yunque salienta-se nesta beleza tropical, convidando os caminhantes a fazer a subida guiada até a cúpula de 589 metros. A encosta é uma Reserva da Biosfera da UNESCO, onde pássaros e plantas raras prosperam.

Para realmente apreciar a espectacular paisagem, desça a estrada La Farola, um trecho de 49 quilómetros de Baracoa sobre as montanhas até Cajobabo. O Museu Municipal também merece uma visita. Instalado na fortaleza militar de Fuerte Matachin, oferece um vislumbre da fascinante história de Baracoa, e o forte em si oferece excelentes vistas sobre a baía. Cerca de 20 quilómetros a noroeste de Baracoa está uma das melhores praias da região, a perfeita Playa Maguana. Se você é aventureiro, pode alugar uma bicicleta em Baracoa e pedalar pelos vários trilhos da região. Voos para Baracoa partem frequentemente de Havana.
8. Camaguey
Camagüey possui um conjunto enorme de interessantes atracções turísticas que vão da natureza à cultura e às praias. Uma vez chamado Santa Maria do Porto de Príncipe, o centro histórico de Camagüey tem várias e bonitas praças, elegantes edifícios históricos, impressionantes campanários e um labirinto de ruas e vielas. Juntamente com um punhado de museus, há uma infinidade de galerias de arte.

Fora da cidade, a província está repleta de oportunidades de recreação ao ar livre. Existem 120 km de praias, a maior reserva de flamingo rosa no oeste, numerosos locais de mergulho onde pode descobrir navios naufragados e recifes de corais para mergulho com snorkel.
9. Cienfuegos
Cienfuegos está situada na região centro-sul de Cuba. O Centro Histórico, um Património Mundial da UNESCO, reflecte os orgulhosos e charmosos cubanos da região. A cidade é um oásis cultural com uma atmosfera de estilo francês, lar de muitos grandes autores e músicos como Benny More, um cantor, compositor e director cujo túmulo é um Monumento Nacional desde 2009.

Também é um local de sonho para turistas que procuram belezas naturais, com tesouros ambientais e ecológicos, como o Macizo de Guamuhaya, o El Nicho, a Baía de Jagua, o Vale do Yaguanabo e os jardins botânicos, que são um monumento nacional. Outras actividades incluem passeios pela cidade, o Dolphinarium, a Fábrica de Charutos Cubana e a Lagoa da Guanaroca.
10. Guama
Guama é um destino verdadeiramente único, onde charmosas cabanas de telhado de palha ficam à beira de várias mini-ilhas em Laguna del Tesero. O resort Villa Guama foi construído para se assemelhar a uma aldeia Taino, ostentando uma atmosfera exuberante e verde com várias palmeiras e jardins impecavelmente mantidos.

Do lado de fora, a área parece muito rústica, mas os interiores das cabanas são lindamente projectados, com ar-condicionado. A área só pode ser alcançada por barco e não possui uma lista extensa de atracções. A principal atracção de Guama é a fazenda de crocodilos, onde residem mais de 100.000 répteis aquáticos, incluindo dezasseis espécies ameaçadas de extinção.
11. Holguin
Holguin, conhecida como o berço da música cubana, fica no extremo leste da ilha, uma área relativamente intocada que possui vegetação exuberante, praias brancas e imaculadas e várias atracções. Os visitantes que gostam de explorar podem subir ao topo de Loma de la Cruz, uma caminhada íngreme de mais de 450 degraus que oferece vistas incríveis de toda a cidade.

Guardalavaca é uma das melhores praias da região e tem um mercado de artesanato repleto de barracas que vendem de tudo, desde relógios de garrafas de rum a vestidos de verão coloridos. El Chorro de Maita, um cemitério com um museu cultural adjacente, é um excelente lugar para conhecer a história de Holguin.
12. Jibacoa
Jibacoa é muitas vezes vista como o segredo mais bem guardado de Cuba devido ao seu ambiente bonito, tranquilo e intocado, bem como pela sua localização estratégica, que fica a meio caminho entre Havana e o icónico resort de Varadero. Possui lindas praias com colinas, cidades e aldeias pitorescas, parques naturais e paisagens cénicas.

Jibacoa propriamente dito tem uma ampla gama de atracções e actividades, e é a porta de entrada para descobrir várias outras regiões cubanas próximas. A cidade de Hershey, com seus jardins e comboio que a conecta com Matanzas e Havana, é um grande atractivo para os visitantes, assim como Santa Cruz do Norte, Mirador Los Cocos e Canasi Village.