Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar no Pinhão (Douro)

12 fantásticos locais para visitar no Pinhão (Douro)

No concelho de Alijó, por entre quintas e solares e na mais antiga região demarcada do mundo, descubra Pinhão, a jóia do Douro Vinhateiro.

59702
3

10. Quinta Nova Luxury Winery House

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é um local de extrema beleza, no coração do Douro, e propriedade da família Amorim desde 1999. A ligação da família ao vinho vem de longe, através da sua ligação às casas exportadoras de Vila Nova de Gaia, por via do negócio da cortiça, mas nessa data esta ligação resultou na concretização de um sonho e o projecto está hoje nas mãos da 4ª geração da família.

Quinta Nova Luxury Winery House

Com uma história superior a 250 anos, a quinta exibe uma traça conservada e o edifício original da adega de 1764, após intervenções a cargo do Arquitecto Arnaldo Barbosa. Mas a quinta é muito anterior a 1764 e história confirma-a como uma grande terra pertencente à Casa Real Portuguesa, tendo sido identificado o seu primeiro proprietário em 1725. A adega vinificava mais de 3.500 pipas de vinho, de parcelas e quintas vizinhas, tendo sido logo «integrada na primeira demarcação da região». Os locais históricos que ainda hoje estão preservados dão a perceber todo este peso histórico.

 

11. Quinta das Carvalhas

A Quinta das Carvalhas é uma propriedade de grande beleza e espectacularidade, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do Rio Douro no Pinhão, que se estende pelas encostas da margem direita do afluente Rio Torto. As mais antigas referências escritas sobre a Quinta remontam a 1759, estando as suas magníficas Vinhas Velhas, de plantação pós-filoxerica, a atingir a respeitável idade de um século.

Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas

Esta magnifica propriedade atinge os 600 hectares de superfície, que integram 120 hectares de vinha intercalados por belíssimas florestas, matos mediterrânicos e olivais centenários. A sua privilegiada localização proporciona deslumbrantes vistas da região, dispondo ainda de uma estrada privada panorâmica com acesso ao cume da montanha onde se localiza a famosa Casa Redonda.

 

12. Favaios

Conhecida pelo seu vinho moscatel, a aldeia de Favaios reserva-lhe algumas surpresas! Situada no concelho de Alijó, integra-se no Douro vinhateiro que é património da humanidade. Implantada num dos mais belos planaltos da região, chegado a esta aldeia, pare, escute, olhe e prepare-se para uma viagem dos sentidos! É que além da deslumbrante paisagem, das marcas arqueológicas, das casas brasonadas e dos monumentos religiosos, Favaios oferece gastronomia de fazer crescer água na boca!

Favaios

Percorrendo o vasto património a explorar numa visita por Favaios, começamos pelas muralhas do “Castelo dos Mouros”, prosseguimos com uma visita à Igreja Matriz de São Domingos, com a torre sineira mais alta do concelho, à Capela de Santa Bárbara, Capela de São Paio do século XVI, Capela de Santo António e, por fim, à Quinta de São Jorge, onde se encontra uma estela funerária romana. De outras épocas pode visitar equipamentos como a Fonte Manuelina, o Castro do Vilarelho e três Marcos Pombalinos. No centro da povoação destacam-se dois magníficos edifícios: o Solar dos Sepúlvedas e a Casa dos Távoras, antigas casas nobres. Não se admire se vislumbrar, durante o passeio, outros casarios opulentos.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here