Início Viagens 16 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida

16 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida

É um dos santuários naturais mais bonitos de Portugal e está repleto de sítios para descobrir. 16 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida.

5

5. Praia de Galapos

Envolta pela luxuriante vegetação mediterrânica da Arrábida, a praia é uma estreita faixa de areia banhada por um mar calmo, azul e transparente.

locais para visitar na Serra da Arrábida
Praia de Galapos

Uma faixa de areia dourada ou muito branca, entre a Arrábida e um mar magnífico, azul e calmo, um paraíso

 

6. Castelo de Palmela

O Castelo de Palmela está situado na Vila de Palmela, no Distrito de Setúbal. O castelo é visível da foz do rio Sado. Este castelo está situada na conhecida Costa Azul, no Parque Natural da Serra da Arrábida.

locais para visitar na Serra da Arrábida
Castelo de Palmela

Nos dias mais limpos é possível ver através da sua torre de menagem, a capital de Portugal, Lisboa. Este castelo situa-se a 240 metros acima do nível do mar, apresentado uma planta poligonal de forma irregular, com vários torreões em quadrado ou circulares.

 

7. Castelo de Sesimbra

É o último dos Castelos portugueses sobre o mar a manter a traça medieval. Apresenta planta irregular, ocupando todo o topo da encosta. O lado nascente é composto pela alcáçova com a torre de menagem e os torreões, enquanto que o restante perímetro comporta a cerca vilã, protegida nas portas por torreões e no seu extremo poente por uma torre.

locais para visitar na Serra da Arrábida
Castelo de Sesimbra

No século X foi reforçado pelo emirato omíeda e definitivamente reconquistado antes de 1199 por colonos francos. Até ao século XVI acolheu a vila de Sesimbra, entrando depois em ruína, só travada pelo restauro realizado entre 1936 e 1941.

 

8. Azeitão

Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a zona de Azeitão, compreende diversas povoações características, de que se salientam as de Vila Fresca e de Vila Nogueira, que adoptaram os nomes das quintas à volta das quais se desenvolveram. Vila Fresca de Azeitão cresceu em redor da Quinta Fresca, onde no séc. XV o Rei D. João I fundou um palácio, que mais tarde se passou a denominar de Palácio da Quinta da Bacalhoa, devido à alcunha dada a uma das suas proprietárias, tendo esse nome permanecido até aos dias de hoje.

Azeitão
Azeitão

Vila Nogueira de Azeitão, por sua vez, formou-se em redor da Quinta da Nogueira, propriedade de D. Constança, esposa do rei D. Pedro (séc. XIV). A povoação desenvolveu-se e foi elevada à categoria de vila e sede de concelho em 1786, categoria que perdeu em 1855. Nesta região aprazível e de grande beleza natural fixaram residência de verão diversas famílias nobres que aqui fundaram Quintas e palacetes dignos de nota como a Quinta das Torres (hoje transformada em Estalagem) e o Palácio dos Duques de Aveiro, edificado em estilo renascença puro. Uma visita a Azeitão deverá ser também a oportunidade para degustar os excelentes produtos da região como os queijos, as famosas tortas e os vinhos, em que se destacam os vinhos de mesa da casta Piriquita e o Moscatel de Setúbal.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here