Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar perto de Aveiro

12 fantásticos locais para visitar perto de Aveiro

Nos arredores de Aveiro existe um pouco de tudo para descobrir, desde praias, monumentos, castelos, mosteiros, natureza e pequenas aldeias.

16359
0

5. Águeda

Águeda, promovida a cidade desde 1985, insere-se no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga, contabiliza nos dias de hoje sensivelmente 14 504 habitantes residentes. É do nome Ágata, atribuído ao rio aqui situado, que a origem do nome Águeda vem. No que concerne a origem histórica, é na Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga que se podem encontrar vestígios de presença Romana, o que faz alguns prever que a via romana que ligava Aeminium (Coimbra) a Cale (Gaia) passasse por Águeda. Já os árabes são mencionados num documento que data de 1050, sendo estes associados a nomes de vilas situadas na área actual do concelho de Águeda, a qual deve a sua fundação aos celtas, Túrdulos e Gregos remontando ao ano de 370 Ac. Águeda era ponto de apoio dos caminhos de Santiago.

coimbra
Águeda – Pedro Nascimento

Na sua albergaria ter-se-á recolhido em 1325 a Rainha Santa Isabel, quando se dirigia em peregrinação para Santiago de Compostela. No dia 8 de Julho de 1985, a vila de Águeda é elevada à categoria de cidade. Foi no entanto 150 antes, que começou a ter uma vida politica bastante activa, aquando da altura em ascendeu a concelho, muito devido à sua capital importância politico-militar da resistência à 2ª invasão francesa, devido à capacidade de socorrer, no seu hospital militar, os feridos provenientes das batalhas. As festas e romarias religiosas são presença assídua nesta por serem considerados momentos de reconciliação e reencontro entre as pessoas.

 

6. Figueira da Foz

A Figueira da Foz, assim chamada por se situar na foz do Rio Mondego, é uma das principais estâncias de veraneio da região centro. Cosmopolita e cheia de vida, ganhou importância desde finais do séc. XIX em que “ir a banhos à Figueira” era um hábito entre a aristocracia do Centro de Portugal. A Figueira da Foz possui uma vasta oferta hoteleira, um casino fundado em 1900 e uma excelente praia que possui um enorme areal e oferece as condições ideais para a prática de desportos naúticos, tendo aqui lugar provas dos campeonatos de vela e de motonáutica.

Figueira da Foz
Figueira da Foz

Nas redondezas, vale a pena subir a Serra da Boa Viagem e apreciar o panorama a partir do Miradouro da Vela, podendo apreciar a cidade e as Salinas do Mondego, e em dias de boa visibilidade pode-se vislumbrar a orla marítima até às Ilhas Berlengas. Mas Figueira da Foz sempre foi, e continua a ser, conhecida e famosa pelas suas praias de elevada qualidade, muito adequadas para férias em família.

 

7. Porto

Também conhecida como a Cidade Invicta, o Porto é sem dúvida umas das cidades mais encantadoras de Portugal. Com uma história muito rica, foi a cidade que deu o nome ao país e é conhecida mundialmente pelo seu vinho (que, na realidade, é produzido no Douro e armazenado em Gaia), pelas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, pelo centro histórico, e por ter várias zonas e monumentos da cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO.

porto
Porto (Mike Deensel)

O Porto sofreu nas últimas duas décadas várias transformações e é hoje uma cidade moderna, cosmopolita e que adora receber turistas. Não é por acaso que se tornou numa cidade na moda em toda a Europa e, desde então, são milhões de visitantes que todos os meses acodem a esta que é a cidade capital do Norte de Portugal.

 

8. Santa Maria da Feira

No centro de uma região que nos sécs. XI-XII era conhecida como “Terras de Santa Maria” e elo de ligação entre o Norte e Coimbra, Santa Maria da Feira deve o seu nome a uma feira que na época se realizava nestes terrenos. A cidade tem como ex-libris o seu castelo, construído no séc. XV com um traçado pouco habitual nos castelos portugueses, parecendo ter saído de um conto de Fadas. Santa Maria da Feira é actualmente uma cidade dotada de excelentes infraestruturas como o Europarque – um moderno centro de congressos com variado programa de eventos culturais – e o Visionarium – museu de ciência interactivo.

santa maria da feira
Castelo de Santa Maria da Feira

Merece também especial destaque o Museu do Papel. Do calendário de eventos tradicionais, a Festa das Fogaceiras é sem dúvida o mais importante. Realiza-se anualmente a 20 de Janeiro e o seu ponto alto é o cortejo das fogaceiras, como são denominadas as raparigas que transportam à cabeça as «fogaças» (espécie de pão doce).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here