Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar perto de Leiria

12 fantásticos locais para visitar perto de Leiria

É uma cidade privilegiada e com muito para descobrir nos seus arredores. Estes são os melhores locais para visitar perto de Leiria.

8215
3

5. Nazaré

Típica vila de pescadores, sede de um pequeno município, com casario branco espalhado sobre encostas íngremes, e rodeada de enormes penhascos, a Nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País, que tem conseguido manter muitas das suas tradições. Nos dias de hoje é ainda possível passear pelas ruas da Nazaré, e nomeadamente no seu aprazível paredão junto à praia, e encontrar locais albergando os típicos trajes desta vila, os pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres com sete saiotes, muitas vezes executando as típicas tarefas piscatórias da região: a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal.

Nazaré
Nazaré

Uma praia espectacular localizada na própria vila, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais, ao comércio do mais variado Artesanato regional, à imensa oferta de Restauração e de Alojamento para todos os bolsos, e à conceituada Gastronomia, baseada sobretudo em frescos produtos do Mar.

 

6. Peniche

Nos últimos anos, Peniche tornou-se um destino de férias cada vez mais na moda. Se antigamente o que atraía os turistas até esta localidade eram as Berlengas e o Forte de São João Baptista, com o despontar da moda do surf, foram também as praias de Peniche a trazer cada vez mais gente, portugueses e estrangeiros, em busca das emoções fortes proporcionadas pelas ondas do mar. Mas Peniche não é apenas mar.

amigos de peniche
Peniche

A cidade tem muito para oferecer, desde monumentos a museus e passando pela sua gastronomia, sejam os pratos à base de peixe ou os seus doces típicos. Visitar Peniche é também conhecer a história de Portugal já que nesta localidade ocorreram vários episódios marcantes, como o desembarque das tropas inglesas que vieram auxiliar Portugal contra os invasores franceses ou a prisão de activistas contra a ditadura.

 

7. Tomar

Tomar é a Cidade Templária. Mas antes de o ser, o vale do rio Nabão, pelo seu clima, solos férteis e água abundante foram essenciais para a fixação humana desde o Neolítico. Sellium se chamou no período romano, prosperando como Nabância pelos Visigóticos e Islâmicos. A 1 de Março de 1160 D. Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo em Portugal, inicia a construção do majestoso Castelo e imponente Charola Templária. Numa matriz medieval e geométrica, os planos arquitectónicos de Tomar, vão seguir a estrutura de Jerusalém no ocidente.

Tomar
Festa dos Tabuleiros – Tomar

São os Templários assim responsáveis pela edificação e crescimento de Tomar, obedecendo a essa matriz desenvolvem em cruz a estrutura da cidade, com os seus quatro conventos a marcar os quatro pontos cardeais, centralizados na principal praça de Tomar. A Ordem de Cristo, sucessora e herdeira da Ordem Templária, vai dirigir e influenciar os desígnios de Portugal com os Descobrimentos, mantendo Tomar como sede espiritual do grande Império.

 

8. São Martinho do Porto

A vila de S. Martinho do Porto, sede de Freguesia do Concelho de Alcobaça é a mais famosa e importante estância balnear do concelho. A sua lindíssima baía, de características únicas no país e na Europa em forma de concha perfeita, conferem-lhe propriedades únicas para utilização balnear e prática de desportos náuticos.

Praia de São Martinho do Porto
Praia de São Martinho do Porto

A vila de S. Martinho do Porto desenvolve-se em anfiteatro desde a Capela de Sto. António até ao Cais e à praia, seguindo pela Avenida marginal até às dunas de Salir. Em toda a zona é ainda possível observar espécies de aves pouco comuns como andorinhão real, melro azul, peneireiro, rabirruivo, várias espécies de gaivotas, corvo, entre outras.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here