Início Viagens 12 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida

12 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida

É um dos santuários naturais mais bonitos de Portugal e está repleto de sítios para descobrir. 12 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida.

233589
5

10. Praia da Ribeira do Cavalo

Localizada a pouco mais de uma milha a poente da Baía de Sesimbra, a Praia do Ribeiro do Cavalo conserva uma beleza única, razão pela qual é considerada é uma das mais belas praias da costa da Arrábida. As suas águas, ricas em flora e fauna marinhas, fazem a delícia dos apreciadores do mergulho, sendo frequente observar diversos peixes, crustáceos e moluscos.

locais para visitar na Serra da Arrábida
Praia da Ribeira do Cavalo

É facilmente acessível por barco, devido à proximidade com o porto de abrigo. Mais difícil é chegar lá a pé, na medida em que se tem de caminhar pela serra abaixo durante cerca de 20 minutos, a partir do início da descida, através de um trilho sinuoso e com alguma inclinação, o que exige alguma preparação física. O tempo de subida pode chegar aos 30 minutos.

 

11. Gruta da Lapa de Santa Margarida

Situada no sopé da Serra da Arrábida, junto ao mar, aonde se chega por barco ou por terra por um caminho construído ali por um ermitão, descendo-se cerca de 200 degraus de pedra até ao local, a gruta da Lapa de Stª Margarida é um lugar invulgar muito visitado ainda hoje,  onde se encontra uma capela em estado degradado construída ali no século XVII.  Nela existiam 3 imagens (de Nª Srª da Conceição, Stº António e Stª Margarida) nos nichos que se vêm na figura acima mas que desapareceram com o tempo, estando uma delas guardada no Convento da Arrábida.

locais para visitar na Serra da Arrábida
Gruta da Lapa de Santa Margarida

Neste lugar faziam-se muitas peregrinações nos séculos passados, principalmente os sírios dos Pescadores vindos nos seus barcos engalanados de todo o lado, e o ambiente tornava-se festivo mas de  autêntico Recolhimento Espiritual, onde as pessoas  oravam e cantavam unidas pelo mesmo sentimento de fé  independentemente de sua convicção pessoal.

 

12. Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

As suas origens remontam, pelo menos, ao século XIV, a um documento da chancelaria de D. Pedro I, datado de 1366, que refere os caminhos de peregrinação a Santa Maria do Cabo. No entanto, de acordo com a tradição oral, a descoberta, no promontório, da imagem de Nossa Senhora por dois velhos da Caparica e de Alcabideche, que, em sonhos semelhantes, teriam sido avisados pelos Céu, terá ocorrido, somente, no ano de 1410. O século XV marca, pois, um amplo desenvolvimento do Santuário. Neste período é erguida a Ermida da Memória, bem como a primitiva Igreja.

Santuário da Nossa Senhora do Cabo
Santuário da Nossa Senhora do Cabo

Com as invasões napoleónicas, o culto entre em progressivo declínio, travado, contudo, por diversas obras de recuperação realizadas ao longo das últimas décadas. Actualmente, o culto no Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel encontra-se vivo, nomeadamente através das celebrações dos círios de Azoia, Palmela e Sesimbra, cujas festividades se realizam nos meses de Março e Abril e Agosto e Setembro, respectivamente.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here