Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar perto de Guimarães

12 fantásticos locais para visitar perto de Guimarães

Nos arredores de Guimarães há um pouco de tudo para visitar: monumentos, natureza, praias, cidades históricas e aldeias encantadoras.

7782
0

5. Lamego

A predominância da influência da Igreja ao longo de muitos séculos, que a extinção das Ordens Religiosas em 1834 viria a restringir, dotou Lamego de numerosos templos que revelam a influência clássica do tempo da sua construção nos sécs. XVI e XVII. Histórias contadas nos azulejos que revestem as paredes, pintura sacra e belas decorações em talha de ouro acrescentadas na época barroca são motivos para entrar quando passar por elas.

Santuário Nossa Senhora dos Remédios
Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Especial relevo para a Igreja do Convento de Santa Cruz, com vista para a cidade, e para o sumptuoso e monumental santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios, que no alto dos seus 600 metros responde ao apelo dos crentes aflitos, concedendo remédio para os seus males.

 

6. Estorãos

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

Ponte de Lima
Estorãos

A paisagem é magnífica. O recorte azulado e sombrio da serra contrasta com o verde dos campos e as cores outonais das vinhas e searas criando verdadeiros jardins que pedem muitos passeios e descobertas rústicas.

 

7. Rio Poio

Trata-se de um dos rios mais desconhecidos de Portugal e, talvez, um dos mais belos. Em Ribeira de Pena, Trás-os-Montes, o rio Poio deslumbra quem o visita pela pureza das suas águas e pelo seu percurso repleto de rochas gigantes que proporcionam vários locais com cascatas e lagoas onde é possível refrescar-se nos dias de Verão. Até há pouco tempo, o Rio Poio era apenas conhecido pelos habitantes das redondezas, especialmente na aldeia de Cerva. No entanto, nos últimos anos, tem dado cada vez mais que falar e atrai cada vez mais curiosos.

Rio Poio
Rio Poio (Rui Videira)

Pois é. O Poio arrasa. É um verdadeiro rio de montanha, de águas translúcidas – embora este ano o leito esteja em muitos sítios forrado de cinzas dos incêndios. E, qual cereja no topo do bolo, está pejado de cascatas, lagoas e marmitas gigantes, tudo enquadrado por escarpas imponentes, que nos remetem para a nossa pequenez. Enquanto corre em altitude, podemos chegar à sua beira na ponte de Alvadia, uma aldeia a 16 quilómetros de Ribeira de Pena, onde existe uma zona balnear muito concorrida, com bastantes lugares para estacionar nas imediações.

 

8. Montalegre

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta região oferece deslumbrantes paisagens, em que a Natureza ainda conserva todo o seu encanto. A vila de Montalegre é dominada pelo castelo construído no séc. XIII sobre restos de uma fortificação mais antiga, o que demonstra a importância deste local como ponto estratégico de defesa do território.

trás-os-montes
Montalegre – Fernando Ribeiro

Nas redondezas, junto à típica aldeia comunitária de Pitões das Júnias, o pequeno e curioso Mosteiro de Santa Maria das Júnias, hoje em ruínas pertenceu à Ordem de Cister (sécs. XIII-XIV). Sob o ponto de vista gastronómico, Montalegre é famosa pela produção de enchidos e presunto, sendo a Feira do Fumeiro que se realiza anualmente em Janeiro, a oportunidade ideal para adquirir estas iguarias.

1
2
3
Artigo anterior12 fantásticos locais para visitar perto de Aveiro
Próximo artigoOs 12 melhores locais para visitar em Barcelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here