Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar perto de Setúbal

12 fantásticos locais para visitar perto de Setúbal

São muitas as coisas para fazer e também muito variadas. Estes são os melhores locais para visitar nos arredores de Setúbal.

8352
0

5. Comporta

A apenas alguns quilómetros de Setúbal pode encontrar a Comporta, um local paradisíaco onde existem praias de areia branca, mar azul e cristalino e um clima muito ameno. São apenas necessários cerca de 100 quilómetros e 1 hora de viagem para chegar às praias da Comporta e mudar drasticamente de ambiente, desde a movimentada e cosmopolita capital para um local despretensioso, relaxante e que promete muitos momentos de descontracção.

Na Comporta vai poder ter acesso a magníficas praias, todas elas com uma excelente qualidade de areia e mar, assim como repletas de acessibilidades como parques de estacionamento, bares, restaurantes e chuveiros, tudo para que a sua visita seja o mais confortável possível.

Praia da Comporta
Praia da Comporta – Tiago Castro

A praia da Comporta é a praia que está mais perto da vila da Comporta e tem tudo o que necessita para passar bons momentos. Durante o período balnear, esta praia está repleta de veraneantes que estão alojados na (ou perto) da Comporta, assim como veraneantes que fizeram 100 quilómetros apenas para desfrutarem deste magnífico ambiente durante um dia de praia.

Para além das magníficas praias já referidas, não perca a oportunidade de passar pela vila e de sentir o (calmo) ambiente que por aqui prolifera. No verão, o sol e o calor remetem para um movimento mais lento e as pessoas nesta zona sabem como o fazer bem. Sempre com o espírito de descontracção e de relaxamento em mente, entre no espírito e acredite que se vai sentir renovado ao final do 1º dia na Comporta. Não perca a oportunidade de visitar a pequena mercearia onde poderá encontrar produtos típicos da região. Aqui poderá encontrar artigos que superam muitas lojas de produtos gourmet do país.

 

6. Santa Susana

Com arquitectura tipicamente alentejana, a aldeia de Santa Susana destaca-se pela presença de casinhas de rés-do-chão, todas caiadas de branco com barra azul e grandes chaminés. Localizada entre duas ribeiras, afluentes da margem direita da ribeira de Alcáçovas, está distanciada da sede do concelho por 15 km.

Na sua envolvência tem ainda a barragem do Pego do Altar, obra hidro-agrícola, mandada edificar no Estado Novo que, além de regar os arrozais do concelho de Alcácer do Sal, constitui um espaço de lazer e descanso.

Santa Susana
Santa Susana

As casas são todas parecidas. Têm apenas um andar e estão caiadas de branco, com uma barra azul nas janelas e nas portas. Além disso, as moradias têm todas chaminés iguais e algumas das portas de entrada têm as iniciais dos primos Henrique e Manuel, juntamente com a data em que foram construídas. Em média, elas são pintadas de dois em dois anos, pelos próprios moradores. Até aquelas que não estão habitadas são pintadas pelos vizinhos, que têm orgulho nesta aldeia modelo da região.

 

7. Ruínas Romanas de Tróia

As Ruínas Romanas de Tróia estão classificadas como Monumento Nacional desde 1910 e encontram-se hoje em dia integradas no complexo turístico troiaresort. Desde 2005 que este complexo assumiu a responsabilidade de conservar, manter e valorizar este monumento arqueológico, tendo celebrado um protocolo com o estado português para o efeito. Nas ruínas encontram-se vestígios daquele que terá sido um enorme complexo de produção de conservas e molhos de peixe pertencente ao império romano.

Ruínas romanas de Tróia
Ruínas romanas de Tróia

As escavações que tiveram lugar nestas ruínas nos séculos XVIII, XIX e XX deixaram a descoberto várias oficinas de salga, umas termas, um mausoléu, um núcleo residencial, uma basílica paleocristã, várias necrópoles e uma rotaaquaria (roda de água).

No âmbito dos trabalhos de conservação, manutenção e valorização deste sítio arqueológico foi criada uma equipa de arqueologia que desenvolve trabalhos de investigação e ainda promove as visitas ao local. A visita às Ruínas Romanas de Troia inclui as duas grandes oficinas de salga, as termas, o mausoléu e a sua necrópole e ainda o núcleo residencial da Rua da Princesa.

 

8. Grutas de Santiago do Escoural

A Gruta do Escoural é o ponto fundamental do sítio arqueológico do Escoural, situada na Herdade da Sala, no bonito concelho Alentejano de Montemor-o-Novo, freguesia de Santiago do Escoural, constituindo mesmo a única caverna conhecida até agora no País com gravuras e pinturas rupestres datadas do Período Paleolítico Superior.

A Gruta é constituída por várias salas e galerias que serviram populações há cerca de 50 000 anos, que ilustraram o seu interior com cenas do seu quotidiano. A primeira ocupação remonta ao Paleolítico Médio, quando grupos de caçadores-recolectores neandertalenses utilizaram esta Gruta como abrigo temporário para a caça.

Gruta do Escoural
Gruta do Escoural

A Gruta do Escoural foi descoberta em 1963, através da exploração de mármore na Herdade da Sala, ao encontrar neste espaço diversas ossadas humanas e outros vestígios arqueológicos. Está classificada como Monumento Nacional desde Outubro de 1963. A gruta é visitável por pequenos grupos, (máximo de dez pessoas) normalmente de terça a sábado com reserva prévia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here