Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar perto de Aveiro

12 fantásticos locais para visitar perto de Aveiro

Nos arredores de Aveiro existe um pouco de tudo para descobrir, desde praias, monumentos, castelos, mosteiros, natureza e pequenas aldeias.

16404
0
aveiro
Passadiços do Paiva

Não é por acaso que Aveiro é considerada como sendo uma das melhores cidades para viver em Portugal. Jovem, moderna e dinâmica, Aveiro proporciona uma qualidade de vida invejável. Além disso, nos arredores de Aveiro, existem inúmeras atracções turísticas e pontos de interesse dignos de uma visita curta (ou demorada, dependendo do seu tempo e interesse). Há um pouco de tudo para visitar perto de Aveiro: praias, monumentos, pequenas aldeias repletas de história, mosteiros, castelos e até cascatas e natureza deslumbrante. Além disso, localiza-se bem próximo de um dos principais destinos turísticos do país, a cidade do Porto. Estes são os melhores locais para visitar nos arredores de Aveiro.

 

1. Costa Nova

A paisagem colorida da marginal da praia da Costa Nova, no município de Ílhavo, bem perto da animada cidade de Aveiro, é bem conhecida em todo o mundo. Aqui, implantados entre a ria e o mar, encontram-se pequenos palheiros às riscas encarnadas, azuis e verdes. Outrora usados como armazéns de alfaias da pesca, hoje em dia acolhem várias famílias durante a época balnear. Mas a Costa Nova nem sempre foi assim. Até aos finais do século XIX, este era um lugar totalmente desabitado e só após a fixação da Barra do Porto de Aveiro é que os pescadores de Ílhavo aqui se instalaram. Nessa altura, e por motivos meramente práticos, começaram a construir os seus palheiros para guardar redes e outros materiais de pesca.

Costa Nova
Costa Nova

Foi só mais tarde, com a mudança das famílias dos pescadores para esta zona, que os palheiros ganharam uma nova vida com as suas fachadas pintadas com coloridas riscas e os seus interiores remodelados com as divisões necessárias. Ao longo dos séculos, os palheiros foram passando de geração em geração, criando um ambiente único nas “casinhas às riscas” onde parece que o tempo nada mudou. Hoje em dia, a marginal da Costa Nova é o lugar perfeito para um agradável passeio. A vista com a ria refrescante de um lado e as fachadas coloridas do outro torna este um lugar irrepetível na paisagem portuguesa.

 

2. Viseu

A belíssima cidade de Viseu localiza-se no Centro de Portugal e, ao longo dos séculos, desempenhou sempre um papel preponderante na história do país. A região de Viseu foi o centro da resistência dos lusitanos contra os invasores romanos e, testemunho disso mesmo, é a figura do lendário guerreiro Viriato, herói da resistência lusitana. Um dos principais locais a visitar em Viseu, a Cava de Viriato, está precisamente associado à figura e lenda do chefe dos lusitanos. Mas Viseu tem muito mais para ver e visitar.

Viseu
Viseu

A cidade está repleta de igrejas, museus, monumentos e parques que merecem a sua visita. Além disso, possui um centro histórico muito bem conservado, do qual o Rossio é um dos seus principais pontos de interesse. Perto de Viseu tem ainda muitos locais dignos de uma visita, nomeadamente algumas das mais belas aldeias históricas de Portugal. A cidade dispõe de boas acessibilidades, uma excelente gastronomia e uma oferta cultural abundante, o que a tornam ainda mais atractiva.

 

3. Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva são, muito provavelmente, os mais conhecidos no país. Pelo seu arrojo arquitectónico, tamanho, localização, entre muitos outros factores que o colocam como um destino de passagem obrigatória para quem pretende conhecer os passadiços em Portugal. Esta obra-prima situa-se no interior do Arouca Geopark, na margem esquerda do Rio Paiva, concelho de Arouca, em Aveiro. Quando se fizer à estrada para vir cá ter, já sabe: Aveiro é a sua principal referência, pela A1, e Arouca será o foco seguinte. Depois, deixa o GPS tratar do resto.

Passadiços
Passadiços do Paiva

Aqui chegado, terás à tua disposição os Passadiços do Paiva. Oito quilómetros de passadiço com paisagens lindíssimas: descidas de águas bravas, cristais de quartzo ou até espécies em vias de extinção na Europa. O percurso atravessa duas praias fluviais — Areinho e Espiunca — havendo ainda, entre estas duas, a praia do Vau. Um autêntico paraíso! O passeio pelos Passadiços do Paiva dura sensivelmente duas horas e meia. O nível de dificuldade é alto, mas a experiência é superior aos períodos complicados — leia-se, cansaço — que terá durante o percurso.

 

4. Coimbra

Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal. Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Encontrar os melhores locais para visitar em Coimbra não é tarefa fácil.

Coimbra
Coimbra

Banhada pelo Rio Mondego, continua a ser o mais importante pólo comercial, cultural e intelectual do centro do país, muito graças aos cerca de 30.000 estudantes que anualmente fazem da cidade a sua casa. Culturalmente é riquíssima, o que dificulta a escolha dos melhores locais para visitar na cidade dos estudantes. Como diz o fado, “Coimbra é uma lição … de sonho e tradição … o lente é uma canção … a lua a faculdade”!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here