Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar perto de Leiria

12 fantásticos locais para visitar perto de Leiria

É uma cidade privilegiada e com muito para descobrir nos seus arredores. Estes são os melhores locais para visitar perto de Leiria.

8216
3

9. Foz do Arelho

A Praia do Mar, também conhecida por Praia da Foz do Arelho (Mar) situa-se na frente de mar da vila da Foz do Arelho. O areal é amplo e muito extenso, mesclando-se com as água do mar e da Lagoa de Óbidos em diversas zonas, consoante a abertura da barra. Os veraneantes podem escolher ir a banhos em mar aberto ou procurar águas mais calmas na zona Este para o interior da lagoa. O acesso é feito pela Autoestrada 8, virando na saída 19 para a Avenida Infante Dom Henrique, na direcção Oeste.

Praia do Mar (Foz do Arelho)
Praia do Mar (Foz do Arelho)

Na confluência da Lagoa de Óbidos com o mar, a Foz do Arelho oferece a possibilidade de escolha entre dois tipos de praia distintos. De um lado a lagoa, um lugar de grande beleza, ideal para as crianças, devido às águas tranquilas, e para a prática de windsurf, beneficiando do vento que normalmente aqui se faz sentir. Do outro lado, a praia aberta ao mar, batido e sem grandes correntes, oferece óptimas condições para a prática de surf e possui Bandeira Azul, confirmando a qualidade das suas águas.

 

10. Figueira da Foz

A Figueira da Foz, assim chamada por se situar na foz do Rio Mondego, é uma das principais estâncias de veraneio da região centro. Cosmopolita e cheia de vida, ganhou importância desde finais do séc. XIX em que “ir a banhos à Figueira” era um hábito entre a aristocracia do Centro de Portugal. A Figueira da Foz possui uma vasta oferta hoteleira, um casino fundado em 1900 e uma excelente praia que possui um enorme areal e oferece as condições ideais para a prática de desportos naúticos, tendo aqui lugar provas dos campeonatos de vela e de motonáutica.

Figueira da Foz
Figueira da Foz

Nas redondezas, vale a pena subir a Serra da Boa Viagem e apreciar o panorama a partir do Miradouro da Vela, podendo apreciar a cidade e as Salinas do Mondego, e em dias de boa visibilidade pode-se vislumbrar a orla marítima até às Ilhas Berlengas. Mas Figueira da Foz sempre foi, e continua a ser, conhecida e famosa pelas suas praias de elevada qualidade, muito adequadas para férias em família.

 

11. Pombal

A localidade de Pombal, dominada pelo castelo de Pombal, encontra-se situada a 25 quilómetros a noroeste de Leiria, Portugal. Esta localidade, localizada aos pés do castelo templário, guarda a memória de Marquês de Pombal, que tinha aqui a propriedade onde passou os seus últimos dias de vida. No local, além do castelo já mencionado, destaca-se a elegante Igreja de Nossa Senhora do Cardal, e ol Museu Municipal Marquês de Pombal.

Pombal
Pombal

Pombal é um excelente ponto de partida ou de passeio para visitar a Serra de Sicó, com as suas grutas e aldeias típicas, onde hoje em dia continuam a fazer queijos e pastéis tradicionais, e se mantém o artesanato tradicional com o que se elaboram tapetes, cestas, cerâmica, etc. Perto do litoral, atravessando a Mata Nacional do Urso, encontrarás praias tranquilas onde poderás praticas numerosos desportos aquáticos.

 

12. Ourém

Ourém é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro, é uma cidade próspera, antiga – tem um castelo – e moderna, com avenidas extensas. Ali repousa o Castelo de Ourém, com data de fundação imprecisa, mas certamente muito antiga porque em 1178 já se falava de um castelo com planta triangular. Este monumento nacional, exemplar no domínio territorial, seria a alma do burgo amuralhado e erguido no alto do morro de Ourém, por sua vez agraciado ainda com um Palácio, uma Igreja Colegiada e Cripta, Fonte Gótica, Pelourinho, ruas estreitas e paredes caiadas. O terramoto de 1755 abateu-se fortemente sobre o velho burgo, arrasando-o quase por completo e as invasões francesas também não deixaram o concelho ileso. Mas o espírito dedicado e as mãos laboriosas dos seus habitantes devolveram-lhe um semblante rejuvenescido.

Vila Medieval de Ourém
Vila Medieval de Ourém

Em 1841 a sede de concelho era transferida para o sopé do morro, que em 1991 recebeu o título de cidade juntamente com a antiga Ourém, passando ambas a constituir o coração do concelho.Hoje Ourém é composto por duas cidades (Ourém e Fátima), três vilas (Caxarias, Freixianda e Vilar dos Prazeres), 18 freguesias e recomenda-se vivamente! Se tiver oportunidade, não deixe também de visitar o Museu de Ourém, o edifício associa-se à história das Aparições de Fátima por ter acolhido os três videntes, Jacinta, Francisco e Lúcia entre 13 e 15 de Agosto de 1917. Essa ocorrência teve como mediador Artur Oliveira Santos, figura da história local que ocupava o cargo de Administrador do Concelho, e por isso interferiu no fenómeno religioso interrogando as crianças e alojando-as em sua casa.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here