Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar perto de Coimbra

12 fantásticos locais para visitar perto de Coimbra

Praias, jardins, aldeias e monumentos... há muito para descobrir e para visitar nos arredores de Coimbra, a apenas 1 ou 2 horas de carro.

21467
6

9. Gondramaz

A Aldeia do Xisto de Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta Aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos.

Gondramaz
Gondramaz

Dentro das suas ruas a voz das pessoas torna-se mais nítida e convidativa. São pessoas que partilham a comunhão e a versatilidade de uma nova opção de vida cheia de “garra” e de sonho. Esta aldeia foi alvo de uma requalificação que lhe devolveu todo o encanto e a tornou numa das mais belas aldeias do xisto.

 

10. Pombal

A localidade de Pombal, dominada pelo castelo de Pombal, encontra-se situada a 25 quilómetros a noroeste de Leiria, Portugal. Esta localidade, localizada aos pés do castelo templário, guarda a memória de Marquês de Pombal, que tinha aqui a propriedade onde passou os seus últimos dias de vida. No local, além do castelo já mencionado, destaca-se a elegante Igreja de Nossa Senhora do Cardal, e ol Museu Municipal Marquês de Pombal.

Pombal
Pombal

Pombal é um excelente ponto de partida ou de passeio para visitar a Serra de Sicó, com as suas grutas e aldeias típicas, onde hoje em dia continuam a fazer queijos e pastéis tradicionais, e se mantem o artesanato tradicional com o que se elaboram tapetes, cestas, cerâmica, etc. Perto do litoral, atravessando a Mata Nacional do Urso, encontrarás praias tranquilas onde poderás praticas numerosos desportos aquáticos.

 

11. Lousã

Situada bem no centro de Portugal, a vila da Lousã, sede de concelho, provavelmente teve origem ainda nos tempos de ocupação muçulmana. Reza a lenda que um emir, ou um rei, teria mandado aqui erguer o castelo para proteger a sua filha. O nome deste emir seria Arunce, e em sua homenagem tanto a povoação quanto o castelo tiveram o nome de Arouce. Inúmeros são os vestígios datados da ocupação romana, presentes por todo o concelho, existindo mesmo fortes probabilidades de, no Vale do Ceira, ter existido explorações de ouro. O concelho da Lousã caracteriza-se pelos seus monumentos, história, belezas paisagísticas e, sobretudo, a montanha, para além da proximidade com outros importantes centros turísticos da região.

locais para visitar na Serra da Lousã
Castelo da Lousã

Na vila da Lousã, a planície funde-se com a montanha, e muitos são os locais de interesse, como as magníficas casas do século XVIII que se espalham pela Vila, como o elegante Palácio dos Salazares, ou a Casa da Viscondessa de Espinhal, a Casa dos Magalhães Mexias ou a Casa da Rua Nova, entre tantas outras.
Igualmente dignas de registo são a Igreja Matriz e a Misericórdia, bem como o conjunto de ermidas que formam o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Nos arredores, vale a pena conhecer as “Aldeias De Xisto“, como Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal e as tradicionais aldeias serranas, tais como Catarredor, Vaqueirinho e Franco.

 

12. Cerdeira

A Cerdeira é um local mágico. Logo à entrada, uma pequena ponte convida-nos a conhecer um punhado de casas que espreitam por entre a folhagem. Parece que atravessamos um portal para um mundo fantástico. Tudo parece perfeito neste cenário profundamente romântico. O chão de ardósia guia-nos por um caminho até uma fonte no meio de uma frondosa vegetação.

Cerdeira
Cerdeira

Entre encostas declivosas rasgadas por linhas de água que se precipitam lá do cimo, a Cerdeira aninha-se, na mais bucólica envolvente. Esta é uma aldeia que a arte e a criatividade ajudaram a refundar. Aliás, em certos momentos do ano, esta aldeia é animada por encontros temáticos que juntam arte e botânica.

6 COMENTÁRIOS

  1. Faltou Batalha, Leiria, Porto de Mós tudo perto de Coimbra.

    A região de Coimbra vai de Aveiro até Leiria. É uma das melhores, senão a melhor, cidades portuguesas.

  2. Bom artigo.
    Coimbra é uma das melhores cidades para se morar e trabalhar em Portugal.
    Esqueçeram de duas cidades turisticas com mosteiro e castelo a uma ou duas horas também na região de Coimbra que são Batalha e Leiria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here